receitas com sobras de comida
Alimentação e Receitas

Não jogue fora as sobras da cozinha!

Segundo a BBC, no mundo, cerca de 1,3 bilhão de toneladas de alimentos são desperdiçados todo ano! Por isso nunca jogue fora as sobras da cozinha.

Cerca de um quarto dos alimentos que compramos vai para o lixo. É muita comida jogada fora!

Além do desperdício em nossas casas, muitas frutas e legumes que são considerados fora de padrão para venda, “feios”, são jogados fora. Pensando nisso, a rede de supermercados Intermarché realizou uma campanha na França para estimular o consumo dos alimentos que não são bonitos, mas que nutricionalmente são iguais aos outros.

Todos os vegetais e frutas fora do padrão são vendidos a um valor 30% mais baixo. Com essas duas medidas, a rede de supermercados vendeu mais de 1 tonelada de frutas e vegetais “feios” em dois dias e tornou seu consumidor mais consciente sobre o desperdício de alimentos segundo o site Hypeness.

Para começarmos a fazer a nossa parte nessa história, vamos listar aqui alguns alimentos que podem ser reaproveitados em casa:

Molho de mostarda

Quando há apenas um pouco de mostarda na embalagem não jogue fora. Ao invés disso, como ela tem sabor forte, jogue alguns ingredientes para fazer um molho para carnes ou saladas.

Dentro do recipiente, coloque um pouco de creme de leite, agite a embalagem e terá um molho delicioso para  filé de frango ou carne grelhados.

Para molhos para saladas, acrescente uma colher de sopa de mel, duas colheres de sopa de vinagre e azeite. Agite e terá um molho com mostarda e mel, acrescente sal e pimenta a gosto.

Sobras de bolo

Da próxima vez que assar um bolo, não jogue fora as sobras que cortar para confeitá-lo ou o restante que ninguém aguenta comer mais.

Essas sobras de bolo podem ser congeladas por um mês. Se for metade de um bolo que sua família não comeu inteiro, pode descongelar e servir outro dia. Ou pode fazer uma deliciosa sobremesa em camadas com frutas e chantilly, como na foto abaixo.

Arroz

Use o resto de arroz para fazer um arroz de forno ou cremoso. Você pode misturar frios, molho de tomate e levar ao forno pra gratinar. Dá para colocar milho em lata, salsinha picada e creme de leite para acompanhar uma carne assada. Fica delicioso!

Frutas bem maduras, quase estragando

Ou a gente esquece de comer ou elas não aguentam o calor do nosso país. As frutas que estão muito maduras podem ser aproveitadas de várias maneiras. Você pode fazer uma geleia, sucos e vitaminas, compotas, salada de frutas e vários tipos de sobremesas como tortas de bolos.

Se perceber que a fruta vai estragar e não tem como usar no momento, pode congelar. Todas as frutas podem ser congeladas, exceto banana e pêra. Aqui você encontra algumas técnicas de descongelamento de frutas.

Resto de vinho

Nem sempre tomamos uma garrafa inteira de vinho, ou queremos usar somente para temperar uma carne. E dai, como não desperdiçar?

É só congelar! Você pode colocar em formas de gelo e tirar conforme a necessidade ou em sacos alimentícios. Assim, toda vez que precisar para usar em alguma receita é só descongelar a porção a ser usada.

receitas sobras de massa

Resto de massa de torta

Os pedaços de massa que sobram podem ser transformadas em pequenos petit four. Dá pra rechear com goiabada ou geleias como na foto acima.

Sobra de pão

Você sabia que o pão francês, duro, pode ser ralado e misturado com raspas de limão, ervas e queijo parmesão para virar uma bela farofa para empanar frango, porco ou peixe?

receita com sobras de pão

Macarrão com sobras de carne e vegetais

Uma maneira fácil de acabar com as sobras de carne e vegetais é fazer macarrão com esses ingredientes.

Sobra de frango

Dá para desfiá-lo e usar para como recheio em pães ou panquecas. Se não tiver muito temperado, pode fazer uma salada ou torta. E por ai vai…

Sobra de feijão cozido

Aquele feijão temperado pode virar um saboroso tutu. Nada de jogar fora hein!

Olio

O Olio é um aplicativo de compartilhamento de alimentos. Nele você anuncia a comida que sobra em sua casa para as pessoas de sua região, e combina para que elas busquem. Ainda não funciona no Brasil, mas é uma excelente alternativa para evitar o desperdício e ajudar outas pessoas.

E você, tem alguma receita incrível com sobras de alimentos? Compartilhe com a gente!

Junte-se ao
Uma vez por semana lhe enviaremos nossa seleção de insights, tendências e tudo o que você precisa saber para que o grande dia seja inesquecível!
GUIA PARA
NOIVAS SEM TEMPO
O “GUIA PARA NOIVAS SEM TEMPO” irá ajudá-la, de um modo muito fácil, a planejar sua festa de casamento durante o horário de trabalho sem perder em produtividade e, o mais importante, sem perder o emprego!