Decoração da casa

Alterações práticas e econômicas para decorar a casa

Você quer decorar a sua sala mas não pode gastar muito? Está enjoada de olhar pra aquela parede branca ou seu apartamento é alugado? Veja estas dicas simples da nossa consultora de decoração, a arquiteta Amanda Forte, e descubra maneiras fáceis e baratas para decorar a sua casa.

Layout dos móveis

Alterar o layout de um ambiente é geralmente a mudança mais acessível que você pode fazer, e não gasta nada.

Primeiro,  tire os objetos ou móveis que não utiliza ou que não gosta mais. Depois, alinhe os móveis para manter o ambiente com aspecto organizado e em harmonia.

Importante destacar que você precisa andar pelos cômodos sem ficar batendo nas mobílias, por isso, ás vezes compensa trocar cadeiras por um par de poltronas; pode ser um pouco mais caro, mas pode fazer aquele ambiente parecer maior e mais ágil.

Sem excessos, sua casa fica mais organizada e com visual clean.

Pintura

Uma cor nova no ambiente pode transformá-lo de uma maneira incrível. O mercado oferece uma variedade de cores e possibilidades. A regra é muito básica e padrão! Cores escuras podem criar a sensação de ambiente acolhedor e cores claras e neutras dão a sensação de amplitude.

Observe a tonalidade dos móveis, paredes, comprimento,… Qual parede quer destacar? Daí escolha a cor que melhor se encaixa no ambiente.

 

Cortinas

Ás vezes o que falta é uma bela cortina! Elas podem mudar completamente o clima do espaço; no mercado encontramos prontas, com diferentes preços.

Fique atento na textura do pano da sua cortina; panos mais finos e leves não carregam o ambiente e mantém a luz natural. As mais grossas e pesadas deixam o ambiente mais carregado e preenchido.

As mais utilizadas são as cortinas de varão; as persianas não são indicadas para salas e quartos, pois aparentam um visual mais sério e adequado para escritórios e ambientes profissionais.

Tecidos e mantas

Alguns metros de um tecido estampado pode dar ao sofá antigo uma aparência jovem e moderna! Uma manta de veludo em uma poltrona pode ser o que precisava! Confere sofisticação e aconchego ao seu ambiente.

Tapetes

É tão fácil errar com tapete! Um dos maiores erros é um tapete pequeno demais para um espaço ou colocado de forma errada.

Só de trocar o tapete por um de tamanho maior já faz com que seu ambiente parece maior. E se colocar por baixo da mobília, vai ficar com uma aparência limpa e centrada, porém com cara de espaço preenchido.

Se não pode comprar um grande, compre dois menores, e coloque-os lado a lado, ou até mesmo em um ângulo diferente, para gerar um elemento surpresa e divertido.

Iluminação

Cada ambiente deve ter 3 tipos de iluminação: ambiente, iluminação da tarefa e iluminação de realce. 

Além disso, a iluminação pode ser uma das partes mais bonitas de um ambiente. Quem não ama uma sala de jantar com um lustre grande, ou um candelabro simples no canto de uma sala, mas que cria um toque de luxo?

Amanda Forte Arquitetura

arq.amandafrt@gmail.com

Junte-se ao
Uma vez por semana lhe enviaremos nossa seleção de insights, tendências e tudo o que você precisa saber para que o grande dia seja inesquecível!