Planejamento

Como planejar um casamento em 6 meses nos tempos de crise

Quer se casar – em menos de 1 ano – e o dinheiro está curto?

Então você está lendo o post certo!

Embora muitos noivos levem até dois anos para organizar casamentos, outros querem a festa de um dia para o outro. Aí o orçamento fica apertado.

Existem muitas razões para organizar um casamento em poucos meses, isso compete a cada casal. O que precisa é ter ciência de que, com um prazo mais curto, será necessário mais esforço e abrir mão de alguns “luxos” para lutar por este sonho.

Pense rápido! Seja esperta!

O que fazer quando se tem apenas meses para planejar uma festa?

Como em todos os casos, o primeiro passo é definir um orçamento e logo em seguida agendar todas as reuniões necessárias para tomar decisões e comprar o necessário. Isso significa conhecer e reservar o local da cerimônia e recepção, comprar ou encomendar o seu vestido,  contratar um fotógrafo e decidir se terão ou não a lua de mel.

Também é importante o casal saber quais são as suas prioridades. Se preferem gastar mais em um boa banda de jazz ou num excelente fotógrafo;  se esta festa será só para os íntimos, para que ela seja TOP!

Seja uma pessoa decidida!

 

Seja flexível e criativo

Pode ser que encontre alguns problemas no caminho; nem tudo que sonhou pode estar disponível, como por exemplo aquele lugar especial ou aquele fotógrafo e celebrante preferidos.

Se você tem cronograma ou orçamento (ou os dois!) apertados, precisa ser flexível. Pode encontrar locais fabulosos, que nunca imaginou, ou até casar em sua própria casa, de forma intimista e deliciosa. A criatividade ajuda muito nestas horas.

Abra a sua mente para diferentes datas e horários. Ás vezes, é mais fácil encontrar um lugar para fazer sua festa de casamento uma sexta-feira ou domingo e feriado, no início do dia ou a tarde. Só isso já diferencia seu casamento, diferente dos demais que geralmente seguem o mesmo padrão. Pode ainda inovar e optar por um serviço de food truck delicioso e grupo de samba de raiz com feijoada.

Help!

Nem sempre conseguimos organizar uma super festa de casamento com um cronograma longo, agora imagine com apenas 6 meses. Pense se não seria altamente recomendável contratar um cerimonialista, um profissional que já conhece os caminhos e fornecedores que precisarão fazer parte desta empreitada. Procure um que se adeque ao seu orçamento.
Caso você realmente não tenha condições de contratar um profissional destes, apele para a ajuda de amigos e familiares. Mães e sogras são ótimas para ajudar nas decisões importantes!

Divirta-se!

É difícil, mas sempre temos que colocar o pé no freio em alguns momentos. Por mais que tenha pouco tempo para tomar decisões, pense que parar e ter days off te ajuda a colocar as ideias no lugar.

Fica mais caro ou mais barato casar num prazo de 6 meses – ou menos?

Por incrível que pareça, nem uma coisa, nem outra. As taxas e o tratamento que vai receber serão os mesmos! Não existe isso de, quanto mais rápido, mais caro fica um evento. Não pense que não tem o direito de negociar valores, pelo fato de estar mais próxima a data. Você está contratando o serviço, seja para daqui um ano ou uma semana, e pode negociar por ele.

Pode ser que algum espertinho queira cobrar taxas extras para entregar o serviço mais rápido. Nestes casos, seja inteligente e tenha calma para lidar com a situação. Pesquise se isso é praxe no serviço contratado ou se os demais fornecedores não adotam esta prática.

A maior diferença quando se fala de produzir uma festa com um prazo mais curto, é mesmo o recurso disponível no momento. Quanto mais longo o prazo, obviamente maior também o prazo para os pagamentos, o que pode ajudar muito.

Em um planejamento de longo prazo, você pode não ter todo o total da festa, mas vai ganhando ao longo do tempo e parcelando contas.

Casamentos com organização rápida e baixo orçamento precisam de criatividade para serem perfeitos!

Os noivos precisam abrir mão de alguns detalhes, mas no final sempre dá tudo certo! O perfeito é o melhor para você!

Junte-se ao
Uma vez por semana lhe enviaremos nossa seleção de insights, tendências e tudo o que você precisa saber para que o grande dia seja inesquecível!