Planejamento

10 passos para organizar um casamento econômico para 200 convidados

Casamento econômico só se for pequeno? Não mesmo! Descubra como economizar e, mesmo assim, ter a festa dos seus sonhos!

Se você está apavorada com a lista de convidados e os possíveis gastos que terá, então chegou ao post certo!

Não se preocupe, pois é, sim, possível economizar, mesmo com uma festa linda e para bastante gente.

Claro, tudo exige cautela e planejamento. Pensando em ajudá-la nesta missão nada fácil, aqui segue um guia de como organizar um casamento econômico para 200 convidados. Confira!

 

1. O planejamento começa pela lista de convidados

Se a festa é para 200 convidados, ela é para 200 convidados, ok? Nada de ficar abrindo exceções ou distribuir convites sem controle, estamos combinadas?

Antes de qualquer coisa, organize sua lista. Não que um ou dois convidados façam grande diferença no orçamento, mas se abrir exceção para um, vai acabar abrindo para outro e outro e, quando perceber, estará orçando sua festa em um estádio de futebol!

Neste sentido, outra dica valiosa: quando endereçar o convite, coloque o nome dos convidados, evitando possíveis dúvidas ou uma saia-justa. O clássico “fulano e família” pode ser muito bonito na teoria, mas, na prática, acaba abrindo espaço para muitos convidados extras. Ter planejamento e controle total sobre a lista de convidados é essencial para a organização de um casamento econômico inesquecível!

2. Coloque tudo na ponta do lápis

Com a lista de convidados pronta, comece a organização das demais etapas do evento. A dica é fazer uma planilha com todos os itens – aluguel do salão, alimentação, decoração, música, vestuários, convites, lembrancinhas, etc. – que serão necessários para a organização da festa.

A partir daí, comece a fazer contato com os fornecedores e anotar todas as informações e orçamentos de forma organizada. Isso será muito importante na hora de fazer uma avaliação comparativa das possibilidades. Ainda, não se esqueça de registrar os valores de cada item, para que possa controlar seu orçamento. Tente não esquecer de nada, pois cada pequeno detalhe pode fazer diferença no final.

3. Faça cerimônia e festa em um só lugar

Se sonha com uma cerimônia religiosa, vestido branco, véu e grinalda, mas sabe que os gastos com igreja são bastante altos, existe a solução perfeita!

Que tal organizar cerimônia e festa no mesmo ambiente? Isso economiza não só gastos de aluguel, como também decoração, e é uma opção que ainda facilita a logística dos convidados, que não precisarão ir a dois locais diferentes – evitando que muitos participem somente da festa, por exemplo.

Basta organizar o ambiente para os dois momentos; o resto é só sucesso. Pense nesta possibilidade: será um casamento econômico e original!

Você também pode procurar locais alternativos para cerimônia como jardins, a casa de um amigo na praia ou chácara. Mesmo a sua casa, se optar pelo mini wedding.

Caso não abra mão de se casar na igreja, considere se casar em dias de semana – a quinta-feira é o novo domingo e novembro é o novo maio. Optar por dias alternativos como vésperas de feriado e domingos no horário do almoço diminuem relativamente o custo de locação de espaço, buffet e outros fornecedores.

Além de não ter concorrência com reserva de data para igreja, como não são dias concorridos, e que normalmente não tem festa, fechar contrato nessas datas é vantajoso.

4. Para um casamento econômico, avalie trocar o buffet por coquetel

As festas de casamento tradicionais, geralmente, são acompanhadas de lindos e fartos buffets. Tudo bem, é uma ótima opção, mas pode prejudicar seu orçamento.

Uma ideia mais simples – e que não deixa nada a desejar no quesito qualidade – é o famoso coquetel. Opte pela compra de salgadinhos e esqueça as pompas do clássico jantar para um casamento econômico e moderno. Você pode ir em busca de um fornecedor que tenha um preço mais em conta e que preze pela qualidade (isso é o mais importante).

Uma dica: quando a compra é feita em grande quantidade, há maior possibilidade de desconto (então, para 200 convidados você tem chances de receber uma bela vantagem, busque por ela, go girl!). Vale a pena pesquisar esta opção!

5. Busque alternativas para a compra das bebidas

As bebidas também são um gasto bastante alto e, por isso, é preciso considerar alternativas mais acessíveis. O importante é tentar negociar com o local da festa a compra de bebidas de terceiros.

Muitos salões não permitem esta opção, exigindo que o fornecimento seja direto e exclusivo do local – o que pode ser uma péssima escolha, já que os preços tendem a ser maiores nesta opção.

Após liberada esta ideia, parte-se para duas vertentes: conseguir um fornecedor de bebidas consignadas ou fazer a compra das bebidas em locais mais baratos. A primeira opção é vantajosa no que tange à quantidade – já que pagará somente o que consumir, devolvendo o que restar. Por outro lado, há a opção das bebidas serem compradas a preços bem menores em atacados, por exemplo.  Avalie o melhor custo-benefício e tome a sua decisão!

Como calcular a quantidade de bebidas em festa de casamento?

6. Experimente fazer seu convite online

O convite é parte fundamental, então, deve ser feito com capricho e dedicação. É ele que dá ao convidado uma noção do que será a festa, por isso, sua confecção deve estar alinhada à proposta da ocasião.

Uma dica econômica e que é tendência nos dias de hoje são os chamados convites online. Ao invés de entregues de forma física, são enviados por e-mail ou pelas redes sociais.

Nesse modelo, não há gastos de impressão (que, convenhamos, são enormes!) e, ainda, o convite fica exatamente da forma que foi idealizado. Não há nem o que discutir, né? Opte por este formato de convite para que seu casamento seja econômico e “modernoso”!

7. Para um casamento econômico e criativo, invista em decoração DIY

Eis um dos maiores gastos de uma festa: a decoração. Sim, sabemos que você quer que sua festa esteja linda, maravilhosa, cheia de glamour e boas vibrações. Tem que ser assim mesmo, relaxa!

Mas lembre-se daquela frase que sua avó já dizia: nem sempre quantidade é qualidade (aliás, na maior parte das vezes, não é mesmo!).

Nesse quesito, a primeira coisa que deve ser considerada é o salão da festa. Se tem um local bonito, nem é necessária muita decoração (pense bem nisso antes de escolher o onde vai casar).

Ainda, invista em uma proposta minimalista, com poucos elementos e muito bom gosto. Escolha flores mais acessíveis – as do campo e as que estão na estação são as mais indicadas – e considere opções do tipo “DIY: faça você mesma”.

Chame a família e coloquem, juntos, a mão na massa! É possível personalizar o ambiente de acordo com o seu gosto e sem muito investimento para um casamento econômico, intimista e com decoração totalmente exclusiva!

E quanto as lembrancinhas não se preocupe! Você pode apenas dar o bem casado ou fazer algo em casa, como doces caseiros.

DIY: 13 coisas que você pode fazer no seu casamento

Extra:

  • Use flores da época em frascos de geléia, garrafas e latas. Se usar uma flor em cada vaso, além de servirem como decoração, pode colocar uma tag de agradecimento para levarem como lembrancinha.
  • Opte por muita folhagem, ao invés de flores. Se a festa for no campo, pode usar as flores locais, completamente grátis!
  • Não imprima menu para mesa dos convidados, coloque uma lousa ao lado do buffet.

8. Alugue os trajes do casamento

Você sabe que há opção de aluguel de terno e vestido, certo? Para não gastar com os trajes (que são itens que oneram bastante o orçamento), é possível optar pela locação ao invés da compra.

Vá a casas especializadas com bastante antecedência, pois, assim, as chances de encontrar o vestido ou terno do jeito que imagina é bem maior. Alguns locais permitem que algumas modificações sejam feitas na peça – assim pode deixá-la um pouco mais personalizada conforme seu estilo. Com esta opção, a tendência é conseguir economizar mais de 50%. Fica a dica valiosa para o seu casamento econômico e cheio de estilo!

9. Peça cotas ao invés de presente

Se tem uma coisa que está na moda é a substituição da lista de presentes por uma vaquinha online. Você ainda não ouviu falar das cotas? Então está na hora de conhecer essa ótima ideia!

Existem diversas plataformas desenvolvidas especialmente para eventos, nas quais os noivos podem criar uma vaquinha de forma online a fim de arrecadar um dinheirinho extra. Não fique receosa, pois não é feio não. Tem muita gente fazendo isso por aí, então não há vergonha nenhuma nisso.

Fala sério, é bem melhor ganhar o dinheiro para, depois, aplicá-lo naquilo que julgar necessário, não acha? O único risco que correrá é o de pagar grande parte dos gastos da festa com esse dinheiro extra – que tal?

10. Casamento coletivo

Esta é uma opção que não é aceita por alguns casais, mas, não custa nada tê-la na manga, não é? Se tem um casal de amigos, sua irmã ou alguém da sua família que esteja planejando casar também, que tal unir o útil ao agradável? Combinem e façam a festa juntos! As pessoas vão achar bonito e se emocionar e não pensar que estão economizando!

A possibilidade de convidados compartilhados reduz, pelo menos, 30% dos gastos. Mas claro, você e seu par precisam ter muita afinidade com o outro casal, evitando desentendimentos. Pense nisso!

Festa de casamento dupla, como organizar?

Dica da Aline!

É possível fazer um casamento econômico com poucos convidados, porém, se colocar tudo na balança, talvez gaste o mesmo ou mais do que um para 80 convidados.

Por isso, é importante ter em mente e em uma planilha um orçamento detalhado. Um buffet por R$ 80,00 por pessoa para 200 convidados sai R$ 16.000, para 100 convidados metade do valor, o que poderia ser investido em outras partes da festa.

Então, pense bem!

As garrafas de vidro ganham vida quando coloca-se a tinta de sua preferência dentro dela veja aqui

Com este guia completo, não tem erro. Viu só como é possível manter o orçamento mesmo com um número relativamente grande de convidados?

Com controle, organização e pesquisa, sua festa promete ser um evento inesquecível, mesmo com o dinheiro contadinho. Fique tranquila, sua festa ficará linda, do jeito que você merece!

Gostou das dicas? Tem algum outro toque para ajudar outras noivas? Deixe sua mensagem! 

Junte-se ao
Uma vez por semana lhe enviaremos nossa seleção de insights, tendências e tudo o que você precisa saber para que o grande dia seja inesquecível!