convidados para casamento
Planejamento

Como fazer uma lista de convidados para casamento?

A lista de convidados para casamento, se não for bem planejada, é dor de cabeça na certa. Confira minhas dicas para saber quem você deve convidar para seu casamento.

Um dos primeiros dilemas quando se inicia a organização de um casamento é a lista de convidados. É um convida daqui, um convida dali e a sua cabeça fica mesmo zonza, não é? Mas, calma, porque montar essa lista não é um bicho de sete cabeças, basta um pouco de bom senso, organização e sangue frio!

E o post de hoje veio para isso: para te ajudar nesta tarefinha e torná-la simples de ser resolvida. Confira!

Lista de convidados: como decidir o número no seu casamento?

Amiga, regra número 1: o número de convidados precisa estar diretamente relacionado ao seu orçamento, sem choro nem vela! Então, esse é um dos principais fatores que você deve observar antes de sair convidando todo mundo!

Observe as capacidades de possíveis locais para a festa, bem como o valor de cada espaço. Considere valores individuais de buffet e/ou coquetel, além de pacotes de bebida. Além disso, fazer uma prévia da lista com o nome daqueles que não podem ficar de fora deste momento também ajuda a dar uma noção comparativa. Mas são aqueles que não podem ficar de fora meeeesmo, tá?

Como fazer uma lista de convidados para casamento?

Pegue um papel e uma caneta, abra um novo documento no seu computador ou utilize um app! Comece pelos familiares mais próximos dos noivos: pais, irmãos, tios, primos, etc.

Em seguida, faça a lista dos amigos seguindo a mesma lógica. Depois de definido o número máximo de convidados, analise sua lista por prioridades – aqueles que foram colocados primeiro são os que são indispensáveis. Não adianta, você não precisa (nem deve!) convidar todos que estão a sua volta. Precisa selecionar aqueles com quem tem afinidade e que exerçam algum papel na história do casal, ok, girl?

Lembre-se: você tem um orçamento para cumprir e uma lotação máxima para garantir o conforto de seus convidados, então, sem exageros.

Como diminuir a lista de convidados?

Você fez a sua lista com carinho, mas viu que o número de convidados ficou acima do previsto? Calma, para tudo há solução!

Comece pelo simples: cortando aqueles que não precisam estar lá!

Eu sei como é, a gente sempre acaba colocando “aquele tio, para não ficar chato”, ou “aquela colega de trabalho, para que ela não se sinta excluída” ou “aqueles primos, porque minha mãe disse que precisa convidar”. Esqueça isso, por favor! Fuja dos protocolos e dessas obrigações sem sentido! Quem deve estar presente no casamento são aqueles que fazem, mesmo, diferença na vida dos noivos!

Como dizer não a quem se convida?

Primeiro: se convidar é a coisa mais mal-educada que existe no planeta, você não acha? Então, não fique preocupada por precisar dizer um não para alguém que agir assim! O erro foi todo da pessoa em querer bancar de espertinha!

Mas, como você é elegante e não vai responder na mesma moeda, a dica é que você seja sincera com essa pessoa. Diga que, infelizmente, teve que optar por um número menor de convidados e não poderá contar com a presença dela. Paciência, ela terá que entender e aceitar!

Como dizer “não” a amigos que querem levar extras?

Você vai ter que ser criteriosa em relação a acompanhantes, pois esse pequeno detalhe pode colocar seu planejamento todo a perder! Determine aquelas pessoas que serão convidadas individualmente e as que vão acompanhando seus cônjuges.

No convite, já seja nominal – explicitando quem realmente está sendo convidado. “Fulana”, Fulana e Fulano” Fulano e esposa”, Fulano e família”, etc.

Se as pessoas não confirmarem presença, pode convidar alguém em cima da hora?

Por favor, não faça isso! Convidar em cima da hora é feio, bem feio! Qualquer um que for convidado próximo à data perceberá que foi considerado como uma segunda opção, e isso é totalmente deselegante.

Convide quem tiver que convidar desde o início e não fique mudando de ideia. Lembre-se, também, de que muitas pessoas acabam não podendo comparecer, então, você pode aumentar um pouquinho sua lista.

Viu, vai dar certo com sua lista de convidados! Com essas dicas, você vai tirar de letra essa tarefa e ainda se divertir demais com aqueles que são, mesmo, especiais para o casal!

Você tem mais alguma dica de como fazer uma lista de convidados para casamento? Ou algum exemplo de saia justa que os noivos passam nessa hora? Compartilhe suas ideias e experiências nos comentários e ajude outras noivinhas em desespero! 

Junte-se ao
Uma vez por semana lhe enviaremos nossa seleção de insights, tendências e tudo o que você precisa saber para que o grande dia seja inesquecível!
GUIA PARA
NOIVAS SEM TEMPO
O “GUIA PARA NOIVAS SEM TEMPO” irá ajudá-la, de um modo muito fácil, a planejar sua festa de casamento durante o horário de trabalho sem perder em produtividade e, o mais importante, sem perder o emprego!