Impressos

Dicas para imprimir seu convite de casamento em casa

Já demos aqui algumas dicas de como fazer seu convite de casamento em casa, agora vamos mostrar como imprimi-los com qualidade.

A primeira coisa que precisa fazer é ler o manual de sua impressora, para descobrir os tipos de papéis que pode utilizar. Muitas pessoas querem imprimir um save the date estilo foto, só que para isso é necessário comprar papel fotográfico e ver a resolução que a impressora deve estar para que fique perfeito.

No manual da impressora já vem indicado o melhor papel para cada uso. Por exemplo, Colorlok para impressões vivas e nítidas. Nele também encontramos os tipos de gramatura que a impressora suporta, que no caso para papel cartão é de até 200 g/m². Mas pode ser que sua impressora só aceite papéis de até 180 g/m², por isso leia o manual.

 

imprimir-convite-de-casamento-em-casa
Impresso em papel vergê; repare no branco do convite com textura leve.

Tipos de papel

Escolher o papel é uma das decisões mais importantes quando imprimir seus próprios convites do casamento. Ele pode influenciar em toda a aparência do design e determinar a vida de impressão. Um convite cheio de flores pode não ficar bonito num papel reciclado, por exemplo, mas sim em um offset branco ou vergê.

Para convites de casamento, escolha um material durável, com o peso do papel acima de 200 g/m². Os tipos de papéis mais utilizados em convites são o Color Plus (papel colorido e metálicos), Fotográfico, Reciclado ou Kraft, Casca de ovo (branco com textura) e Vergê. Sugerimos ir até a loja e ver pessoalmente o papel e até comprar o mínimo para testar em casa e ver se aprova.

 

Custo e Qualidade

Uma maneira fácil de economizar na impressão é imprimir dois ou três convites ou save the date em cada página. Assim, não tem desperdício de papel. O ideal é não colocar muita ilustração no convite, pois o excesso de tinta pode fazer com que o convite borre e manche, obrigando a refazer o serviço.

Sempre prefira os cartuchos originais; a qualidade e durabilidade é superior.

convite-de-casamento-diy
Este convite parece que foi colado sobre outra folha. Será que é uma impressão em papel fino colado sobre uma cartão?

 

Fique longe de tesoura!

Nunca utilize tesouras para cortar seus convites, o risco de sair tudo irregular e cheio de pontas é grande! Se tem um monte de convites, tente emprestar ou comprar (vale até usada) uma cortadora (refiladora) de papel ou um estilete (X-Acto) para que os cortes fiquem perfeitos.

Vantagens

Uma grande vantagem em imprimir seu próprio convite de casamento e papelaria (topo de bolo, tags para lembrancinhas, menus) é que você tem controle sobre o processo. Ao invés de esperar a loja entregar antes de ver os resultados, na sua casa você vê na hora o projeto, pode corrigir as cores e tamanho de fontes e ilustrações. Lembre-se destes detalhes básicos:

  • Sempre imprima um para ver se gosta.
  • Comece pelo save the date ou tag, que são menos importantes do que os convites e mais fáceis de fazer.
  • Se a primeira e a segunda impressão não ficaram como gostaria, não desista! Tente de novo! Vai dar certo!

2 comentários

Cliquei aqui para postar um comentário

Junte-se ao
Uma vez por semana lhe enviaremos nossa seleção de insights, tendências e tudo o que você precisa saber para que o grande dia seja inesquecível!