Alimentação e Receitas

Receita: Macarrão de abobrinha com molho à bolonhesa vegetariano

O macarrão de abobrinha é um excelente substituto para massas e outros carboidratos! Ideal para quem busca uma alimentação mais saudável no dia a dia. Esta refeição é super nutritiva, agrada a todos os paladares e é tão fácil de fazer, que mesmo os mais preguiçosos vão adorar!

É um prato é rico em nutrientes, começando pelo espaguete de abobrinha. É fonte de vitamina A, complexo B e fibras. Como são ricas em água, é de fácil digestão e auxilia no funcionamento no intestino. Podem ser consumidas cruas, em saladas, refogadas, grelhadas na churrasqueira e até em receitas de bolo e tortas. Os cogumelos presentes no molho são ricos em antioxidantes, que ajudam a fortalecer o sistema imunológico.

As lentilhas geralmente são lembradas no ano novo, mas podem ser usadas sempre e como substitutas do feijão. São uma ótima fonte de ferro, proteínas e fibras. Além de auxiliarem no combate da anemia, limpam o organismo absorvendo as toxinas e auxiliam no combate a sintomas da TPM.

Se está em busca de uma alimentação sem glúten, rica em vitaminas e com poucas calorias, este prato é para você! A receita serve 4 porções.

INGREDIENTES

Molho à bolonhesa vegetariano

1 xícara de lentilha cozida
1 xícara de cogumelos paris fatiados
1 dente de alho picado
1 cebola roxa pequena picada
1 cenoura cortada em cubos pequenos ou ralada
1 xícara de molho de tomate
1 colher de sopa de manjericão picado
1 colher de sopa de salsa picada
2 colheres de sopa de azeite extra virgem
Sal e pimenta a gosto

Espaguete

4 abobrinhas passadas na vertical no ralador grosso para ficarem com o formato de espaguete.

Enquanto o molho cozinha você pode ir preparando as abobrinhas. Existem 3 formas para isso. A primeira, é utilizar a abobrinha crua que acaba aquecendo quando se joga o molho por cima. Quem não gosta, como eu, pode levar a frigideira com azeite e um pouco de sal apenas para ela refogar um pouco. Algo super rápido para não ficar mole demais, coisa de 3 minutos.

A terceira e última forma, é jogá-la em água fervente por 1 minuto, escorrer e jogar na água gelada para interromper o cozimento. Eu não gosto deste método, como a abobrinha é rica em água, quando cozida mesmo que rapidamente, dá a impressão que fica molenga e encharcada.

O grande segredo para que o espaguete não fique estranho, independente da preparação, é apertar bem a abobrinha antes refogar ou juntá-la ao molho. Isso tira o excesso de água e evita que ela fique estranha.

MODO DE PREPARO

  1. Aqueça o azeite em uma panela em fogo médio.
  2. Adicione as cebolas e as cenouras. O ponto é quando a cebola começa a ficar transparente.
  3. Junte o cogumelo e o alho cozinhe até ficar macio, cerca de um minuto ou dois.
  4. Adicione as lentilhas cozidas e o molho de tomate à panela, e cozinhe em fogo baixo por 10 minutos.
  5. Desligue o fogo e adicione a salsa e o manjericão. Tempere com sal e pimenta a gosto.
  6. Em um prato, adicione as abobrinhas e regue com o bolho a bolonhesa por cima. Se preferir adicione queijo com parmesão ralado para finalizar.

Está receita pode ser feita com diversos molhos e ingredientes. Veja algumas variações:

Alho e óleo com camarões.
Caprese, com tomate cereja, muçarela de búfala e molho pesto.
Estilo yakissoba, com frango, amendoim, cenoura, pimentão, etc.
Junte-se ao
Uma vez por semana lhe enviaremos nossa seleção de insights, tendências e tudo o que você precisa saber para que o grande dia seja inesquecível!