Alimentação e Receitas

Como montar uma salada light para não passar fome?

Difícil almoçar só uma saladinha e não passar fome. Para emagrecer e comer de forma saudável sem neuras, veja como montar uma salada light que te deixa saciada.
Só Deus e nossa mãe sabem como passamos fome pra ficar em forma no dia do casamento! Sempre apelamos para a famosa saladinha, mas chega uma hora que a bendita enjoa e não desce de jeito nenhum! E o pior, é quando você come e uma hora depois está com fome.

Pra não ficar só nas folhas com frango grelhado, vamos mostrar como montar uma salada apetitosa, saudável e prática. Estas ideias servem para montar a salada no pote, colocando sempre os molhos no fundo do pote e as folhas por último, no topo.

PRIMEIRO

  1. O primeiro passo é sempre ter folhas verdes. Não precisam ser necessariamente cruas; podem ser refogadas.
  2. Depois acrescente algo crocante, que de tanto mastigar, vai dar a sensação de saciedade, além de deixar a salada mais gostosa (como cereais, sementes e croutons, por exemplo).
  3. Pra não sofrer com fome, adicione um pouco de arroz integral, macarrão ou quinoa, caso não goste de grão de bico ou lentilha.
  4. Para transformar a salada num prato substancial, adicione proteínas como ovo, salmão, atum, frango, bife grelhado e grão de bico.
  5. Para temperar use ervas como manjericão, salsinha, coentro, hortelã e tomilho, limão, vinagre balsâmico, que trazem um elemento fresco e ajudam a evitar o uso do sal.

Fica mais fácil visualizar assim:

 

como montar a salada perfeita
Está em inglês, mas dá pra entender. A base são as folhas verdes, depois acrescente algo crocante (crunch), algo macio (soft), algo inesperado ou sabores diferentes como frutas e picles (unexpected), proteína e um molho (dressing)

Cuscuz  marroquino com Tofu

Kale e cuscuz Tofu Bowls Com Laranja Tahini Vestir

O cuscuz marroquino é super prático de fazer. Uma caixinha de R$ 12,00 dá para usar mais de dez vezes. Clique aqui para saber o preparo.  Nesta salada foi usado tofu assado (misture com mel, shoyu e óleo de gergelim, e coloque no forno só para dourar), adicione couve ou espinafre refogados, tomate cereja, avocado picado e sementes de girassol torrada.

O ingrediente que não encontrar substitua por outro parecido.

 

Salada de cuscuz marroquino com legumes | Panelinha - Receitas que funcionam:
Cuscuz marroquino, ótimo para o jantar. Coloque frango desfiado ou kani, cenoura ralada, maçã, milho, ervilha, palmito, cebola, amendoim, etc..Só não coloque tomate, pois estraga rápido.

Batata doce e grão de bico

Batata doce grão Bacia
Saladinha simples e gostosa com grão de bico, batata doce, brócolis e verduras. Anote aí e abuse! Cozinhe o grão de bico com seu tempero habitual. Depois de cozido, ainda quente, misture com uma verdura, de preferência acelga ou espinafre, pra que ela dê uma murchadinha.
A batata doce pode ser cozida ou assada. Prefira assada, assim dá pra colocar alguns pedaços de cebola junto. Depois que tudo estiver cozido é só arrumar bonitinho em um bowl ou prato, fica tudo melhor misturado. Tempere com limão e sal. O molho da foto é feito com Tahine:
  • 1/4 xícara (56 g) de tahine
  • 1 colher de sopa de xarope de bordo
  • 1/2 limão – suco
  • 2 a 4 colheres de sopa de água quente para diluir

 

Batata doce abacate bacia
Variação da salada – ao invés de grão de bico, leva quinoa e pode ser feita com arroz integral. Para finalizar, adicione queijo cotagge.
Uma opção gostosa com o grão de bico é fazer uma salada com atum, cebola, tomate, limão e cheiro verde.

Salada de lentilha

Arco-íris Veggie Bacia Com Jalapeño Ranch Dressing

Aqui a única coisa que precisa cozinhar é a lentilha, que pode ser substituída por frango, atum ou macarrão. Acrescente tomate picado, milho, pepino, ervilhas torta (toque de crocância) e abacate a gosto. Aqui foi usado um molho de iogurte simples, mas pode temperar como preferir.

Salada de arroz frito

Vegan Fried Rice

 Arroz frito você pode comer frio ou quente; este é feito com o mesmo tofu adocicado e assado. Refogue o alho, cebola, ervilhas e cenouras; em seguida, adicione o arroz integral cozido e o tofu. Tempere com molho shoyu e decore com amendoim torrado e cebolinha.

 

Balsamic Chicken Salad with Lemon Quinoa:
Folhas, tomate cereja, queijo branco, azeitonas, quinoa e filé de frango
Sriracha Lime Chicken Chopped Salad:
Escolhas suas folhas preferidas para usar como base. Acrescente tomate, cebola, abacaxi grelhado, abacate ou ervilhas e filé de frango ou peixe.

Substitua o jantar com estas saladinhas, cuscuz marroquino, cuscuz tradicional, batata amassada, filé com salada, legumes cozidos (amo brócolis e couve-flor). Daí, quando bater aquela fome, lá pelas 23 h, coma um iogurte grego de flocos/banana ou uma fruta.

Você vai ficar um arraso no dia do casório!

2 comentários

Cliquei aqui para postar um comentário

  • Que legal Aline, realmente quando noiva também pensava assim e morava na academia. Mas continuo com vários hábitos e um deles é a salada. Adorei saber o passo a passo. Ótimo post.
    Vanessa Melo <3

Junte-se ao
Uma vez por semana lhe enviaremos nossa seleção de insights, tendências e tudo o que você precisa saber para que o grande dia seja inesquecível!