noivinhos em um monte de dinheiro
Planejamento

Casando sem grana: 22 maneiras de ajustar seu orçamento

Você está casando sem grana? Confira as super dicas que preparei para salvar qualquer noiva no vermelho! Garanto que vou te ajudar!

A crise bateu, mesmo, à sua porta e sua conta bancária está mais zerada do que nunca? E, agora, como fazer o casamento dos seus sonhos e sobreviver aos gastos? O post de hoje, eu preparei exatamente para você, que está casando sem grana, mas quer fazer uma festa incrível!

Claro que eu não sou nenhuma fada madrinha, por isso, use sua consciência e transforme o seu casamento em uma opção low cost, mas cheia de amor e diversão com essas dicas. Confira!

1. Convite online

Ao invés da versão impressa, que é super cara, contate um bom profissional e faça um convite versão online. Você não tem ideia do quanto irá economizar com este pequeno detalhe – e vai por mim, a maioria das pessoas não guarda convites de casamento impressos depois da data.

2. Reduza a lista de convidados

Nada de convidar todo mundo. O que importa, mesmo, é que as pessoas que são importantes na história do casal estejam presentes nesse grande dia.

Ideias de decoração para mesa dos convidados simples!

casando sem grana - mesa do bolo de casamento simples

3. Faça a festa e a cerimonia no mesmo lugar

A nova onda, agora, é fazer a cerimonia e a festa no mesmo lugar. Assim, você economiza no gasto do aluguel da igreja – que é bem salgado – e torna as coisas mais práticas, evitando o deslocamento de seus convidados.

4. Contrate combo de serviços

Existem locais que oferecem vários serviços unificados, do tipo salão + buffet, ou decoração + salão, e assim por diante. Geralmente o desconto é maior e as condições de pagamento também.

5. Limite as bebidas alcoólicas

Opte pelas mais acessíveis e não exagere na quantidade. Ninguém precisa encher a cara na sua festa – acredite: isso vai lhe salvar daqueles amigos ou tios que acabam se passando e dando um show no seu grande dia.

6. Espumante só para o bolo

Sabemos da tradição do espumante e o quanto ela é levada à risca nas festas de casamento. Tudo bem, você pode até servir essa bebida maravilhosa, mas só para o brinde, valorizando esse momento!

7. Escolha um horário alternativo

Para quem está casando sem grana, é recomendado considerar um casamento ao meio-dia ou final da tarde. Nestes turnos, o aluguel do local costuma ser mais em conta e o casamento tende a durar menos tempo, diminuindo, também, o consumo.

8. Escolha as melhores épocas e dias

Nem invente de querer casar em maio! O mês das noivas encarece qualquer orçamento. Escolha uma data de menor concorrência, quando a procura pelos salões e fornecedores seja menor. Quem sabe casar no mês em que vocês se conheceram? Fica emocionante e, possivelmente, fará você economizar bastante!

9. Mude o bolo

Você sabia que muitos bolos são, na verdade, maquetes? Essa é uma opção bem mais barata e que tem um ótimo efeito cênico.

Com essa opção, você também não corre o risco de ficar sem bolo por ele desmoronar com o calor! Faça um pequeno e verdadeiro, e deixe-o cortado para os convidados. Uma fatia para cada um já está de bom tamanho, ok?

Técnicas para encontrar um vestido de noiva barato incrível!

vestido de noiva curto simples

10. Escolha um cardápio simplificado

Se você está casando sem grana e quer ter alimentos mais refinados e caros no cardápio, utilize-os em detalhes. Nada de servir camarão à vontade! Para o prato principal, opte por um cardápio mais simplificado e econômico.

11. Economize na forma de servir

Você sabia que a forma de servir um jantar influencia no seu valor? Opção à francesa, por exemplo é uma péssima ideia para quem está casando sem grana, porque esse é um serviço que custa os olhos da cara. A dica é ficar com o tradicional buffet!

12. Esqueça a sobremesa

Se vai ter bolo, para que mais doces? Deixe esta como única opção de sobremesa. Você vai economizar um bom dinheiro e ainda ajudar na dieta dos convidados!

13. Dê preferência às flores da estação

As flores são presença garantida na decoração de qualquer festa de casamento e, realmente, são o que há de mais charmoso. Por isso, quando for escolher as suas, prefira as da estação. Elas estarão mais bonitas e com o preço mais em conta. Nada como unir o útil ao agradável, certo?

14. Misture elementos

Se você está casando sem grana, já sabe que nem mesmo as flores da estação têm preços tão baratinhos assim. Por isso, misture outros elementos junto ao arranjo, que serão mais econômicos e trarão beleza à sua decoração.

15. O menos é mais

O minimalismo pode ser muito chique! Por isso, faça uma decoração mais simples e com menos detalhes. Sim, sua economia será bem considerável!

16. Utilize luz na decoração

Use o poder da iluminação para economizar na decoração. Você sabe que as luzes têm poder e podem transformar qualquer ambiente? Fica a dica de noiva pra noiva!

Descubra o romantismo de ter um casamento simples e barato!

decoração da mesa de convidados simples

17. O “faça você mesmo” é outra alternativa para quem está casando sem grana

Muito utilizado para lembrancinhas, o DIY é uma ideia econômica e que ainda coloca seus talentos à mostra. Coloque a mão na massa e economize ainda mais nos detalhes do seu grande dia.

18. Negocie bem

Antes de assinar qualquer contrato com fornecedor, não deixe de tentar negociar. Quem não arrisca, não petisca! Não subestime a sua lábia e se lembre de que de 10% em 10%, você faz uma excelente economia.

19. Não compre, alugue

Esqueça a ideia de mandar fazer um vestido ou de comprá-lo. A moda, agora, é alugar! E isso vale para o vestido, para o sapato e até os acessórios. Coloque tudo no pacote e você vai ver que não vai gastar nem a metade do valor de um vestido 0 km.

20. Esqueça a banda

Se você está casando sem grana, o negócio, mesmo, é contratar um DJ! Ele fará um mix de músicas – agradando a todos os convidados – e, ainda, cobrará bem menos do que uma banda.

21. Pague os gastos no cartão de crédito

Ao invés de optar por pagamento de boletos, prefira o cartão. Normalmente, com o cartão se ganha pontos ou milhas que poderão ser utilizadas por vocês até mesmo para ajudar a pagar sua lua de mel (mas não se empolgue: não é porque você não vai pagar na hora que a conta não vai chegar depois).

22. Dê preferência aos presentes em dinheiro

Ao invés de pedir presentes para a sua casa, peça para que eles sejam dados em dinheiro pelos convidados. Existem sites específicos para isso e cada um pode auxiliar com o valor que parecer adequado. Você pode até usar o que foi arrecadado para arcar com custos da festa.

Viu só? Se você está casando sem grana, não quer dizer que terá que abrir mão de uma linda festa! Com alguns ajustes, é possível, sim, organizar um evento maravilhoso! Agora, não perca tempo: você tem muito o que planejar!

E então, tem mais alguma dica para quem está casando sem grana? Vamos trocar figurinhas, deixe sua mensagem aqui nos comentários e até a próxima. 

GUIA PARA
NOIVAS SEM TEMPO
O “GUIA PARA NOIVAS SEM TEMPO” irá ajudá-la, de um modo muito fácil, a planejar sua festa de casamento durante o horário de trabalho sem perder em produtividade e, o mais importante, sem perder o emprego!