Planejamento

Descubra o romantismo de ter um casamento simples e barato!

Entenda como ter um casamento simples e barato sem deixar a economia transparecer.

Quase toda noiva busca estratégias para economizar em determinados aspectos do casamento, mas são poucas as que falam abertamente sobre o quanto gastam. Na verdade, ninguém deveria saber o quanto você investe para a organização da sua festa. Isso não deve ser dito e nem deveria ser perguntado em qualquer circunstância.

O grande ponto de uma festa não é o custo necessário para transformá-la em realidade, mas o valor sentimental que ela tem para noivos e convidados. Entenda o verdadeiro sentido desse tipo de comemoração e descubra todo o romantismo que um casamento simples e barato pode proporcionar no post de hoje!

10 Passos para organizar um casamento econômico para 200 convidados.

Menus econômicos para casamento

O verdadeiro significado de uma festa de casamento

Celebrar a criação de uma nova família

Chega um momento do relacionamento em que o casal percebe que está pronto para dar o próximo passo: os dois têm uma situação financeira bacana, veem o outro como o principal aliado e procuram resolver as diferenças com maturidade. Então, começam a fazer planos para o futuro e, finalmente, decidem oficializar esse compromisso.

A cerimônia de casamento é o resultado dessa vontade de oficialização. Independentemente de crenças religiosas, dizer “sim” à pessoa amada significa assumir a responsabilidade de caminhar ao lado dela e formar uma nova família. Lembrando que quaisquer formas de amor e modelos de família são motivos de celebração, ainda mais nos dias de hoje.

Compartilhar um momento especial com pessoas queridas

Por muito tempo, o casamento serviu como uma espécie de marcador social. Algumas famílias faziam questão de anunciar os enlaces de seus rebentos nos jornais e convidar todos os conhecidos para prestigiar esse rito de passagem. Por sorte, os tempos mudaram e o evento se transformou no que sempre deveria ter sido: uma celebração do amor perante as pessoas mais amadas.

Por isso, organizar um casamento simples e barato pode ser a alternativa perfeita para quem deseja ter um grande dia com jeitinho de encontro de família. Nada de trajes desconfortáveis, presentes caríssimos e tradições que já não fazem sentido: o que importa é aproveitar esse momento único de uma maneira leve, íntima e romântica. Dá para ser mais elegante que isso?

Como ter um casamento simples e barato?

Convide apenas os mais próximos

Entendo que a vontade de compartilhar a alegria desse momento com todo mundo que você conhece pode ser grande. No entanto, se deixar levar por esse impulso pode fazer com que a lista de convidados saia de controle e vocês tenham que gastar mais para tirar o casamento dos sonhos do papel ou economizar em pontos que consideram essenciais.

Convidem apenas aqueles que estão presentes no cotidiano de vocês como casal ou que tenham grande importância em suas vidas, mesmo a distância. Definitivamente, o grande dia não foi feito para reunir primos de vários graus, amigos de escola e colegas de trabalho, a não ser que sejam muito íntimos. Estabeleçam um número máximo de convidados e procurem respeitá-lo, certo?

Considere meses, dias e horários alternativos

Abandone aquela velha ideia de que uma festa só pode acontecer no sábado! Quem deseja ter um casamento simples e barato precisa considerar alternativas menos disputadas pelos noivos, como a noite de sexta e a manhã de domingo. Fugir dos meses mais populares para enlaces – dezembro, novembro e outubro – também é uma boa estratégia para gastar menos.

Marcar um casamento para meses, dias e horários alternativos ajuda a economizar em outros aspectos. Por exemplo, uma cerimônia marcada para as primeiras horas do dia pode ser seguida por um café da manhã ou um brunch. Em muitos casos, a luz do sol contribui para que o momento fique mágico e evita a necessidade do aluguel de um jogo de iluminação.

Pense em alternativas para o buffet

Tradicionalmente, os noivos oferecem um grandioso buffet para os convidados depois da cerimônia. Contudo, a escolha de um fornecedor de qualidade pode acabar impactando de forma significativa no orçamento disponível para a festa. Portanto, considere alternativas: brinde com bolo e champanhe, coquetel e churrasco são boas pedidas!

Quem faz questão de proporcionar um buffet para os convidados também pode pensar em outras formas de evitar que o serviço pese demais no bolso. Normalmente, restringir um pouco a variedade de pratos e sobremesas funciona. Vocês ainda podem substituir os docinhos finos por opções mais em conta ou simplesmente cortá-los, ficando apenas com o bolo e os bem-casados.

 

Escolha um lugar adequado para o casamento

Ter um casamento simples e barato passa pela escolha de um bom espaço. Quem realmente deseja economizar deve considerar a possibilidade de realizar a cerimônia e a festa no mesmo local; assim, dá para cortar gastos com o aluguel e a decoração da igreja. Fora que a logística do evento fica mais econômica como um todo!

O lugar escolhido para a sua festa de casamento já deve ser bonito e equipado. Acredite: de pouco adianta escolher um espaço que não a agrada completamente ou que não tenha a infraestrutura necessária apenas pelo preço. As chances de ter que gastar mais com decoração ou fornecedores para deixar o local apresentável são muito grandes.

Invista em projetos de decoração

Quem acompanha o blog há um tempo deve ter percebido que adoro o Pinterest! Sem dúvidas, essa rede social é uma fonte incomparável de inspiração para quem deseja ter um casamento simples e barato. Por lá, você encontra tutoriais que ensinam a dar conta de todos os aspectos da decoração de uma festa por conta própria, desde os centros de mesa até as lembrancinhas.

Se você não manda muito bem nos trabalhos manuais e tem medo de produzir peças de pouca qualidade, convoque familiares e amigos talentosos para ajudar. Essa é uma oportunidade bacana de dar um gostinho sobre o que os aguarda no grande dia e dividir o momento tão especial com as pessoas mais queridas. Sem contar que cada detalhe da festa será significativo!

Infelizmente, muitas pessoas ainda investem em festas caríssimas para impressionar e acabam se esquecendo do verdadeiro significado desse momento. Porém, um casamento simples e barato pode ser muito mais impactante para todos os envolvidos: sua realização mostra que o amor prevalece diante de qualquer dificuldade.

Consegue perceber o romantismo de um casamento simples e barato? Para receber outras dicas bacanas diretamente nas suas redes sociais, acompanhe o blog: Facebook, Instagram, YouTube e Pinterest. Até mais! 

Junte-se ao
Uma vez por semana lhe enviaremos nossa seleção de insights, tendências e tudo o que você precisa saber para que o grande dia seja inesquecível!
GUIA PARA
NOIVAS SEM TEMPO
O “GUIA PARA NOIVAS SEM TEMPO” irá ajudá-la, de um modo muito fácil, a planejar sua festa de casamento durante o horário de trabalho sem perder em produtividade e, o mais importante, sem perder o emprego!