Decoração da casa

Pilar e Vigas – Como camuflar na decoração!

Essas paredes no meio do caminho mais atrapalham do que ajudam, e a gente nunca sabe o que fazer. Por isso a arquiteta Amanda Forte veio nos ajudar e dar boas dicas de como decorar esses espaços.

 

Pilares, vigas, encanamento ou paredes indesejadas no meio do caminho é algo mais comum do que se imagina, principalmente em apartamentos. Por ser algo estrutural não tem como se livrar deles, o jeito é camuflar e criar novas soluções!

Pilares_14
Parede indesejada acomoda um belo quadro e uma meia parede como aparador atrás do sofá. Ambiente em total harmonia.

Para resolver esse problema de impacto visual é mais simples do que parece. Abaixo confira as formas de revestimentos e disfarces para você ampliar o seu ambiente.

1. Espelhos

Revestir o pilar com espelho é uma das formas mais utilizadas, com certeza vocês já viram em algum lugar. É um ótimo aliado pois confunde nossa visão e aparenta não ter barreira no ambiente.

Pilares_11Pilares_10

2. Madeiras

De acordo com a decoração, revestir de madeira se torna uma composição no conjunto de moveis, o que dá harmonia ao visual da sala ou quarto.

Pilares_12 Pilares_13

3. Concreto

Para um visual moderno ou urbano, nada melhor que o concreto. Sou suspeita pois eu amo esse material. Acredito que o cinza e a textura dele são sempre um acerto.

Pilares_00
O pilar no meio da sala de estar e jantar foi aproveitado para fazer um móvel de apoio e bar.

Pilares_01 Pilares_08

4. Tijolos de Demolição

Hoje em dia existe materiais que imitam o tijolo de demolição, com uma espessura bem mais fina que o tradicional. São super charmosos e ficam únicos na sala ou quarto.

Pilares_04

5. Pintura

Para os mais audaciosos, pintar o pilar com uma cor forte que entra em contraste com as paredes, cria um ambiente original e moderno. Se quiser que fique mais discreto é só deixá-los da mesma cor que o restante das paredes.

Pilares_05
Nesse caso foi usado uma cor muito mais escura que as paredes, o resultado ficou moderno e jovem.
Pilares_06
O pilar no canto da sala foi aproveitado como detalhe, criando profundidade com a parede da televisão.
Pilares_07
Pilar branco com quadros.
Pilares_17
Novamente o pilar de cor mais escura que a parede da sala, criando dinamismo.
Pilares_16
O pilar com detalhe azul foi ampliado como meia parede para criar um móvel de apoio, assim separando o escritório da sala.

Não são só essas texturas que você pode utilizar no pilar da sua casa, o mercado oferece uma infinidade de possibilidades, como pedras ou papel de parede. Escolha a melhor opção que combina com seu gosto e a decoração da sua casa.

Gostaram? Qual vocês usariam na sua casa?

Beijos!

 

13517727_10210071503368426_141811917_o

Amanda Forte Arquitetura

contato@amandafortearquitetura.com

13 comentários

Cliquei aqui para postar um comentário

  • Plantinhas daquelas de rolha de garrafa, presas numa parede que leva um papel/adesivo de parede que remete à tijolos de demolição, seria uma opção também?

  • Depende da decoração da sua casa Rodrigo. Mas no caso iriam muitas rolhas né? hahaha
    Particularmente, acho mais bonito uma parede de jardim vertical com folhas artificiais ou deixar apenas o papel de parede imitando tijolo.
    Espero ter ajudado! Beijos.

  • Olá Fabiana!
    Madeiras são ótimas opções e o mercado oferece várias tonalidades.
    Escolha uma que combine com a cor das paredes, piso e decoração da sua casa. Tudo tem que estar em sintonia.
    Beijos!

  • Bom dia, tenho uma sala de TV e uma sala de star, toda aberta, resolvi por um pilar redondo para ajudar no sofisticação do ambiente, mas estou na dúvida o que você acha ? Ficarei muito feliz com sua orientação .

    Att. Alessandra

    • Olá Alessandra.
      Prefira ambientes amplos com a passagem livre. O pilar redondo fica até bacana, mas depois com o tempo pode virar um empecilho.

      Separe os ambientes com móveis, pelo que você falou, acredito que vai ficar mais bonito.

      Beijos!

  • Olá Amanda!Tenho duas colunas na sala,uma à distância de 65 cm e outra a 75 centímetros da parede .O espaço das colunas à parede é de 75 cm também.Assim sendo não tenho onde colocar o meu sofá italiano de 2,20 m.Não posso encosta-lo à parede porque ficaria por debaixo das vigas também.Que tal fazer mais colunas vazadas e uni-las para encostar o sofá?.E fazê-las como? Devo aceder à parte de tras para limpar .AH E A SALA È REDONDA!!!Estou desesperada, vou andar com obras e nivelar a sala que tinha um desnível ainda que roubava espaço.Rs.Responda p.f.Obrigada

  • Oi, Amanda! Gostaria da sua ajuda! No canto da minha sala, bem onde fica a mesa de jantar, tem uma coluna que pega na quina onde duas paredes se encontram. Essa coluna tem 42cm de largura. Me atrapalha muito, pois eu vou colocar em uma parede papel de parede com estampa geométrica e na outra parede, um espelho grande. Essa coluna fica bem na quina dessas paredes e quebrará o visual! Não consegui pensar em nada para disfarçá-la. Você tem alguma sugestão? Obrigada! Bjs

    • Oi Monique! Recomendo você usar cores similares e próximas, para não ter impacto visual.
      O caso do papel de parede, toma cuidado com a cor que você vai escolher e a cor que vai ficar este pilar.
      Tenta encontrar uma “comunicação” entre eles para ficar o mais harmonioso possível.
      Beijos.

  • Olá Amanda. No meu caso não tenho um pilar vertical, e sim apenas uma viga que fica em cima da bancada da cozinha (de fora a fora na parede). Vou pintar as paredes do apartamento com cinza Elefante, e minha dúvida é se deixo a viga branca, se mesclando ao teto da cozinha e teto rebaixado da sala, que são brancos… ou se pinto com o mesmo cinza da parede. Qual sua sugestão?

Junte-se ao
Uma vez por semana lhe enviaremos nossa seleção de insights, tendências e tudo o que você precisa saber para que o grande dia seja inesquecível!
GUIA PARA
NOIVAS SEM TEMPO
O “GUIA PARA NOIVAS SEM TEMPO” irá ajudá-la, de um modo muito fácil, a planejar sua festa de casamento durante o horário de trabalho sem perder em produtividade e, o mais importante, sem perder o emprego!