fbpx
noiva tampando os ouvidos com mãe falando
Planejamento

Como planejar seu casamento sem brigar com sua mãe?

Acredite: planejar seu casamento não precisa ser um período à flor da pele, e o segredo é usar o bom senso.

Aposto que você já teve que aturar uma amiga noiva que passava 24 horas por dia falando sobre os preparativos do casamento dela. Acertei? Mas e quando é a sua vez, você se torna essa pessoa e tudo passa a ser sobre como planejar seu casamento?

Gente, eu entendo! A carga emocional e a ansiedade envolvida são uma mistura perigosa e que equivale a uma TPM master histórica!

É claro que planejar seu casamento é difícil e envolve muitos detalhes. E, para piorar, normalmente, as noivas começam a sofrer de uma estranha síndrome de Mulher Maravilha, e querem fazer tudo sozinhas e suportar todo o estresse sem pedir ajuda.

Você sabe o que acontece com essas noivas? Elas viram “noivazillas” e ai de quem atrapalhar o seu grande dia! Sobra até para a mãe!

mãe da noiva com bobs na cabeça brava

Ninguém nasce sabendo como planejar seu casamento, até porque não é algo que dê para sair praticando por aí (que bom, rs!). Mas não dá para deixar que essa ansiedade prejudique a organização do seu grande dia ou mesmo gere problemas de relacionamento com pessoas que, na verdade, só querem o seu bem!

É comum, durante o planejamento do casamento, existir muito conflito entre mãe e filha. Eles podem ser gerados por diferentes motivos, como falta de dinheiro, teimosia da noiva, ideias divergentes e até mesmo a bendita lista de convidados (a mãe sempre quer convidar as amigas, vizinhas, etc., não é?).

Vou te contar um segredinho: todo mundo se sente um pouco dono do casamento. Por isso, ninguém poupa esforços na hora de dar pitacos e conselhos.

E sabe quem mais gosta de se envolver dando opiniões? Sim, elas, as mães das noivas! E incluo também as sogras!

Por isso, hoje vou dar dicas valiosas sobre como você pode planejar seu casamento sem acabar brigando com a sua mãe, de forma que vocês aproveitem, juntas, cada fase que antecede o grande dia. Melhor assim, não é mesmo?

Como planejar seu casamento se sua mãe quer convidar todas as amigas?

Definir a lista de convidados do casamento é um problema desde o começo. É impossível não se estressar e ficar com aquela dor de cabeça só em pensar nela. Seria muito fácil se bastasse pensar em quem você quer convidar. Mas essa vida de noiva não é nada fácil e você tem que ouvir o seu noivo, a família dele e a sua também.

Se, às vezes, decidir o que jantar já é uma missão impossível para uma família, pois cada um quer uma coisa diferente ou tem um lugar preferido, imagina só definir uma única lista capaz de agradar a todos!

E as mães acabam tornando essa tarefa ainda mais complicada, pois insistem em convidar pessoas muito importantes (para elas): as amigas, o grupo da igreja, a sua professora do jardim de infância, o seu namoradinho do colégio e por aí vai. Essa tarefa sempre acaba deixando alguém magoado.

povo gritando

Você deve estar pensando, então, como faz para planejar seu casamento sem brigar com sua mãe, certo? Vou te dizer que pode ser um desafio complicado, mas não impossível.

Todo mundo sabe que, para que um relacionamento dê certo, é preciso saber ouvir e ceder. E isso serve para qualquer tipo de relacionamento. Por mais que você saiba exatamente o que deseja para o seu grande dia, é preciso ficar disposta a escutar. Não adianta ficar irritada, pois o casamento é um evento que acaba envolvendo a família, e todos desejam participar de alguma forma.

Para não brigar com a mãe ou com a sogra, escute o que elas têm a dizer. Analise o orçamento da sua festa para ver se é possível convidar alguém que elas achem importante. É possível substituir algo para poder convidar mais alguém? Quem é mais importante: a melhor amiga dela ou uma colega de trabalho que você quase não conversa? Todo mundo tem que ceder um pouquinho e fazer sacrifícios.

Outra sugestão é dizer a verdade, que o orçamento não permite convidar mais de 100 pessoas. Se elas quiserem podem convidar, mas ajudando a custear esses convidados extra.

“Socorro! Minha mãe quer que eu use um vestido que eu detestei”

A noiva não é a única que sonha com o casamento! Muitas mães acabam tentando realizar os próprios sonhos no casamento dos filhos. Pode ser que seus pais não tivessem dinheiro quando casaram para fazer uma cerimônia digna de novela, ou que ela estivesse grávida e não tenha conseguido usar o vestido dos sonhos por causa da barriguinha avantajada, por exemplo.

Não adianta, gosto é gosto! Toda noiva sonha em entrar na Igreja e arrancar suspiros e lágrimas. Mas a escolha do vestido é muito particular. Ele precisa combinar com o seu estilo, e você precisa se sentir confortável e bonita! Ou seja, nada de escolher um vestido que você odiou apenas para agradar à sua mãe, combinado?

Os noivos devem saber limitar a participação dos pais nas escolhas. Para evitar brigas, elogie a escolha da sua mãe, mas mostre as suas opções, exemplos, fotos, imagens referências. Experimente, desfile, tire muitas fotos! Aos poucos, ela passará a ver como o vestido que você escolheu é bonito e se sentirá parte dessa escolha.

“Meu Deus: por que todo mundo resolveu me irritar?”

noiva chorando borrada

Mesmo com as minhas dicas, ainda parece que todo mundo resolveu te estressar? “Miga sua louca”, desculpa ser tão sincera, mas isso pode ser birra!

Sim, tem momentos ao planejar seu casamento dão uma vontade incontrolável de chorar, brigar, gritar, de se descabelar e de mandar todo mundo para longe. Mas isso não vai ajudar. Ninguém tem culpa, então, segura a onda e não dê piti!

Tire um momento para refletir: você não está sendo muito exigente? Por exemplo, você quer que todas as madrinhas pintem a unha de rosa bem clarinho, mas não rosa bebê, aquele tom de rosa que você ama e que só utilizam no salão de beleza do centro da cidade? Quando você perde o bom senso, a luz do perigo de “noivazilla” começa a piscar, e todos começam a se sentir em um quartel com tantas exigências.

Para diminuir a ansiedade, se alimente bem (sim, estou mandando você comer, pare agora mesmo com as dietas malucas!), durma, faça meditação ou Yoga. Não deixe de se divertir, de sair e de ser feliz com a organização de seu grande dia! Assim, você ficará mais tranquila e poderá planejar o seu casamento sem brigar com a mãe ou com outras pessoas que só querem o seu bem!

E você, tem alguma dica de como planejar um casamento sem brigar com a mãe, com a sogra ou outros familiares? Conte pras noivinhas de plantão pelos comentários e até a próxima!

GUIA PARA
NOIVAS SEM TEMPO
O “GUIA PARA NOIVAS SEM TEMPO” irá ajudá-la, de um modo muito fácil, a planejar sua festa de casamento durante o horário de trabalho sem perder em produtividade e, o mais importante, sem perder o emprego!
Promoção Salve a Noiva e JPlay