fbpx
convite-de-casamento-floral
Impressos

Como preencher o convite de casamento?

Existem vários modelos de convite de casamento, mas as informações que eles precisam conter acabam seguindo um padrão.

Após noites sem dormir, algumas discussões, diversas listas provisórias, momentos de reflexão e muitos cortes, vocês, finalmente, montam a lista definitiva de convidados! Ufa, até que enfim essa missão acabou! Mas isso não significa que você pode descansar, afinal, é preciso passar para a próxima fase: preencher o convite de casamento.

Muitas noivinhas ficam perdidas nesse universo paralelo e têm dificuldade de escolher o modelo, a caligrafia e o estilo do convite de casamento. Mas sabia que, na Europa Antiga, você nem teria essa opção? Naquela época, os casamentos eram anunciados aos quatro ventos nas ruas pelos pregoeiros. Sim, eles saíam gritando e todos aqueles que ouvissem podiam comparecer ao evento. Doideira, né?

De lá pra cá, muita coisa mudou e a celebração se tornou mais democrática e organizada, claro! Mas, com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades, e é preciso ter muita atenção com alguns detalhes.

Nessa hora, dúvidas como o que escrever no convite de casamento, como enviá-lo e se rola ou não aquela listinha básica de presentes começam a pipocar na mente dos noivos. Mas não se preocupe! Vamos ver todas essas questões!

Quais são as informações que precisam constar em um convite de casamento?

convite de casamento floral moderno

Quando o assunto é preencher o convite de casamento, é comum que o casal fique confuso e bem perdido em relação às formalidades e às informações que precisam constar no documento.

Por isso, antes de dar asas à sua imaginação e sair catando inspirações no Pinterest, não se esqueça que a função básica do convite de casamento é informativa, e ela deve ser cumprida! Por isso, certifique-se de que as seguintes informações terão espaço no convite:

  • Data do casamento.
  • Endereço da cerimônia.
  • Hora da celebração.

Esses dados são essenciais! Você também pode incluir indicações como mapas, dicas a respeito dos trajes e fofurices, como frases, trechos de poemas, músicas ou mesmo passagens da Bíblia.

É obrigatório colocar o nome dos pais?

Antigamente, colocar o nome dos pais no convite de casamento era obrigatório, afinal, eles arcavam com as despesas e, naturalmente, convidavam as pessoas para o evento.

Hoje, os noivos assumiram o protagonismo da celebração e, na maioria dos casos, são financeiramente independentes, e acabam pagando pelo casamento. Assim, essa “obrigação” acabou, mas a tradição permanece e alguns casais fazem questão de colocar o nome dos pais, já que eles têm um papel muito importante em suas vidas – e nada melhor do que compartilhar esse carinho com todos!

Os padrinhos e as madrinhas precisam de um convite diferenciado?

Padrinhos e madrinhas são convidados pra lá de especiais, não é mesmo? Então, nada mais justo do que convidá-los de um jeito mais carinhoso, e que transpareça esse reconhecimento.

Escolher um mimo para esses amigos e entregá-lo junto do convite de casamento é muito gostoso! Com uma dose generosa de criatividade, você demonstrará o quanto se importa com eles.

Preciso contratar um calígrafo?

A letra escrita é carregada de emoção. Esse detalhe é atemporal, lindo e dá aquela sensação de exclusividade, fazendo com que cada convidado se sinta único e especial.

Sem dúvidas, contratar um calígrafo agrega valor (literalmente!) ao convite de casamento. Entretanto, é preciso colocar na conta o prazo e o preço desse profissional. É claro que não é obrigatório, mas se o orçamento permitir, essa é uma excelente forma de demonstrar o carinho que vocês sentem por cada um dos convidados.

Quem entrega os convites de casamento?

Entregar os convites pessoalmente é a melhor opção. Claro que isso pode ser bastante difícil, por isso, você pode pedir ajuda das pessoas mais próximas, como seus pais, avós e padrinhos.

A correria do dia a dia e a distância podem prejudicar o processo de distribuição. Mas isso não é motivo para tornar essa etapa impessoal. Se vocês precisarem enviar os convites de casamento pelo correio, coloquem um bilhetinho dentro do envelope dizendo que adorariam fazer a entrega em mãos, mas que, infelizmente, o tempo ou a distância não permitiram.

Posso anexar o cartãozinho da lista de presentes no convite?

Esta opção é bastante prática, mas não é o jeito mais delicado de apresentar a sua lista de presentes. Você não quer que os convidados abram o convite e pensem que estão sendo convocados para as compras, ao invés da celebração, não é mesmo?

Por mais que existam opções super fofas de papéis e clipes, é melhor evitar o cartãozinho. Ao invés disso, coloque no convite o site ou blog do casal ou as informações do RSVP. Assim, eles receberão as informações de forma mais sutil.

Lembre-se de que o convite de casamento é a primeira impressão que os convidados terão do evento. Portanto, capriche não apenas no estilo, mas também nas informações para preenchê-lo.

Você ficou com alguma dúvida sobre como preencher o convite de casamento? Tem alguma dica para ajudar outras noivinhas? Me conta nos comentários e até a próxima!

GUIA PARA
NOIVAS SEM TEMPO
O “GUIA PARA NOIVAS SEM TEMPO” irá ajudá-la, de um modo muito fácil, a planejar sua festa de casamento durante o horário de trabalho sem perder em produtividade e, o mais importante, sem perder o emprego!
Promoção Salve a Noiva e JPlay