menina bebendo água
Alimentação e Receitas

O que acontece com o organismo quando você não bebe água?

Sabia que quando você sente sede quer dizer que já está desidratado? Essa sede é seu corpo pedindo hidratação. Por que devemos beber mais água?

Sabia que seu corpo é composto de aproximadamente 60% de água? Isso significa que, quando estamos desidratados, estamos afetando o desempenho de grande parte do nosso corpo.

Pra ter uma ideia de como a falta de água no organismo nos afeta, veja o que acontece quando você não ingere água.

1. É mais provável que tenha problemas de saúde. Uma maior ingestão de água tem sido associada à diminuição das chances de cálculos renais, câncer de urina e cólon e ataques cardíacos.

2. Sem água, sem metabolismo. Em estudos feitos para seu livro, The Water Secret (Wiley), o médico Howard Murad descobriu que a taxa metabólica basal de uma pessoa (as calorias queimadas em repouso) acelera à medida que o corpo se torna mais bem hidratado e eficiente.

3. Você terá que pensar mais para completar as mesmas tarefas. No Instituto de Psiquiatria do King’s College de Londres, em 2011, os cientistas descobriram que os cérebros de adolescentes desidratados se afastaram de seus crânios e que, quando pediram para jogar um jogo de resolução de problemas, eles se apresentaram tão bem quanto aqueles que bebiam o suficiente, porém seus cérebros trabalharam mais para fazê-lo. (Beber água restaura o cérebro ao seu tamanho normal).

Como montar uma salada light sem passar fome?

4. Você come mais. Um estudo de 2010 com 45 adultos, descobriu que aqueles que bebiam dois copos de água antes de cada refeição consumiam de 75 a 90 calorias menos enquanto comiam. (Ao longo de três meses, essas pessoas perderam uma média de dois quilos mais do que as pessoas que não beberam água antes de cada refeição.)

Às vezes, pensamos que estamos com fome, quando na verdade estamos com sede. Nosso corpo só começa a ativar todos os alarmes quando o ignoramos.

5. Você parece estar mais enrugado. Ao pesquisar para seu livro, Howard Murad também descobriu que a água enxerta a pele, enche linhas finas e rugas, e anima uma pele cansada.

6. Você fica de mau humor. Em 2009, pesquisadores da Tufts, fizeram um estudo com dois grupos onde eles tinham que fazer de 60 a 75 minutos de exercícios aeróbicos de alto impacto. Um grupo faria sem beber água, e o outro poderia beber normalmente. O grupo desidratado se sentiu muito mais cansado, confuso, irritado, deprimido ou tenso que o outro após o término da atividade.

Outras pesquisas também demostraram que a desidratação pode afetar seu humor e torná-lo mal-humorado e confuso.

Pense mais claro e seja mais feliz bebendo mais água!

jarra com agua

Vantagens de beber água

Se não beber água, você vai morrer. Isso é muito importante! Dependendo do nosso ambiente, podemos viver apenas alguns dias sem água. Podemos viver muito mais sem comida do que sem água.

  • Prevenção do câncer. Várias pesquisas dizem que permanecer hidratado pode reduzir o risco de câncer de cólon em 45%, câncer de bexiga em 50% e, possivelmente, reduzir o risco de câncer de mama também.
  • A hidratação adequada contribui para o aumento do desempenho atlético. A água compõe 75% do nosso tecido muscular! A desidratação pode levar à fraqueza, fadiga, tonturas e desequilíbrio eletrolítico.
  • Menos dor nas articulações. A água pode reduzir a dor nas articulações, mantendo a cartilagem macia e hidratada. Esta é, na verdade, como a glucosamina que ajuda a reduzir as dores nas articulações, ajudando na absorção de água da cartilagem.
  • Elimine resíduos e bactérias. Nosso sistema digestivo precisa de água para funcionar corretamente. Os resíduos são descarregados sob forma de urina e suor. Se não bebemos água, não liberamos esses resíduos e armazenamos no nosso corpo causando uma infinidade de problemas. Também combinado com fibra, a água pode combater a constipação.
  • Prevenir dores de cabeça. Às vezes, as dores de cabeça podem ser causadas pela desidratação, então a água pode prevenir ou aliviar aquela dor de cabeça desagradável. Na próxima vez que sua cabeça doer, tente beber água.
  • Faça sua pele brilhar! Nossa pele é o maior órgão do nosso corpo. O consumo regular e abundante de água pode melhorar a cor e a textura da sua pele. A água também ajuda a fazer a pele regular a temperatura do corpo através da transpiração.
  • Alimente seu corpo. A água é essencial para a circulação adequada de nutrientes no corpo. A água serve como sistema de transporte do corpo e, quando estamos desidratados, as coisas simplesmente não conseguem se locomover também.

Dica! Deixe uma garrafinha de água na mesa do trabalho, do escritório… Isso ajuda a lembrar-se de que precisa de água! 

Junte-se ao
Uma vez por semana lhe enviaremos nossa seleção de insights, tendências e tudo o que você precisa saber para que o grande dia seja inesquecível!
GUIA PARA
NOIVAS SEM TEMPO
O “GUIA PARA NOIVAS SEM TEMPO” irá ajudá-la, de um modo muito fácil, a planejar sua festa de casamento durante o horário de trabalho sem perder em produtividade e, o mais importante, sem perder o emprego!