fbpx
digitando na mesa e trabalho
Planejamento

Como organizar um casamento incrível em 45 dias?

Parece impossível mas não é! Organizar um casamento rápido, simples e prático em 45 dias é simples de fazer desde que os noivos tenham muita organização.

Conheço alguns casais que moravam juntos há algum tempo e, repentinamente, resolveram oficializar a união. Em questão de semanas, eles buscaram fornecedores, convidaram os mais chegados e deram festas incríveis!

Parece até aquelas loucuras típicas de comédias românticas, não é mesmo? Mas organizar um casamento em pouco tempo exige muito empenho e, definitivamente, não combina com casais que desejam ter uma união tradicional.

Se você quer saber como organizar um casamento em 45 dias – que equivalem a, aproximadamente, seis semanas –, no post de hoje, confira a linha do tempo que eu montei com tudo o que é preciso decidir.

Como posso controlar o estresse durante o planejamento do casamento?

casal-planejando-casamento

Calendário de como organizar um casamento em tempo recorde

1ª semana

Defina o seu orçamento

Se vocês tomaram a decisão de realizar o casamento de uma hora para outra, provavelmente não se prepararam para isso. Então, é importante avaliar a situação financeira e determinar o quanto é possível gastar com a cerimônia.

Elabore a lista de convidados

Faltando tão pouco tempo para grande dia, boa parte dos convidados em potencial já deve ter planos. A dica é elaborar uma lista com as pessoas absolutamente indispensáveis para vocês: familiares próximos e amigos íntimos. Esse é um dos segredos de ouro sobre como organizar um casamento em tão pouco tempo: desapegue e fique feliz com as presenças, realmente, essenciais.

Pense no estilo da festa

Como você visualiza o seu casamento? Um elegante coquetel com bolo e champagne ou um grande almoço para os mais chegados? Definir um estilo para a comemoração é essencial para seguir com o planejamento e ter sucesso na missão “como preparar um casamento em 45 dias”.

Procure por um espaço para a cerimônia

Como os principais locais para eventos da sua cidade já devem estar alugados há vários meses, você precisa buscar por espaços pouco convencionais para a realização da cerimônia. Que tal apostar no restaurante favorito do casal?

Escolha a data

Bem, mesmo o seu restaurante favorito pode ter alguns eventos agendados para as próximas semanas, por isso, para conseguir uma data, considere outros dias e horários que não sejam o tradicional sábado à noite. Acredite, tem como organizar um casamento em 45 dias, mas você vai precisar ser mais flexível do que as noivinhas costumam ser.

noiva negra com vestido plus size curto

2ª semana

Crie um site para o casamento

Assim que a data e o local estiverem definidos, crie um site e reúna todas as informações essenciais sobre o seu casamento. O tempo é curto, então, facilite ao máximo a vida dos convidados.

Convide padrinhos e madrinhas

Chame padrinhos e madrinhas em potencial para um jantar e oficialize o convite. Se eles realmente puderem ajudar vocês ao longo das próximas semanas, melhor ainda! Aproveite para conversar sobre os trajes que todos deverão usar.

Envie os convites

Sim, até mesmo um “casamento relâmpago” merece convites elaborados! Portanto, evite mandar e-mails ou mensagens no WhatsApp. Procure modelos prontos, complete com as informações do evento e tente entregar pessoalmente, afinal, a maratona de como organizar um casamento em tempo recorde pode ser muito bem aproveitada se você conseguir administrar o seu cronograma.

Busque pelos trajes

Não há tempo para encomendar ou fazer ajustes nos trajes dos noivos, então, compre peças prontas que sirvam perfeitamente. Para facilitar a missão, vale buscar opções em lojas que não sejam especializadas em moda festa. Que tal apostar no estilo boho? As noivas mais antenadas estão apostando nessa tendência, que, além de linda, acaba sendo mais fácil de ser encontrada no mercado.

Planeje a despedida de solteiro

A despedida de solteiro é um dos eventos pré-casamento em que os noivos podem deixar de lado o estresse dos preparativos e estreitar os laços com seus amigos. Reserve um dia para beber bons drinks em um barzinho ou relaxar em um spa com as amigas. Acredite: apesar de o tempo ser curto, não há nada melhor do que aproveitar com as pessoas que você mais ama e dividir com elas essa missão de como organizar um casamento em curto prazo.

Faça uma lista de fornecedores em potencial

Talvez, essa seja a etapa mais difícil de toda a organização do seu casamento, pois é preciso encontrar bons fornecedores disponíveis para a data da cerimônia. Aposte naqueles que você já conhece e aproveite para pedir indicações a eles.

foto de um site de casamento no tablet
Foto: Green Wedding Shoes

3ª semana

Encomende os doces

Com sabor e design em mente, encomende o bolo na sua confeitaria favorita. Se não encontrar uma empresa especializada em doces finos que esteja disponível, recorra a uma que produz os tradicionais para festas de aniversário, mas com um toque gourmet que a celebração merece.

Contrate os serviços de imagem e vídeo

Se tem uma coisa que eu aprendi sendo noiva é que o grande dia passa mais rápido do que gostaríamos! Minha dica é caprichar na escolha dos serviços de imagem e vídeo para ter belos registros dos momentos mais importantes.

Decida as atrações da festa

Por menor ou mais simples que seja uma festa de casamento, ela precisa de animação. Como você não terá muito tempo para acompanhar apresentações ao vivo, avalie portfólios e busque pela opinião de clientes antes de escolher as atrações da festa.

Agende o dia da noiva

O dia da noiva é mais uma oportunidade que você tem para se desligar dos preparativos e se livrar da ansiedade típica de um casamento. Para estar plena, não deixe de agendar o seu com tudo o que tem direito: massagem, máscaras faciais, hidratação, unhas, etc. Afinal, não tem como organizar um casamento sem se esquecer de que esse dia vai ser único na sua vida, e, por isso, você merece todos os mimos do mundo.

Feche a decoração

Até a terceira semana, você já deve ter escolhido um local completo para o seu casamento, com visual charmoso, buffet delicioso e cartela de fornecedores, mas se sentir que está faltando algo – como flores –, é hora de contratar os serviços de decoração!

Apesar de ter pouco tempo, não deixe de lado essa etapa dos preparativos que é fundamental para garantir o efeito que você sempre sonhou para o grande dia.

bolo de casamento simples 3 andares

4ª semana

Planeje a cerimônia

Reserve um dia para se reunir com o celebrante do casamento e repassar todos os momentos da cerimônia religiosa. Aproveite para conversar com seu noivo e escolher as músicas que serão tocadas em cada um deles.

Organize a lua de mel

Talvez, por conta do pouco tempo de organização, o orçamento não permita que vocês passem a lua de mel em Paris ou nas Ilhas Gregas, como você sempre quis, mas vale reservar pelo menos um fim de semana em um lugar encantador! Para encontrar boas alternativas, a internet será sua melhor amiga.

Envie os convites para a despedida de solteiro

Chegou a hora de convidar seus amigos para a despedida de solteiro! Dessa vez, o convite pode ser informal: envie uma mensagem criativa no WhatsApp ou escreva recadinhos à mão personalizados.

convite de casamento moderno preto

5ª semana

Entre em contato com seus fornecedores

Sim, falta pouco mais de uma semana para o dia mais especial da sua vida! Que tal entrar em contato com os fornecedores para checar se está tudo bem? Confirme data, local e horário, além de quantidades e condições de pagamento. Afinal, noiva é noiva: não tem como organizar um casamento sem ficar em cima dos prazos e andamento dos serviços dos fornecedores.

Busque por acessórios

Tire um dia para buscar por acessórios que ajudem a valorizar seu vestido de noiva, como sapatos, véu e grinalda. Também não se esqueça de verificar se falta alguma coisa para completar o traje do noivo – cá entre nós, a grande maioria dos homens tende a esquecer detalhes que, para nós, são indispensáveis.

Compre lembrancinhas para os convidados

Como o casamento vai reunir apenas as pessoas mais queridas para vocês, é importante caprichar na escolha das lembrancinhas. Que tal oferecer algum mimo simples que tenha tudo a ver com o clima da ocasião?

Faça prova de cabelo e maquiagem

Para não ter imprevistos no dia da noiva, faça provas de cabelo e maquiagem. Aliás, se quiser fazer alguma mudança mais impactante, aproveite que, nessa etapa, ainda há algum tempo até o casório e é possível voltar atrás, caso o resultado não agrade.

Faça as suas despedidas de solteiros

Já parou para pensar que essa é a última semana de vocês como solteiros? Portanto, curtam esse momento em grande estilo e na companhia dos seus melhores amigos. Como eu disse, esse é o momento para aliviar a tensão causada pelo planejamento em cima da hora.

foto de casamento com todos os convidados

6ª semana

Faça as malas para a lua de mel

Para garantir que não esquecerá de nada, arrume as malas para a lua de mel aos poucos. A missão fica mais simples se você separar seus pertences em categorias: roupas, sapatos, acessórios, nécessaire, eletrônicos e documentos.

Pague os fornecedores

Mais uma vez, entre em contato com seus fornecedores e verifique se está tudo certo. Aproveite para fazer os pagamentos na medida em que tiver a confirmação de que eles estão prontos para entregar seus produtos e/ou serviços.

Aproveite o dia da noiva

O grande dia, finalmente, chegou! Depois dessa verdadeira maratona e de vencer a corrida contra o calendário, é hora de deixar o estresse de lado de como organizar um casamento em tão pouco tempo e curtir o dia da noiva na companhia das suas amigas mais importantes. Aproveite esse dia: assim como o tão sonhado dia do “sim”, esse vai ser inesquecível.

Agora que você já sabe como organizar um casamento em 45 dias, que tal? Está pronta para preparar tudo como você sempre quis? Se ficou com alguma dúvida, escreva pra mim pelos comentários e até a próxima. 

GUIA PARA
NOIVAS SEM TEMPO
O “GUIA PARA NOIVAS SEM TEMPO” irá ajudá-la, de um modo muito fácil, a planejar sua festa de casamento durante o horário de trabalho sem perder em produtividade e, o mais importante, sem perder o emprego!
Promoção Salve a Noiva e JPlay