fbpx
Noivo

Por que o noivo não pode ver o vestido de noiva?

Não é de hoje que existe essa crença de que o noivo não pode ver o vestido de noiva antes do casamento, mas de onde será que ela vem?

Superstições são uma coisa séria!

Quem vai, em sã consciência, testar mesmo pra ver se é verdade? Ainda mais quando se trata de casamento, todo cuidado é pouco e todas as simpatias e mandingas que puder fazer pra trazer sorte, a gente faz!

Sabe aquela que diz que o noivo NÃO PODE, DE JEITO NENHUM, ver o vestido da noiva antes do casamento? Pois é, essa é seguida a risca!

Quem nunca ouviu a mãe, avó ou madrinha dizendo que isso dá azar?

Esta tradição é muito antiga, mas continua super viva! Até em novelas e filmes, sempre vemos alguém com essa preocupação.

Mas como será que surgiu essa crença de que noivo não pode ver vestido de noiva? O que pode aconteceu de tão ruim que originou esse pânico? E o que acontece se alguém tentar burlar essa especie de ‘lei’? Será que a noiva escorrega no caminho do altar? Será que alguém grita lá do fundo da igreja e impede o casamento, quando o padre faz aquela famosa pergunta do ” se alguém tem alguma coisa contra esse casamento, fale agora…. “? Ou será que o buffet serve comida estragada e todo mundo vai parar no hospital?

Cruzes!

Vem com a gente descobrir um pouco mais sobre essa tradição (ou melhor, superstição!), que assombra diversos casais há muitas gerações!

Por que o noivo não pode ver o vestido de noiva?

Bastante coisa evoluiu, mas ainda hoje ao redor do mundo as pessoas continuam encontrando diferentes motivos pelos quais o noivo não pode ver o vestido de noiva, até que ela esteja entrando na igreja.

A resposta para o mistério é bastante simples.

Tal qual a maioria dos contos e das histórias clássicas, antigamente os casamentos eram arranjados entre os pais dos jovens, e não passavam de um negócio feito entre duas famílias. Super romântico, só que não. Nada de mensagens de Whatsapp, nada de paquera, nada de match, nudes então, nem pensar!

Bem, feito o acordo de casamento, as famílias marcavam a data do casório sem o jovem casal se conhecer. E sabe por quê? Pra não correr o risco de não gostarem um do outro e desistirem do casamento! O plano era perfeito: não deixar o casal se ver para evitar que um não curtisse muito o outro e tentasse desfazer o negócio.

A solução encontrada você já imagina né! Claro! Alguém teve a brilhante ideia de criar a tal da superstição! Foi só dizer que dava azar o noivo botar os olhos na noiva, antes do casamento, que o problema estava resolvido! Funcionou. Funcionou tanto, que funciona até hoje!

De lá pra cá, claro que já se descobriu a estratégia e desmontou o argumento… Porém, quando essa superstição começou a ser esclarecida, surgiram novos motivos para justificar porquê o noivo não pode ver o vestido de noiva antes do grande dia.

Um dos motivos é o medo de casamento que alguns homens têm. A noiva se produzia toda, ficava pronta para arrasar e deixar todo mundo babando, mas o noivo levava um choque! Sabe quando você vai levando as coisas sem perceber a importância daquilo? Tipo quando você começa a se jogar nos doces para diminuir a ansiedade? Tudo vai muito bem, até que um belo dia “pah!”, se olha no espelho e a ficha cai! Sua cara está cheia de espinhas e com uns 5 kg que não te pertencem!

A história do vestido acontecia mais ou menos desse jeito. A vidinha ia seguindo, super de boa, tudo era amor, corações e sorrisos – até que o bendito do vestido aparecia!

Era como se a realidade chamasse: o boy não poderia mais curtir com os amigos, adeus futebol e bebedeira! Ficava claro que a vida dos dois ia mudar e o desespero batia, fazendo com que o noivo desistisse do casório.

Imagina a confusão. A noiva magoada, o acordo desfeito e um bando de gente fofocando sobre o ocorrido. Menina, que bapho! Por isso, ao invés de achar uma explicação lógica, o povo achou melhor dizer que o noivo não pode ver o vestido de noiva, pois dá azar!

E hoje em dia, dá ou não dá azar?

Se estiver planejando seu casamento e esta dúvida paira sobre sua cabeça, se essa preocupação está tirando o seu sono, pode ficar tranquila! É mentira, lembra, bobinha!

Hoje em dia, o pânico já diminuiu, assim como o número de noivos fujões. E sabe o que costuma acontecer quando os homens veem suas futuras esposas vestidas de noiva? Eles se emocionam!

Esse é um dos motivos para manter essa tradição viva! Esqueça o azar e todas essas bobagens! Sabe de uma coisa? Você vai rir e se emocionar com a cara de babão do seu noivo quando ele te vir com o vestido que você escolheu tão bem!

Essa é, inclusive, uma super tendência nos casórios atuais: registrar esse momento para a eternidade! O olhar dele vai dizer tudo que você precisa. Já pensou que belo quadro para pendurar no quarto e olhar toda vez que você estiver nas bads?! Muito legal!

Existem, também, sessões de fotos chamadas First Look. O encontro dos noivos, em que eles se veem pela primeira vez com os trajes da cerimônia, é registrado, assim como toda a emoção do momento. É uma recordação sem igual!

Muita gente segue algumas tradições sem nem ao menos entender o motivo! A razão pela qual o noivo não pode ver o vestido de noiva não tem nada a ver com dar azar ou não, e vocês podem, sim, optar por isso, mas por um motivo lógico, como preservar o suspense. Bom, não importa a sua crença, o que importa é se sentir feliz, principalmente nesse grande dia.

E você, ainda acredita que o noivo não pode ver o vestido de noiva antes do casório? Conhece algum casal que tenha brigado por esse motivo? Compartilhe com a gente!

GUIA PARA
NOIVAS SEM TEMPO
O “GUIA PARA NOIVAS SEM TEMPO” irá ajudá-la, de um modo muito fácil, a planejar sua festa de casamento durante o horário de trabalho sem perder em produtividade e, o mais importante, sem perder o emprego!
Promoção Salve a Noiva e JPlay