tipos-de-nichos
Decoração da casa

28 Ideias de nichos para decorar e organizar sua casa

Os nichos são muito mais que peças decorativas de uma casa. Embutidos ou não, eles podem ser feitos em diversos materiais e auxiliam na hora organizar, principalmente em espaços pequenos.
Os nichos são prateleiras, em formato de caixa, que podem ser usadas para organizar livros, coleções, eletrônicos e elementos decorativos em geral. São ótimas alternativas para decorar e organizar sua casa sem se preocupar com espaço.

Ideais para ambientes pequenos ou como opção para preencher paredes vazias, eles podem ser usados em qualquer ambiente, de banheiros e salas até espaços comerciais. São encontrados em diversos tamanhos, formatos e materiais como MDF, madeira, inox, gesso e plástico.

Você encontrará no mercado modelos abertos ou fechados. O nicho fechado é ideal para “esconder” objetos, como documentos e eletrônicos, ideal para escritórios. Você pode usar um nicho aberto com uma caixa dentro para guardar essas coisas. Os abertos ajudam na decoração e podem ser usados na cozinha, como divisória de ambientes integrados, área de serviço, escritório, quartos, até no banheiro para perfumes e cremes. No lavabo e banheiro a parte abaixo da bancada pode guardar papel higiênico, toalhas e sabonetes.

Não existe regra para usá-los, como são versáteis, é possível fazer várias composições.

Patricia Anastassiadis

Diversas lojas de construção e decoração, vendem modelos prontos, é só comprar e instalar na parede. Neste caso, o ideal é medir a largura da sua parede, imaginar quantos você precisará e como eles ficarão naquele local, para comprar no tamanho e quantidade correta.

Existe a opção de fazer nichos embutidos com gesso ou alvenaria, que garante um visual mais requintado. Para isso você precisará de um profissional qualificado para fazer o serviço, principalmente de houver iluminação. O espaço para embutir deverá ser medido e cortado com precisão, feito com uma serra mármore. Para o acabamento dependerá do local escolhido, banheiros precisam de materiais resistentes a água e umidade.

Eles podem ter a profundidade que você desejar; de 10 á 30 cm; depende da sua funcionalidade. Você só deve ter atenção para o número de objetos que irá colocar, para não deixar o nicho pesado. Ele não é como uma estante que tem sustentação para grandes objetos, por isso pode não aguentar todo o peso e arrebentar.

Confira os diferentes nichos para cada ambiente.

S A L A S 

Na imagem abaixo, o nicho é personalizado feito em marcenaria, com fundo revestido de espelho. Boa sugestão para ambientes pequenos, já que o espelho amplia nossa visão de espaço.

Arquiteta Débora Aguiar
Arquiteta Patricia Martinez
Por David Bastos
Nicho de gesso com iluminação embutida.

imagem abaixo tem uma instalação mais complexa. O nicho foi utilizado para separar um ambiente integrado. Ele foi feito com estrutura de ferro e algumas caixas em MDF, criando um móvel vazado com visual leve integrando os ambientes da cozinha e sala.

Patricia Anastassiadis

Q U A R T O S

Nichos de gesso com iluminação embutida.

Por Paula Neder
Parede de tijolos para quartos, com nicho de concreto aparente para um visual urbano e moderno.
Escritório Casa 14 – Nicho de concreto aparente

Q U A R T O  I N F A N T I L 

Nichos em Mdf, pintados de cores distintas.

quarto infantil amarelo e azul com nicho no piso com caixas de organização
Por Silvana Lara Nogueira – nicho no piso com caixas de organização
Por Julyana Bortolotto

E S C R I T Ó R I O S

Duet Arquitetura

C O Z I N H A S

Á R E A  D E  S E R V I Ç O

B A N H E I R O S

Por Fernanda Marques
Por Quitete Faria

Junte-se ao
Uma vez por semana lhe enviaremos nossa seleção de insights, tendências e tudo o que você precisa saber para que o grande dia seja inesquecível!