noiva-planejando-seu-casamento
Planejamento

5 Passos para começar a planejar um casamento!

A grande dúvida das novas noivas é: por onde começo a planejar meu casamento? Simples ou luxuoso, os passos a seguir são idênticos e te garanto que é a parte mais legal de tudo que você viverá nos próximos meses.
Os casais realmente amam organizar festas de casamento. Antigamente, isso era tido como coisa de mulher; atualmente é de todo mundo. Cada dia observamos mais homens envolvidos no evento e tomando as rédeas de muitos detalhes. E isso é muito legal,  pois quando a festa é planejada pelo casal, em conjunto, fica mais fácil tomar decisões e controlar os custos do evento.

Os primeiros passos para começar a organizar um casamento é o planejamento. Nesta fase, você ainda não precisará se preocupar com custos, somente com seus sonhos e ideias. Planejar é sonhar! Você identifica o que quer e precisa, e claro, traça as estratégias para conseguir. Esta é a fase onde não existem preocupações. Vamos lá?

1° Passo – Responda as perguntas:

  • Sua festa de casamento será de que tamanho? Será daquelas grandes, tradicionais, em que se convida todos os conhecidos, ou daquelas cerimônias mais íntimas, pequenas, com número bem limitado de pessoas?
  • Será no estilo ao ar livre ou em local fechado?
  • Será em sua cidade (uma de suas cidades de natal ou sua cidade atual) ou destination wedding (praia, Bahamas)?
  • Deseja um casamento moderno, clássico, vintage, boho, espírita, rústico ou com tema ousado?
  • Os convidados estarão de traje social ou casual?
  • Quando será a festa? Na primavera, verão, inverno ou outono?

2° Passo – Explosão de idéias (Brainstorming)

Junte todas as referências possíveis. Tudo que gostar deverá ser salvo, recortado e lido. Mesmo tendo uma cerimonialista, é importante saber como as coisas funcionam, para poder cobrar. Quanto mais informações juntar, mais claras ficarão as coisas em sua mente, o que torna mais fácil o direcionamento dos trabalhos.

No Salve a Noiva você encontra muitas informações, mas você precisará mais que isso. O Instagram é perfeito para buscar inspirações e fornecedores. Além de ter acesso a milhares de fotos, você consegue analisar a frequência e trabalho de cada fornecedor.

Para salvar as imagens a melhor ferramenta é o Pinterest. Nele você salva online todas as fotos e matérias que gostar. Pelo app fica mais fácil mostrar as fotos para sua cerimonialista, sem precisar salvar no celular ou no computador. Se vir algo bacana numa revista, por exemplo, tire foto e salve nele.

https://www.instagram.com/p/BJ9VeCtAlmZ/?taken-by=salveanoiva

3º Passo – Estilo da festa

A definição do estilo do casamento pode dar uma ideia do custo. Um casamento na praia apela para uma vibe mais descontraída, enquanto que um em salão, tradicional, pode exigir um casamento mais clássico e elegante. 

Não se esqueça de que o perfil do casal é muito importante, não é algo que você pode decidir de acordo com a moda, pois existem itens que são fechados meses antes. Qual culinária é a sua preferida? Prefere jantar íntimo ou festa até o amanhecer? Gosta de ambientes requintados ou onde as pessoas fiquem à vontade?

O importante é ter em mente que o tipo de local escolhido irá direcionar boa parte de sua decoração, e isso deverá estar em todos os aspectos de seu casamento, assim como as cores!

4º Passo – Cores

A cor é o fator unificador de todos os elementos da festa, desde os convites até os vestidos das daminhas. Ás vezes, você pode não ter ideia disso, logo no começo. Porém, precisa descobrir primeiro qual cor prefere. Existe uma técnica para saber… se você reparar em todas as fotos que salvou, descobrirá que ali terá uma cor presente. É uma tendência do gosto pessoal, que fica evidente quando você enxerga desta maneira.

É possível escolher até 3 cores para a decoração e depois acrescentar a estas mais duas, um tom neutro e/ou metálico. Existem pessoas que gostam de 3 tons fortes e totalmente diferentes, e mesmo parecendo estranho, um bom decorador consegue fazer tudo ficar bonito.

5º Passo – A parte chata

Depois que enxergar a linha que sua festa seguirá, é natural deduzir que seria necessário somente contratar os fornecedores e deixar tudo agendado. Mas nem sempre. Tudo dependerá do tamanho da festa e do tempo disponível para organizá-lo.

Você pode contratar um cerimonialista (não precisa ser logo no início, mas também não é recomendável contratar este profissional somente para o dia da festa) para dar as opções de fornecedores e fazer tudo se encaixar perfeitamente, sem riscos. Se você for uma pessoa bem organizada, pode fazer você mesma, com a noção das seguintes tarefas:

  • Conhecer todos os itens necessários para uma festa acontecer;
  • Entender como planejar as entregas e as pessoas que trabalharão no dia do evento;
  • Elaborar listas de tarefas de acordo com prazos;
  • Contratar fornecedores; muitos fornecedores;
  • Ler os contratos assinados, para saber o que cada um irá te fornecer no dia e horário estipulados;
  • Tomar decisões, algumas rápidas demais;
  • Ser disciplinada e muito organizada;
  • Saber controlar e administrar seu dinheiro. Quanto mais organizado, maior economias irá fazer!
  • Lidar com decepções e estresse!

https://www.instagram.com/p/BEhigcvlXz1/?taken-by=salveanoiva

Não é difícil organizar uma festa, mas também não é fácil. Você pode ficar um pouco triste, maluca, cansada e achando tudo impossível, mas no final tudo dá certo, independentemente do caminho que seguir.

Quanto antes começar a se preparar e organizar as coisas, mais fácil. Prazos maiores de tempo no planejamento conferem mais tempo também para os pagamentos! Pense nisso!

Junte-se ao
Uma vez por semana lhe enviaremos nossa seleção de insights, tendências e tudo o que você precisa saber para que o grande dia seja inesquecível!