fbpx
tipos-de-nichos
Decoração da casa

28 ideias de como organizar nichos na sua casa

Os nichos são muito mais que peças decorativas de uma casa. Embutidos ou não, eles podem ser feitos em diversos materiais e auxiliam na hora organizar, principalmente em espaços pequenos.

Os nichos são prateleiras, em formato de caixa, que podem ser usadas para organizar livros, coleções, eletrônicos e elementos decorativos em geral. São ótimas alternativas para decorar e organizar sua casa sem se preocupar com espaço.

Ideais para ambientes pequenos ou como opção para preencher paredes vazias, os nichos podem ser usados em qualquer ambiente; de banheiros e salas até espaços comerciais. São encontrados em diversos tamanhos, formatos e materiais como MDF, madeira, inox, gesso e plástico.

Você encontrará no mercado modelos abertos ou fechados. O nicho fechado é ideal para “esconder” objetos, como documentos e eletrônicos, principalmente para ambientes de escritórios. Pode usar um nicho aberto com uma caixa dentro, para guardar essas coisas.

Os abertos ajudam na decoração e podem ser usados na cozinha, como divisória de ambientes integrados, área de serviço, escritório, quartos, até no banheiro para perfumes e cremes. No lavabo e banheiro, a parte abaixo da bancada pode guardar papel higiênico, toalhas e sabonetes.

Não existe regra para usá-los. Como são versáteis, é possível fazer várias composições.

Patricia Anastassiadis

Diversas lojas de construção e decoração, vendem modelos prontos; é só comprar e instalar na parede. Neste caso, o ideal é medir a largura da sua parede, imaginar quantos precisará e como ficarão naquele local, para comprar no tamanho e quantidade correta.

Há a opção de fazer nichos embutidos com gesso ou alvenaria, que garantem um visual mais requintado. Para isso, você precisará de um profissional qualificado para fazer o serviço, principalmente de houver iluminação. O espaço para embutir deverá ser medido e cortado com precisão, feito com serra mármore. O acabamento dependerá do local escolhido; banheiros precisam de materiais resistentes a água e umidade.

Os nichos podem ter a profundidade que desejar; de 10 á 30 cm; depende da sua funcionalidade.

Atente especialmente para o número de objetos que irá colocar, para não deixá-lo pesado. Não é como uma estante, que tem sustentação para grandes objetos. Corre-se o risco de não aguentar todo o peso e arrebentar.

Confira os diferentes nichos para cada ambiente.

Nichos para sala

Na imagem abaixo, o nicho é personalizado, feito em marcenaria, com fundo revestido de espelho. Boa sugestão para ambientes pequenos, já que o espelho amplia nossa visão de espaço.

 

Arquiteta Débora Aguiar
Arquiteta Patricia Martinez
Por David Bastos
Nicho de gesso com iluminação embutida.

 

imagem abaixo tem uma instalação mais complexa. O nicho foi utilizado para separar um ambiente integrado. Foi feito com estrutura de ferro e algumas caixas em MDF, criando um móvel vazado com visual leve integrando os ambientes da cozinha e sala.

 

Patricia Anastassiadis

Nichos para quarto

Nichos de gesso com iluminação embutida. (Lindo, não?!)

 

Por Paula Neder
Parede de tijolos para quartos, com nicho de concreto aparente para um visual urbano e moderno.
Escritório Casa 14 – Nicho de concreto aparente.

 

Nichos para quarto infantil

Nichos em MDF, pintados de cores distintas.

 

quarto infantil amarelo e azul com nicho no piso com caixas de organização
Por Silvana Lara Nogueira – nicho no piso com caixas de organização.
Por Julyana Bortolotto

Nichos para escritório

Duet Arquitetura

 

Nichos para cozinha

 

Nichos para área de serviço

 

Nichos para banheiro

Por Fernanda Marques
Por Quitete Faria

GUIA PARA
NOIVAS SEM TEMPO
O “GUIA PARA NOIVAS SEM TEMPO” irá ajudá-la, de um modo muito fácil, a planejar sua festa de casamento durante o horário de trabalho sem perder em produtividade e, o mais importante, sem perder o emprego!
Promoção Salve a Noiva e JPlay