area-de-serviço-organizada
Decoração da casa

16 Lavanderias Pequenas Práticas e Modernas!

Muitos recém casados tem dúvidas na hora de decorar a lavanderia, que na grande maioria são minúsculas e a impressão que passam é de que não cabem nada. como decorar e organizar este espaço.

Quando pensamos em decorar nossa casa, acabamos deixando a lavanderia em segundo plano por ser um lugar escondido, longe dos olhos das visitas. A diferença deste ambiente para os outros cômodos, é que a cozinha, assim como a área de serviço, são locais com a obrigação de serem apresentados sempre bem organizados e práticos, para utilização no dia a dia.

Quando olhamos uma área de serviço sem equipamentos, a sensação que temos é que não vai caber nada. A mágica será organizar o espaço para que caiba tudo que você precisa, e que ainda fique organizado. Pense que a principal função de uma lavanderia além de lavar e secar roupas é guardar produtos de limpeza e outros itens, para isso, você precisará de espaço suficiente para sua máquina de lavar, secadora, varal, armários, etc.

A principal dica é aproveitar cada cantinho. Geralmente confinados a áreas minúsculas da casa, todo espaço disponível é bem-vindo. Para ganhar espaço, você pode instalar armários ou prateleiras (com cortina ou não) sobre a máquina de lavar roupas e o tanque, por exemplo, para manter os produtos de limpeza organizados. Os itens que não usar com frequência podem ser deixados nas prateleiras mais altas que estas.

Em alguns apartamentos a lavanderia fica integrada a cozinha. O grande erro na hora de decorar esses espaços é deixar a cozinha com um estilo totalmente diferente da lavanderia (no caso capricham na cozinha e esquecem da área de serviço). Para que este espaço funcionem bem e fique bonito, o ideal é que eles tenham o mesmo conceito decorativo, por exemplo, usando os mesmo materiais. Se na cozinha os eletrodomésticos são de inox, use de inox na lavanderia; se os armários da cozinha são pretos, use preto na lavanderia.

Se entre a cozinha e a lavanderia não tiver uma porta de vidro separando, você pode esconder o aquecedor de gás em um armário, sempre com o mesmo material do restante. Outra dica é deixar todo espaço com o mesmo tipo de piso, para dar a sensação de amplitude, de que a cozinha é maior.

Não se esqueça que a cozinha e a lavanderia são áreas molhadas, por isso os armários devem ser feitos com materiais de qualidade que suportem alta umidade.

Lavanderia escondida em uma porta retrátil – Maíra Acayaba/Casa Claudia
Cozinha com divisória de vidro e utilização de mesmos materiais para igualar e ampliar os espaços – Renata Cáfaro/Casa.com.br

área de serviço organizada

lavanderia_03
Aqui a lavanderia foi “escondida” na cozinha, com uma porta estilo “camarão”. Os armários brancos ampliam o espaço e o azulejo prata fez toda a diferença no ambiente, de forma elegante.
lavanderia_02
Exemplo de lavanderia integrada à cozinha, sem serem delimitadas. Todo espaço tem o mesmo estilo de armários e piso.
lavanderia_01
A pastilha verde escura deu um ar elegante, quebrando o excesso de branco. Atenção especial aos vasos na prateleira.

Banheiro com um detalhe especial a mais; a máquina de lavar, dentro do armário.
lavanderia_12
Novamente uma cozinha integrada com a área de serviço. Neste caso foi usada uma porta de correr de madeira e vidro, para não tirar a iluminação da cozinha quando estiver fechada.
lavanderia_13
Lavanderia escondida com porta estilo “camarão”, camuflando o ambiente e dando a impressão de que ali está apenas um armário.
lavanderia_16
Neste ambiente não foi utilizada porta nem painel para limitar o espaço, o que preserva a iluminação natural. O piso foi igualado para dar a sensação de amplitude ao espaço
lavanderia_08
Para tornar invisíveis as tubulações da coifa e do aquecedor a gás, o teto foi rebaixado com gesso.
lavanderia_05
Nichos, ganchos e prateleiras são boa opções para acomodar vassouras, rodos e produtos de limpeza.
lavanderia_00
Gavetões são ideais para separar as roupas sujas e peças para passar. Cabideiros são ótimos para auxiliar no trabalho, depois de passadas as roupas.

lavanderia_17

lavanderia_15
Apesar das paredes brancas, bem tradicionais, este modelo de ambiente traz uma inovação – o armário de madeira em preto. O painel de madeira ao fundo pede atenção especial, pois é uma área constantemente molhada, o que exige material de boa qualidade.

Um ambiente bonito e organizado em casa facilita o seu dia a dia, deixando tudo mais prático e rápido para ser feito. Por isso, dê uma atenção extra à decoração e organize bem a sua área de serviço.

Até mais, beijos!

 

6 comentários

Cliquei aqui para postar um comentário

Junte-se ao
Uma vez por semana lhe enviaremos nossa seleção de insights, tendências e tudo o que você precisa saber para que o grande dia seja inesquecível!