fbpx
aprenda a fazer seu convite de casamento
Impressos

Convite de casamento: aprenda a fazer o seu

O convite de casamento é o primeiro contato dos convidados com tudo o que você planeja para o grande dia. Acerte na criação dessa peça!

O convite de casamento é o primeiro contato do convidado com a sua festa. Portanto, ele precisa ser bem planejado em todos os detalhes para causar boa impressão e dar informações importantes.

As etapas de criação e distribuição do convite geram muitas dúvidas nas noivas. Por isso, responderei às questões mais comuns sobre esse assunto e darei dicas para você acertar no seu no post de hoje.

Vamos lá?

Dúvidas comuns sobre convite de casamento

Com que antecedência convidar?

A antecedência depende da cidade onde a pessoa que será convidada mora. Caso seja a mesma do casamento – que é o mais comum –, você pode entregar o convite com um mês de antecedência.

Pessoas que vêm de fora precisarão de um pouco mais de tempo de preparo. Aqueles que moram em outras cidades do Brasil podem ser convidados faltando três meses e os de fora do país faltando seis meses.

É possível convidar pela internet (WhatsApp, redes sociais ou e-mail)?

A internet não é capaz de transmitir toda a emoção desse momento tão especial. Deixe a informalidade de lado pelo menos dessa vez e procure entregar cópias físicas do seu convite de casamento.

Você pode aproveitar as facilidades da web em outros aspectos do grande dia, como manter contato direto com todos os envolvidos na organização, criar um site exclusivo sobre o evento ou enviar o, cada vez mais popular, Save the Date.

É aceitável convidar apenas um membro de uma família?

Tente superar a ideia de que tudo em um casamento precisa ser uma obrigação! Se você convive apenas com um membro de uma determinada família, não tem problema convidar apenas ele para o dia mais importante da sua vida.

O convite só precisa deixar claro a quem se destina para evitar situações constrangedoras. Nesse caso, o ideal é indicar apenas o nome da pessoa convidada, sem deixar margem para interpretações.

É elegante anexar a lista de presentes?

Essa é uma das inúmeras tradições de casamento que passa por mudanças. Nas regiões Sul e Nordeste, a prática ainda é muito comum e não é encarada como deselegante, diferente do Sudeste.

Para não fazer com que seus convidados se sintam obrigados a comprar presentes, você pode criar um site para o casamento, incluir a lista nele e informar o endereço no convite.

Como fazer quando há um pai biológico e um pai de criação?

Isso depende do relacionamento que o filho em questão tem com seus dois pais. Se um deles é totalmente ausente de sua vida, é possível, sim, deixar o nome dele de fora do convite de casamento.

Uma opção um pouco mais diplomática é inserir os nomes de ambos na peça. Ao contrário do que muita gente pensa, isso não deixa o convite desarmônico! Basta apostar em design adequado para a situação.

Os noivos podem fazer o próprio convite de casamento?

Se um dos dois tem grandes habilidades em design gráfico, criar o próprio convite pode ser mais uma forma de deixar o casamento com a carinha do casal. Está liberado, sim!

Noivos que desejam ter uma festa de casamento mais simples também podem recorrer a ferramentas online para criar seus convites e caprichar na etapa de impressão da peça.

Como fazer um convite de casamento

Calcule a quantidade necessária

Em primeiro lugar, olhe para lista de convidados com um pouco mais de cuidado. Entre essas pessoas, quem são os que dividem a mesma casa e quem precisa de uma peça exclusiva?

Os fornecedores especializados em convite de casamento recomendam que a quantidade produzida corresponda a cerca de 60% do total de pessoas na lista. O ideal é que sobrem entre 10 e 15% das unidades para evitar imprevistos.

Siga o estilo do casamento

É claro que o convite de casamento não precisa ser uma cópia da decoração. Mesmo assim, é interessante que o evento e a papelaria conversem de alguma maneira para que formem uma unidade.

A peça gráfica pode usar a mesma paleta de cores escolhida para o evento ou contar com elementos que deem pistas sobre o que os convidados podem esperar do seu grande dia.

Reúna nas informações básicas

O propósito do convite de casamento é ajudar as pessoas que você deseja que estejam presentes a chegarem nos locais escolhidos para a cerimônia e a festa sem maiores contratempos, concorda?

É preciso informar nomes completos dos noivos, data, horário e endereços. Outras informações comuns são nomes dos pais, contatos para confirmar presença, trajes indicados, site de casamento e lojas com a lista de presentes.

Dê um toque pessoal

É claro que o estilo do casamento, se transportado para o convite, ajuda a dar um toque pessoal para a peça. Mas também é possível incluir pequenos textos que o deixem totalmente com a cara do casal.

Aqui, é comum que os noivos recorram às suas passagens bíblicas favoritas. Entretanto, dá para optar por poesias, trechos de música e, quem sabe, até criar um texto especial para o convite de casamento!

Indique quem são os convidados

Vou lembrar mais uma vez que o convite precisa ser claro sobre o convidado. Se for uma família, pode ser o nome do pai ou da mãe e família; se for um casal, os nomes dos dois ou de um deles + 1; se for uma pessoa, apenas o nome dela.

Convites em estilo clássico devem ser assinados à mão por um calígrafo ou por um dos noivos. Já os diversos estilos alternativos podem ser endereçados com tags pela empresa que confeccionou a peça.

Pense na logística de entrega

Na medida do possível, tente entregar os convites de casamento pessoalmente. Se o tempo for curto para visitar todos os convidados, você pode aproveitar ocasiões como o chá de panela ou pedir ajuda para as famílias.

Pessoas que moram longe podem ser agraciadas com uma visita dos Correios. Nessa situação, é interessante guardar cópias físicas e/ou digitais do convite de casamento caso aconteça algum imprevisto.

Consegui responder todas as suas dúvidas sobre o convite de casamento? Caso tenha restado alguma questão, deixe o seu comentário que eu responderei o mais rápido possível. Até a próxima!

GUIA PARA
NOIVAS SEM TEMPO
O “GUIA PARA NOIVAS SEM TEMPO” irá ajudá-la, de um modo muito fácil, a planejar sua festa de casamento durante o horário de trabalho sem perder em produtividade e, o mais importante, sem perder o emprego!
Promoção Salve a Noiva e JPlay