fbpx
RSVP negativo. Convite de casamento com cera
Impressos

RSVP negativo: Como confirmar sua NÃO presença num casamento

Recebeu um convite de casamento e não vai? O RSVP é uma consideração aos noivos e ajuda a organização da festa.

Todos nós gostamos de uma boa festa não é? De casamento, então… Mas nem sempre temos condições de comparecer a todos os eventos para os quais somos convidados. Às vezes, já temos outro compromisso na mesma data, estamos sem dinheiro ou não queremos mesmo ir àquele determinado evento.

Seja qual for o motivo e, principalmente, se o convite em questão for para um casamento, ele deve ser respondido, mesmo que negativamente. O RSVP negativo é importante para quem está organizando a festa – e muito!

rsvp para casamento

Festa de casamento é uma ocasião muito séria, que exige preparação detalhada e envolve custos bastante elevados. Fazer a lista de convidados, muitas vezes, é uma das partes mais difíceis para os noivos, afinal, são muitas pessoas a considerar e um orçamento a respeitar. As famílias dos dois lados, geralmente, são grandes, e o rol de amigos da mesma forma – e ainda tem o pessoal do trabalho, vizinhos chegados, enfim, um montão de gente!

Se você foi convidado para um casamento, tenha certeza de que é importante para os noivos e eles desejam participe deste momento feliz. Portanto, ao receber um convite de casamento, não faça pouco caso. Se você não puder ir, responda rapidamente aos noivos, por meio do RSVP negativo. Isso os ajudará a organizar vários aspectos relativos à festa.

Obs: noivas, não vale ficar com raiva e virar a cara para os convidados que não podem ir!!

Organização com antecedência

Os noivos não pedem confirmação simplesmente para saber quem vai ou não à festa, mas porque precisam saber o número exato dos convidados com alguma antecedência para organizar o salão com as quantidades corretas de mesas, cadeiras, pratos.

Imagine só ficarem algumas mesas sobrando no local da festa: passaria uma imagem de que algumas pessoas simplesmente fizeram pouco caso e faltaram à festa.

A questão do buffet também é muito importante e precisa ser prevista com precisão. Contar com um número de pessoas e comparecer uma quantidade inferior implica na sobra de muita comida, além de um gasto aos noivos que poderia ser evitado.

Também é preciso lembrar que você foi convidado em detrimento de outra pessoa que os noivos gostariam que fosse ao casamento, mas que, por razões orçamentárias, não foi convidada. Ou seja, ao responder negativamente a um convite (RSVP negativo), você abre a possibilidade aos noivos de convidarem outra pessoa no seu lugar.

Esses exemplos, somados à expectativa dos noivos com a sua presença, já são motivos mais que suficientes para você informar com antecedência caso não vá ao casamento. Não fique com vergonha de dar um RSVP negativo: isso demonstra educação e consideração com os noivos.

Como dar um RSVP negativo?

Você sabe o que significa RSVP? É a sigla para “Répondez S’il Vous Plaît”, que, em português, quer dizer “Responda, por favor”, ou seja, se estiver indicado no convite, você deve dar uma resposta, seja ela positiva ou negativa. Como muitos se esquecem de confirmar a presença, em alguns convites já vem a indicação de que, se a pessoa não responder, a presença já está considerada como confirmada.

Responder positivamente é muito fácil, não é mesmo? Mas quando é preciso dizer não, o que fazer? Vou dar aqui mais dicas sobre o RSVP negativo:

Responda rapidamente

Se, ao receber o convite, você já souber que não poderá ir ao casamento, não enrole, responda o mais rápido possível para que os noivos considerem sua ausência nos preparativos.

Você pode, primeiramente, ligar e explicar aos noivos que, lamentavelmente, não poderá participar deste momento tão feliz e importante da vida deles, comentando o motivo da sua ausência.

Reza a etiqueta, e também é sinal de educação e consideração, enviar uma resposta por escrito. Faça um bilhete de próprio punho, nada de formulário pronto ou e-mail. Neste cartão, agradeça a consideração e o convite, comente novamente o motivo pelo qual não poderá estar presente, faça votos de felicidade e de que a festa seja um sucesso. Se quiser, comente que gostaria de fazer uma visita posteriormente ou algum encontro para comemorarem.

O tom do bilhete deve ser o mesmo do convite recebido, formalidade pede formalidade, use um papel especial ou um cartão. Mostre que você está na mesma energia que os noivos e também dispensou tempo e dedicação para dar uma resposta à altura do convite.

Se não souber o que escrever, pode até procurar modelos na Internet, mas procure não copiar simplesmente e sim empregar o seu estilo pessoal, assim, sua marca poderá ser percebida na resposta.

modelo de rsvp negativo

Seja simpático

Para amenizar o peso na consciência e tornar o RSVP negativo mais simpático, se quiser, você pode enviar um presentinho juntamente com o cartão. A despesa não terá o mesmo peso no orçamento quanto se você fosse à festa, e os noivos olharão com simpatia sua atitude.

Mas não espere comprar o presente para depois comunicar sua ausência. Se for o caso, avise que não irá e depois envie o presente com o cartão.

Essa é uma atitude simpática, mas se você não tiver tanta intimidade com os noivos ou não tiver condições de comprar um presente, não há necessidade, basta mandar a resposta e um cartão.

Um momento de atenção aos noivos

Dependendo de sua intimidade com os noivos, programe um momento para estar com eles. Seja antes ou depois do casamento, pode ser um almoço ou jantar na sua casa, um tempo que você possa demonstrar que quer participar da alegria deles, mesmo não podendo comparecer ao casamento.

Explique o motivo

Neste caso não basta apenas dizer “não”: é educado explicar o motivo e com a verdade de preferência. Nada de inventar uma desculpa, ok? Se você mentir, os noivos poderão descobrir e, aí sim, ficará muito feio para você.

Os noivos ficarão mais conformados com sua ausência e seu RSVP negativo sabendo que você já tinha outro compromisso igualmente importante na mesma data ou que, simplesmente, está em dificuldade financeira e precisa conter gastos. Não tenha vergonha da verdade.

Se não tiver um motivo justo, simplesmente responda que não poderá ir – apesar de ser educado dar justificativa, você não é obrigado à fazê-lo se não quiser. É melhor do que inventar uma desculpa. Se alguém questionar sua ausência, alegue motivos pessoais.

Mantenha sua decisão

Se sua resposta foi não, nada de mudar de opinião e aparecer na festa de “surpresa”. Se bater arrependimento, azar é seu. Sua presença já não está mais sendo esperada e não estão contando com você – mesmo que ela traga alegria aos noivos, se mais pessoas tiverem a mesma atitude, poderá faltar lugar e até comida.

Viu só como não dá para, simplesmente, faltar ao casamento e que o RSVP negativo não é nenhum “bicho de sete cabeças”? Os tempos são de transparência, e a sinceridade e praticidade tornam as coisas e os relacionamentos muito mais fáceis e simples. Portanto, não tenha vergonha: se precisar negar um convite, faça-o de maneira sincera, simpática e rápida. Você será visto com bons olhos e a amizade não sofrerá nenhum dano.

Depois, é só se mostrar interessado e procurar saber como foi a festa, se deu tudo certo, perguntar pelas fotos, demonstrar que realmente gostaria de ter feito parte, mas que não foi possível. Isso fortalecerá ainda mais o laço de amizade e respeito entre os noivos e você.

Tem algum episódio relacionado ao RSVP negativo para nos contar? Comente aqui e, se gostou dessas dicas, que tal compartilhá-las? Até a próxima. 

GUIA PARA
NOIVAS SEM TEMPO
O “GUIA PARA NOIVAS SEM TEMPO” irá ajudá-la, de um modo muito fácil, a planejar sua festa de casamento durante o horário de trabalho sem perder em produtividade e, o mais importante, sem perder o emprego!
Promoção Salve a Noiva e JPlay