fbpx
noiva estressada
Planejamento

Como ficar organizada durante os preparativos para o casamento?

Planejar um casamento parece algo muito divertido e motivante a ser feito, mas não é em assim. Ser organizada com o preparativos pode ser complicado!

Sabemos que o planejamento do casamento é irresistível no começo dos preparativos (ou sem o namorado imaginar que virará noivo!). Mas para manter a diversão do planejamento (e ajudar a permanecer sã durante este processo), precisa saber que um dos aspectos mais importantes é a organização. Sem ela, o planejamento pode se tornar uma tarefa impossível e estressante.

Com algumas dicas básicas e sinceras, você conseguirá se manter organizada e curtir muito seu dia!

E-mail dos noivos

Mesmo as caixas de entrada mais organizadas podem ficar sobrecarregadas com e-mails promocionais, spam e outras mensagens indesejadas. Acredite! Aparecerão fornecedores que você nem sabia que existiam e nem de onde vieram!

Para facilitar sua vida, crie um endereço de e-mail exclusivo para o casamento (exemplo: seu nome + nome do noivo + casamento@____.com ) para agilizar as comunicações sobre a festa. Não só irá mantê-la organizada, mas também ajudará a gerenciar seu tempo, pois assim pode verificar este e-mail quando quiser, ao invés de ser constantemente incomodada durante o trabalho ou quando simplesmente não quiser pensar no assunto.

Também ajuda no pós-festa, quando os fornecedores continuam enviando promoções. Com um e-mail só para isso, você já corta essas coisinhas chatas.

Não esqueça de compartilhar a senha deste e-mail com o seu futuro marido, para mantê-lo a par das negociações e pra que possa ajudá-la a resolver algumas coisas. Não parece, mas eles podem ajudar muito.

casamento com estilo urbano

Google Drive

Além de ter um endereço de e-mail exclusivo para o casamento, crie planilhas! De tudo! De tarefas, orçamento, lista de convidados, endereços, respostas de convidados e tudo o mais que for necessário.

No Google Drive é melhor ainda, pois facilitará muito sua vida! Isso permitirá que você as acesse de onde estiver, ao invés de ter que procurar no computador para abrir e salvar ou enviar para seu e-mail. O GoogleDocs possui um aplicativo que pode ser facilmente aberto, editado e salvo na maioria dos dispositivos móveis, permitindo que planeje seu evento de qualquer lugar. Pulo do gato né!

Pinterest

Ótima ferramenta para noivas! Supre a necessidade de salvar fotos de festas de casamentos, vestidos de noiva, etc, mesmo sem ter uma data marcada. O Pinterest evita que salve milhares de fotos no computador. Com o app instalado no celular, você acessa de onde estiver e pode compartilhar fotos e pastas com seu cerimonialista.

Outra vantagem, é que você pode criar pastas para cada assunto da festa, assim já salva tudo de forma organizada.

Calendário

Mesmo que tenha um diário do casamento, é importante usar calendários digitais, que usam lembretes e alertas para não esquecer de uma reunião e outras datas importantes. Isso pode ser feito no computador e ser conectado com o celular. O risco de deixar algo trás assim fica bem menor. Noivas são criaturas com muitas coisas em mente ao mesmo tempo! E se esquecer de um detalhe porque lembrou de outro é a coisa mais normal do mundo.

noiva com colar e vestido de noiva

Defina as suas atividades do dia

Procure separar suas tarefas por dia. Por exemplo, na segunda, visitar a cerimonialista e o buffet, porque ficam em locais próximos. No sábado a tarde, fazer as lembrancinhas, etc.  Um pouco de estratégia permite que você consiga organizar seu casamento até do ambiente de trabalho. E sem ser demitida! Sim, é verdade! Confira as dicas em nosso super E-Book!

Vale a pena.

Escolha um local para guardar tudo sobe o casamento

Para ficar organizada e manter o equilíbrio, determine um local específico para guardar as informações relacionadas ao casamento, como contratos, itens de lembrancinhas, envelopes, canetas e tudo que usará. Isso aumenta a produtividade, ajuda o ambiente a ficar arrumado e facilita quando precisar procurar algo. Pode ser até uma caixa de papelão bonitinha ao lado da cama ou em outra área de sua casa. Deixe uma pasta para os contratos assinados. Itens como fotos você só confirma a qualidade do profissional após a festa. Vai que ele não te entregue o álbum! Contrato nele!

Uma tarefa de cada vez

É tão fácil ficar sobrecarregada enquanto planeja um casamento, que você nem percebe! Para evitar desorganização (e ficar super estressada) é melhor se concentrar numa tarefa de cada vez. Ao colocar o foco numa tarefa por vez,  você será mais produtiva, organizada e, portanto, pode ficar mais relaxada.

Guia para noivas sem tempo! Como organizar seu casamento no ambiente de trabalho! Baixe nosso E-book GRÁTIS!

pinterest salve a noiva

E a parte financeira do casamento?

Hum… chegamos num ponto VERDADEIRAMENTE CRUCIAL! Se não tiver dinheirinho, não tem casamento, certo? Calma! Nem sempre. É preciso analisar bem quanto se PODE gastar e as coisas que PRETENDE fazer. Organizar um casamento não é só uma questão de prazo e serviços contratados. Primeiro (primeiro mesmo!) defina a parte financeira. Saúde financeira e sabedoria pra gastar são as primeiras (e mais importantes!) qualidades de uma noiva equilibrada.

Controle sua ansiedade

Aparecerão inúmeros fornecedores, oferecendo oportunidades incríveis, daquelas que só resta uma vaga e ela PRECISA ser sua! Claro que isto é mentira. Uma mentira deslavada, diga-se de passagem. Não caia nessa!

Sabemos que muitos usam todos os artifícios possíveis para convencer noivas desesperadas a fazer negócios rápidos, desvantajosos, sem garantias e sem deixar tempo pra noiva pensar. Sabem que trabalham com os sonhos das pessoas, num momento ainda mais intenso, em que geralmente se está mais sensível. Lembre-os, delicadamente, que se fizer pesquisas no mercado, os noivos encontrarão oportunidades muito melhores.

Não permita que o vendedor tome atitudes por você. É como entrar numa loja pra comprar uma bolsa. Talvez ela nem seja bem o que você procurava, mas a vendedora foi tão esperta que conseguiu te engabelar. Daí, quando chega em casa, nem sabe porque comprou a tal da bolsa. Só sabe que vai ter que pagar por ela.

arranjos de casamento simples com velas

Controle financeiro

Uma das grandes coisas que causam estresse durante o planejamento do casamento é falta de dinheiro. Um problema que advêm de falta de controle financeiro. O cenário ideal é quando os noivos juntam boa parte dos recursos necessários antes de terem uma data marcada. Porém as vezes a ansiedade da noiva acaba atrapalhando.

Para controlar o dinheiro gasto numa festa, não precisa de programas complexos. Uma simples planilha no Google Drive ajuda. O importante é visualizar o quanto tem, quem pagou o quê, o quanto entra e sai de dinheiro para quando chegar nos meses próximos a festa não tenha um surto e recorra a um financiamento de última hora. Isso acontece em praticamente 50% das vezes, portanto, cuide-se para não fazer parte desta estatística.

Se chegar no meio do caminho e perceber que não poderá arcar com os gastos até a data da cerimônia, fale com os fornecedores contratados e peça para alterar a data da festa, ganhando um fôlego. Seus convidados nem saberão. Por isso, é bom não sair comentando a data da festa logo de cara.

Pague as dívidas maiores primeiro

Comece fechando com o buffet e o espaço de eventos, que são as contas mais altas. Depois, passe para o fotógrafo, decoração e vestido. Negociando mais de um ano antes, dá pra fazer parcelamentos e pagar sem ter outras dividas. O restante consegue ir fechando e pagando no ano da festa, ou meses antes.

Não se compare com outras noivas, nunca!

Evite comparações. Muitas vezes vemos casais que estão se mudando para um apartamento novo, fizeram uma super festa e ainda saíram de lua de mel, passando uma impressão de super prosperidade. Que bom se tudo isso for feito sem o ônus de uma baita dívida pra pagar depois, mas a gente nunca sabe da verdadeira condição… Pode ter sido presente de alguém, fruto de empréstimos ou em milhares de suaves prestações…

Há casais que pagam a festa de casamento durante dois anos e não comentam. Daí, passa a impressão que fizeram tudo de uma vez só. Tem gente que vende o carro para dar de entrada no apartamento…enfim, cada um na sua, do seu jeito.

Resumindo: controle-se! Dá vontade de sair por aí comprando tudo! Dá! Mas contenha-se. O importante é não fazer dívidas, pagando por uma festa para impressionar os outros! Não caia nessa!

GUIA PARA
NOIVAS SEM TEMPO
O “GUIA PARA NOIVAS SEM TEMPO” irá ajudá-la, de um modo muito fácil, a planejar sua festa de casamento durante o horário de trabalho sem perder em produtividade e, o mais importante, sem perder o emprego!
Promoção Salve a Noiva e JPlay