Noivos

Guia de trajes para noivo

Incentive seu amor a fugir do tradicional com as minhas dicas de trajes para noivo

Para mim, as noivas são a grande atração de um casamento e o vestido é o principal símbolo da cerimônia – mas isso não significa que não é preciso dedicar uma atenção especial à escolha de trajes para noivo. Afinal, a data também é deles, e eles devem ajudar a reforçar o brilho da cerimônia nesse momento tão especial, não é mesmo?

Se o casamento tiver dois noivos, então, é ainda mais importante conhecer todos os detalhes sobre os trajes masculinos para que ambos aprendam a coordenar suas roupas e compartilhar a posição de destaque – a não ser que um dos noivos seja um pouco tímido e prefira deixar que o outro apareça mais, é claro.

Já que é um assunto que dá pano para manga, e muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como deve ser os trajes dos noivos nas festas de casamento, no post de hoje eu preparei algumas dicas que vão ajudar lhe ajudar na escolha para o grande dia. Confira.

Noivo e padrinhos sem terno? Pode!

Conheça os principais trajes para noivo

Terno

Sem dúvidas, essa é a opção mais popular entre os noivos! Por unir características como elegância e simplicidade, o terno combina com a maioria das festas de casamento realizadas hoje em dia. Basicamente, o traje é composto por um paletó e uma calça fabricados no mesmo tecido, e, para completar o visual, entram em cena a camisa social, o colete e a gravata.

Em cerimônias diurnas, é possível usar ternos em tons mais claros, como bege e cinza. Já as comemorações noturnas pedem conjuntos em cores mais escuras, como o azul escuro e o preto. Uma flor na lapela completa a produção e dá um toque de romantismo. Como as peças precisam ficar bem ajustadas no corpo, é recomendável que o noivo faça uma visita ao alfaiate, certo? Se o seu foge das compras como ninguém, é bom começar a usar o seu poder de persuasão: tirar as medidas com o profissional responsável pelo traje do noivo é essencial para garantir um caimento perfeito e elegante. Nada mais digno para o grande dia, concorda?

Fraque

De origem inglesa, o fraque é característico por conta do casaco com uma longa cauda bifurcada. Em sua terra natal, ele é bastante utilizado em casamentos realizados no durante o dia; aqui no Brasil, é considerado um traje extremamente formal e, por isso, só costuma aparecer em alguns casamentos no estilo clássico, celebrados durante a noite.

Além do casaco, esse traje é composto por camisa branca, calça, colete, gravata, cinto ou suspensórios (esses dois últimos nunca juntos). Por ser muito formal, normalmente é produzido em tons como cinza e preto.

Mas para não ser 8 ou 80, quem gosta desse modelo e não pretende ter uma festa suntuosa pode considerar o uso do meio-fraque, que é uma adaptação brasileira do conjunto.

Smoking

Outro traje para noivo de origem inglesa, o smoking, geralmente, é confeccionado em tecido acetinado e usado em premiações como o Oscar. Caracteriza-se por uma combinação entre casaco curto, camisa social, calça, gravata borboleta, colete ou faixa (nunca os dois juntos), e fica bem em cores como preto e azul escuro.

Apesar de ser muito adotado em casamentos com uma pegada clássica, o smoking é considerado um traje semiformal. Por conta disso, muitas pessoas questionam seu uso em eventos desse tipo e sugerem sua substituição pelo fraque. De qualquer forma, ele só deve ser usado em cerimônias marcadas para o período da noite.

Foto: Bridal Musings
Noivo com colete e cravat. O paletó é aberto após a cerimônia.

Pense em cada peça individualmente

A popularização dos casamentos que fogem do tradicional – como mini weddings e os enlaces campestres e praianos – abriu um novo leque de possibilidades quando o assunto é trajes para noivo! Atualmente, muitos homens preferem pensar nas peças do vestuário de forma separada para criar uma composição cheia de personalidade. Veja algumas dicas:

Camisa

Até pouco tempo atrás, a camisa branca era considerada uma peça básica nos trajes para noivo e nunca assumia uma posição de destaque. Por sorte, isso mudou! Em um casamento na praia, ela não precisa de mais nada e pode brilhar por conta própria. Já em uma cerimônia em estilo vintage, ela pode ser usada de um jeito estiloso ou ganhar a companhia de suspensórios.

Blazer

O blazer costuma ser feito com materiais mais pesados que o terno, e pode ser considerado ainda mais informal que ele! Portanto, é uma boa pedida para casamentos no campo e mini weddings. Para dar um toque de personalidade à produção, o noivo deve considerar o uso de uma peça estampada (como o xadrez) ou de tecidos rústicos (como o tweed).

Calça

As tendências mais recentes de trajes para noivo apontam que calças bem ajustadas no corpo e tornozelos à mostra ainda continuarão em alta por muito tempo. Então, nada de deixar seu amor subir ao altar com uma peça super larga ou com longas barras acumuladas em cima dos sapatos, hein? Também vale ousar na escolha da cor!

Foto: Bridal Musings

Como deixar os trajes para noivo mais charmosos com acessórios?

Gravatas

A gravata é o acessório que ajuda a dar personalidade até às produções mais tradicionais. Definitivamente, não é à toa que os homens têm tantos tecidos, modelos e cores à disposição! Para um look moderno, seu noivo pode apostar no estilo skinny, mas se ele for ousado, pode até substituí-la pela borboleta ou por um cravat, um tipo de lenço usado ao redor do pescoço. 

Coletes

Como já vimos, o colete é uma peça praticamente indispensável nas composições de trajes de noivo mais tradicionais. Em casamentos com um ar mais descontraído ou realizados em períodos quentes, ele pode dispensar o paletó e se transformar no grande destaque. Só não esqueça de que a peça precisa ser grande o suficiente para cobrir a camisa, ok? A regra aqui é a ousadia, mas mesmo assim é preciso tomar cuidado com a proporção das peças de roupa.

Suspensórios

Sei que os cintos são mais populares e a maioria dos noivos é meio resistente a novidades quando o assunto é casamento. Mas é inegável que os suspensórios são muito mais elegantes! Além disso, eles conseguem manter a produção intacta por várias horas. Na minha opinião, essa é, com certeza, é a melhor pedida para homens que querem curtir a pista de dança sem perder o estilo.

Abotoaduras

Em trajes para noivo mais tradicionais, as abotoaduras são os acessórios usados para transmitir um pouco da própria personalidade. Se você faz questão de ter um mega casamento em estilo clássico e o seu amor é nerd, por exemplo, nada impede que ele suba ao altar com botões com formato de peça de Lego ou da máscara do Darth Vader nos punhos, por exemplo! Aliás, imprimir a personalidade nos detalhes, hoje em dia, é mais do que permitido: é uma tendência.

Lapela

Tão importante quanto o buquê, a flor na lapela dá um toque de romantismo à produção do noivo. O cravo ainda é a opção mais popular, mas nada impede um pouco de ousadia no momento da escolha. Vale usar uma das espécies do arranjo que a noiva carregará ou que terá destaque na decoração do casamento. Mas tome cuidado: algumas flores são extremamente delicadas, e podem murchar em poucas horas. Isso aconteceu no meu casamento, e a sorte foi que minha cerimonialista percebeu em tempo de improvisar com outras flores, portanto, faça a escolha certa levando em consideração a duração da festa.

Sapatos

Não há muitas regras quando o assunto é sapatos. Dos clássicos aos casuais, praticamente todos os modelos são bem-vindos nos casamentos, desde que combinem com a proposta dos trajes para noivo.

Para facilitar a escolha, uma dica que costumo dar é se orientar pela cor predominante nas roupas: peças pretas pedem acessórios pretos; azuis ficam bem com marrom; e as cinzas combinam com ambos.

Para mais inspirações não deixe de seguir nossa pasta noivos no Pinterest!

E então, gostou do meu guia de trajes para noivo? Então, aproveite para compartilhá-lo nas redes sociais e marcar o seu amor – quem sabe ainda não dá tempo de fazer ele mudar de ideia para ficar mais de acordo com a proposta da festa de vocês? Até a próxima!

Junte-se ao
Uma vez por semana lhe enviaremos nossa seleção de insights, tendências e tudo o que você precisa saber para que o grande dia seja inesquecível!