foto noivos ao por do sol na beira do lago
Planejamento

O que saber antes de alugar uma chácara para casamento?

Descubra o que você precisa avaliar para encontrar uma boa chácara para casamento!

Será que qualquer chácara é adequada para receber uma festa de casamento? Essa é uma pergunta que eu recebo com certa frequência aqui e nas minhas redes sociais. Muitas noivas parecem encantadas com a possibilidade de fazer uma festa fora do comum e ficam com dúvidas quando descobrem que alguns espaços no campo são realmente baratos.

Bem, a resposta mais rápida que tenho para essa questão tão recorrente é “não”. Assim como em qualquer outro tipo de espaço, há uma série de aspectos que precisam ser considerados para que a festa de casamento seja um sucesso. Cabe a cada casal entender o tamanho do seu sonho e avaliar se a chácara em questão é capaz de realizá-lo!

Para ajudar nessa super missão, reuni uma série de perguntas que os noivos precisam fazer a si mesmos para encontrar a melhor chácara para casamento. Minha intenção não é desencorajar ninguém a oficializar sua união em um lugar diferente, mas ajudar a pensar sobre as opções disponíveis no mercado de forma crítica e encontrar o melhor custo/benefício.

Coisas que ninguém te conta sobre casamento em chácara ou casa.

Vamos lá?

chácara para casamento, recepção decorada com luzinhas

A localização é boa?

Casamentos que fogem do tradicional de alguma maneira precisam ser muito bem planejados para que funcionem perfeitamente. No caso da escolha de uma chácara para a realização do evento, a avaliação dos noivos deve começar antes mesmo da chegada ao local. Afinal, vocês não querem que os seus convidados se percam no meio do caminho, certo?

Fiquem atentos a aspectos como a distância que precisa ser percorrida, as condições das estradadas e a sinalização do caminho. Por mais que a ideia de casar em um recanto afastado dos grandes centros urbanos seja incrivelmente charmosa, não é qualquer lugar que está preparado para receber um evento tão especial assim.

Tem estacionamento?

Aproveitem a chegada na chácara para avaliar o espaço disponível para que os convidados estacionem. Fica dentro ou fora da propriedade? É suficiente para o número de pessoas que vocês esperam? Conta com alguma característica que deixaria familiares e amigos mais tranquilos (tipo de piso, disposição dos carros, cobertura…)?

A distância entre o estacionamento e o local do evento também precisa ser levada em consideração por vocês. Se for muito grande, é de bom tom contratar um serviço de transporte ou de manobrista para que os convidados não corram o risco de sujar seus trajes ou de ficar suados por ter que percorrê-lo a pé. Assim, todos chegam tranquilos!

O espaço é adequado para o número de convidados?

Nada mais desconfortável do que um local de festas inadequado para o número de convidados, não é mesmo? Nesse aspecto, uma boa chácara para casamento se assemelha a qualquer outro tipo de espaço que você pense em alugar. Portanto, comece a procurar pela propriedade apenas quando a lista de convidados estiver pronta ou quando você tiver certeza do número de convidados.

O diferencial das chácaras em relação à maioria dos outros locais para casamentos é a possibilidade de abrigar noivos e convidados para pernoites. Se a intenção de vocês for estender a comemoração pelo fim de semana, é essencial que as instalações sejam capazes de acomodar todo mundo ou receber colchões extras sem grandes problemas.

A estrutura é suficiente?

A estrutura física de uma boa chácara para casamento precisa estar de acordo com as proporções do evento. O essencial é que a propriedade conte com uma cozinha devidamente equipada para o trabalho do buffet e uma quantidade de banheiros compatível com o número de convidados. Sem eles, seu grande dia pode ficar seriamente comprometido! A falta de equipamentos na cozinha pode te levar a ter um custo extra com locação de equipamentos, já que nem todos os buffets estão preparados para essas situações.

O restante pode ser resolvido de outras formas, se o custo/benefício for atrativo. É o caso do mobiliário, do aparelho de som, dos telões, do palco para a banda e do gerador de energia. Antes de escolher um local sem estrutura completa para o seu casamento, bote tudo isso na ponta do lápis e veja se a economia compensa o esforço extra.

recepção de casamento no campo, em tenda transparente

A chácara para casamento tem um bom espaço coberto?

A grande razão que leva muitos casais a buscarem uma chácara para casamento é o contato com a natureza! Aqueles que desejam ter um grande dia simples, romântico e charmoso investem em cerimônias ao ar livre que parecem ter saído dos contos de fadas. No entanto, eles também precisam se preparar para todo o tipo de imprevisto.

Durante sua visita à chácara, verifique se a propriedade oferece um espaço coberto suficientemente grande para receber toda a estrutura do casamento, caso seja necessário transferi-lo. Do contrário, vocês terão que contratar um fornecedor exclusivo de toldos ou buscar outro local que seja capaz de promover o evento com segurança.

Como é a decoração?

Outro grande motivo para optar por uma chácara para casamento é a magia que só a natureza é capaz de proporcionar para a decoração do seu grande dia. Vocês não precisarão gastar tanto quanto em outros espaços para que o resultado seja incrível e as fotos fiquem maravilhosas. Ou seja, tudo o que uma noiva quer!

Porém, isso não significa que é possível deixar de prestar atenção em alguns aspectos estéticos. As construções combinam com o estilo decorativo da festa? O espaço disponível é suficiente para tudo que você pensa em ter? O mobiliário oferecido pode ser aproveitado ou será preciso alugar algumas peças? Na dúvida, leve sua assessora ou decoradora para conhecer o local!

O local precisa de manutenção?

Ao logo da visita à chácara, também é importante que vocês avaliem a situação das instalações. Fiquem atentos às condições das fiações elétricas, das louças dos banheiros e dos pisos das áreas que serão usadas durante o casamento. Se o local conta com uma piscina e vocês pretendem usá-la, também é importante verificar se está tudo em ordem.

Uma boa chácara para casamento precisa estar limpa e organizada. Evite espaços com lixo espalhado, podas atrasadas e instalações sujas; ainda que o local não demonstre ter problemas estruturais, essa situação indica que os proprietários dão pouca atenção à manutenção. Então, nada de colocar a segurança dos seus convidados em risco, ok?

Agora você sabe tudo o que uma boa chácara para casamento precisa ter. Se tiver outras dicas para facilitar na escolha desse tipo de espaço, compartilhe nos comentários e até a próxima!

GUIA PARA
NOIVAS SEM TEMPO
O “GUIA PARA NOIVAS SEM TEMPO” irá ajudá-la, de um modo muito fácil, a planejar sua festa de casamento durante o horário de trabalho sem perder em produtividade e, o mais importante, sem perder o emprego!