fbpx
como organizar micro wedding
Planejamento

Micro wedding: como organizar um casamento para 20 pessoas?

O micro wedding é uma nova tendência: descubra o charme de como preparar um casamento para 20 pessoas e ainda gastar pouco!

O mini wedding, que já era pequeno, ficou ainda menor com a crise econômica. Atualmente, muitos noivos dão preferência ao micro wedding, que é o casamento para 20 pessoas, aproximadamente.

No entanto, planejar um evento para tão pouca gente é igualmente desafiador! Por isso, reuni algumas dicas para ajudar quem pensa em organizar um casamento para 20 pessoas.

Vamos lá?

Como organizar um casamento para 20 pessoas?

como organizar um micro wedding

O que é elopement wedding?

Convidados

Para conseguir chegar a um número tão pequeno assim de convidados, o casal terá que se limitar a chamar pessoas com quem realmente convive no dia a dia. Pais, irmãos, avós, sobrinhos e amigos compõem a lista.

Você pode evitar que parentes e amigos mais distantes fiquem chateados enviando um cartão antes do casamento para explicar que a celebração contará apenas com a presença dos mais íntimos.

Local

Uma das grandes vantagens de organizar um casamento para 20 pessoas é ter mais opções de espaços à disposição. A cerimônia pode ser realizada no salão de festas do prédio do casal, na casa de algum conhecido ou em um restaurante.

As proporções reduzidas ainda favorecem a organização de um destination wedding. Já pensou compartilhar o dia mais importante da sua vida com as pessoas que você mais ama em um destino paradisíaco no Brasil ou no exterior?

Lista de presentes

A criação da lista de presentes depende dos gastos que os convidados terão para comparecer. Se o casamento for na cidade onde a maioria mora, é possível fazer uma relação enxuta e incluir itens mais caros.

No caso do destination wedding, se os noivos não puderem ou não quiserem arcar com os todos os custos dos convidados, é delicado não pedir presentes e deixar isso claro.

como organizar micro wedding

Decoração

O micro wedding não exige respeito às formalidades típicas de um casório. Portanto, o casal não precisa exagerar no planejamento da decoração, até para não correr o risco de cair no over.

A melhor saída é fazer o casamento em um local que seja naturalmente bonito. Assim, só será preciso se preocupar em criar uma mesa de doces caprichada e espalhar alguns arranjos florais pelo espaço.

Cerimônia

Em um casamento para 20 pessoas, a cerimônia e a festa tendem a acontecer no mesmo lugar. O enlace pode ser oficializado por um juiz de paz ou um líder religioso – também é possível realizar rituais alternativos.

Se não houver crianças entre os familiares próximos dos noivos, as daminhas e os pajens podem ser substituídos. Que tal convidar os avós ou treinar os pets para a entrega das alianças?

como organizar micro wedding

como organizar micro wedding

Buffet

Muitos buffets especializados em casamentos não atendem uma quantidade tão pequena assim de convidados, por isso, fazer a festa em um restaurante elimina essa preocupação, além de ser confortável e econômico.

Por outro lado, um número tão pequeno de pessoas permite que o casal capriche no cardápio. Para servir, aposte no buffet americano ou no buffet franco-americano.

Bolo e doces

Os noivos também podem ser mais generosos ao oferecer o bolo e os doces. Para manter a decoração bonita, aposte em um bolo fake para a mesa e sirva o original cortado.

Encomende doces de todos os sabores que vocês mais gostam. Calcule cinco unidades de cada um por pessoa; assim, provavelmente, terá o suficiente para decorar a mesa e levar para casa.

Música

Outra vantagem do casamento para 20 pessoas é não precisar de música ao vivo. Basta montar uma playlist longa o suficiente para cobrir todo o evento e pedir para que um amigo cuide dela no dia da festa.

Agora, se você faz questão de ter música ao vivo no seu micro wedding, pode apostar em uma formação mais enxuta para não ocupar tanto espaço, como um DJ, uma dupla de voz e violão ou um quarteto de cordas.

Trajes

Um casamento para 20 pessoas pede simplicidade, mas é claro que a escolha dos trajes também depende da época do ano, do local da festa e do estilo escolhido!

Para um micro wedding realmente simples, a noiva pode apostar em um vestido curto ou em um longo mais sequinho. Já o noivo pode abrir mão do paletó e deixar o colete ou os suspensórios à mostra.

como organizar micro wedding

Onde fazer um micro wedding?

São Paulo

  • Casa Quena
  • Casinha Quintal
  • Espaço Santa Terra
  • Estúdio Cena Viva
  • L’amitié Restaurant
  • Lo Spazio Eventos
  • Marakhutai
  • Margot Bistrot
  • Restaurante Othelo
  • Veridiana

Rio de Janeiro

  • Ana Bergel Buffet & Eventos
  • Casa Francisco
  • Espaço Canto do Alto
  • Espírito Santa Restaurante
  • Mecenas Bistrô e Cultura
  • Miam Miam
  • Nomangue Eventos
  • O Navegador
  • Restaurante Quinta
  • Sonho do Papagaio

Viu como é perfeitamente possível organizar um casamento para 20 pessoas? Acompanhe o blog nas redes sociais para ficar por dentro de outras dicas para o seu micro wedding: Facebook, Instagram, YouTube e Pinterest.

GUIA PARA
NOIVAS SEM TEMPO
O “GUIA PARA NOIVAS SEM TEMPO” irá ajudá-la, de um modo muito fácil, a planejar sua festa de casamento durante o horário de trabalho sem perder em produtividade e, o mais importante, sem perder o emprego!
Promoção Salve a Noiva e JPlay