fbpx
casamento elopement como organizar
Planejamento

O que é casamento elopement?

O casamento elopement é ideal para casais que não querem ou não podem gastar com uma festa. Descubra como organizar e qual o valor médio de um evento neste modelo.

Achou o termo estranho? Mesmo sem ter ideia do conceito, eu aposto que você sabe o que é. Quem nunca ouviu falar em noivos que fogem para se casar ou, então, sobre casamentos românticos só com os noivos em uma praia paradisíaca em Bali, ou ainda em uma igrejinha em Las Vegas?

Viu como você sabe o que é elopement wedding?

casamento elopement como organizar

Casamento elopement: qual o significado?

Apesar de vir do termo elope, que significa fugir em inglês, aqui não se trata mais de fugir da casa dos pais para casar em segredo – é que assim acontecia antigamente e foi de onde surgiu o elopement wedding.

Mesmo em outros tempos, hoje em dia, não deixa de ser uma fuga. Os noivos podem querer fugir do estresse e dos altos custos gerados pela elaboração de uma festa com muitos convidados. Podem ser casais divorciados, que não querem mais passar por uma festa, ou, simplesmente, uma questão romântica e o desejo de curtir esse momento mágico somente a dois.

O casamento elopement, que tem, sim, a benção dos familiares, mas não a companhia deles na cerimônia, vem ganhando força no Brasil desde 2008, com o agravamento da crise econômica. Afinal, trata-se de uma maneira bem mais barata de realizar a tão sonhada cerimônia de casamento.

A verdade sobre quanto custa um casamento na praia!

Como organizar um casamento elopement

Atenção! Não é porque é uma cerimônia só entre o casal que o evento não vai exigir organização e planejamento. Deve ser uma cerimônia íntima e personalizada, mas coberta de romantismo e amor.

O casamento elopement deve ser pensado com muito carinho pelos noivos, para que seja um momento intenso de cumplicidade. Veja o passo a passo de como organizar:

  1. Escolha do local

Muitos noivos escolhem lugares ao ar livre para o casamento elopement. Uma praia, montanha, campo ou até um coreto ou biblioteca: o importante é que o local seja significativo para os noivos, de preferência, que não exija decoração. E cá entre nós, nosso país tem cenários lindíssimos, seja em qual região for.

  1. Trajes

Aí vai muito do sonho, do estilo e orçamento dos noivos. Se você sempre sonhou com um lindo vestido de noiva, véu e grinalda, bora lá, afinal é o seu sonho. Mas também podem ser utilizados trajes mais simples, e que reflitam o estilo do casal. Lembre-se: as fotos ficam para sempre. Pense em como você quer ser vista no seu casamento daqui 20 anos.

  1. Quem vai fazer a celebração?

Aqui os noivos também ficam bem livres para escolher. Pode ser um juiz de paz, um diácono que os noivos gostem, ou até mesmo um amigo chegado que possa dizer algumas palavras para registrar o momento. O casal pode escrever os votos e tornar a troca de alianças um momento cheio de significado.

  1. Registro

Esse talvez seja o ponto que vai gerar um pouco de custo para os noivos, mas é um gasto que vale a pena. Contratar alguém para registrar o casamento por fotos e vídeo é a certeza de que o momento será lembrado para sempre, e, ainda poderá ser mostrado para amigos e familiares que não estavam presentes na cerimônia.

casamento elopement como organizar
Que tal pegar um helicóptero?

casamento elopement como organizar

Quanto custa o casamento elopement?

Apesar de sair bem mais barato do que um casamento com toda pompa e circunstância, ele pode ter, sim, algum custo, dependendo do que os noivos pretendem contratar.

Se for em algum hotel, tiver músicos, decoração, fotógrafo ou contar com a contratação de uma empresa especializada na realização deste tipo de cerimônia, pode variar entre R$ 8 e R$ 23 mil.

Locais para casamento a dois no Brasil

Como já comentei antes, existe uma infinidade de locais lindos para realizar o enlopement wedding, depende muito do gosto dos noivos. Muitas vezes, eles já têm um lugarzinho especial em mente, mas, se você precisa de sugestões, aqui vão algumas:

  • Chapadas – Guimarães/MG e Diamantina/BA;

  • Praias – Região dos Lagos, Parati no RJ e Costa Esmeralda em SC;

  • Serra – Gaúcha/RS;

  • Petrópolis e Teresópolis/RJ;

  • Campos do Jordão/SP.

Há, ainda, em todo o país, as praias lindas, os sítios bucólicos e as fazendas imensas que podem ser o cenário perfeito para o grande dia.

Agora é só colocar criatividade em prática e fazer uma cerimônia do jeitinho do seu gosto e tamanho do seu bolso. E então, já definiu o seu local perfeito para o “sim”? Divida com a gente pelos comentários e até a próxima. 

Fotos: Junebug Weddings

GUIA PARA
NOIVAS SEM TEMPO
O “GUIA PARA NOIVAS SEM TEMPO” irá ajudá-la, de um modo muito fácil, a planejar sua festa de casamento durante o horário de trabalho sem perder em produtividade e, o mais importante, sem perder o emprego!
Promoção Salve a Noiva e JPlay