capa_madeira
Decoração da casa

Pisos de madeira – Piso vinílico, laminado, madeira maciça ou porcelanato?

A madeira sempre deixa o ambiente mais aconchegante, e hoje é uma tendencia usá-la na decoração. Para pisos, existem diversos materiais que imitam madeira e podem ser instalados facilmente.
Pisos  de madeira são um clássico, além de charmosos, combinam com qualquer decoração. Eles trazem conforto, calor e aconchego para uma casa. O mercado oferece muitos materiais com esta textura, como laminados, vinílicos, porcelanatos, tacos de madeira maciça, etc.

Entre tantas opções pode ficar difícil decidir qual o melhor para você. Descubra os prós e contras de cada material e qual se adapta melhor ao seu bolso e ao seu estilo de vida.

Pisos Laminados

Os pisos laminados são utilizados em ambientes internos, podem ser utilizados em áreas comerciais e residencias. Entre as principais características está a resistência a riscos e a abrasão, facilidade para limpar e alta durabilidade. Como a madeira, o piso laminado tem ampla variedade de cores.

O piso é constituído de laminas de madeira de aproximadamente 7 mm de espessura, em larguras e comprimentos variados. A instalação é fácil e rápida, as placas do piso apresentam encaixe tipo macho-fêmea, que facilitam a instalação, além de apresentarem grande firmeza e ter um visual homogêneo. As placas de pisos laminados são compostas por compensados, semelhante ao carpete de madeira.

Ele possui o preço mais em conta que o vinílico, mas mais caro que o carpete de madeira, pois é mais resistente.

  • Pontos fracos

O ponto fraco deste material é a resistência a água e a acústica.

Se cair água sobre o piso laminado você tem que limpar rapidamente, em minutos o revestimento se dilata dando a impressão que está inchado. A limpeza deve ser feita apenas com pano úmido. Caso você tenha animais de estimação em casa, é um cuidado extra! Alguns são muito lisos, o que dificulta quando eles caminham, pois a patinha acaba deslizando.

Outro ponto fraco é a acústica. O laminado propaga sons facilmente, então se prepare para ouvir passos pela casa.

Pisos vinílicos

O piso vinílico, por ser emborrachado, possui um ótimo desempenho acústico e térmico. Além disso, é muito resistente, de alta durabilidade, antialérgico, não retém poeira e é fácil para limpar. Como o laminado, ele apresenta diversas cores porém seu preço é maior.

A instalação é rápida e fácil, desde que o local de aplicação esteja regular, sem nenhum desnível. O vinílico pode ser aplicado diretamente no contrapiso, cimentado, cerâmica e outros materiais.

O acabamento do vinílico é de alta qualidade e ele é mais resistente à água do que o laminado. A espessura é menor e são mais flexíveis. Não faz barulho ao andar, ideal para quem tem animais de estimação e crianças. Os vinílicos são vendidos nos sistemas de cola, click e autoadesivos.

  • Pontos fracos

O vinílico risca se a abrasão for grande e seu pigmento pode se desbotar com o sol.  Além disso, o piso suporta água, mas não pode ser submerso.

Madeira maciça

O piso de madeira maciça é um material natural, nobre e extremamente durável que transmite aconchego. Dentre suas características estão: fácil instalação, não acumula sujeira, prático, hipoalergênico e conforto térmico. Eles podem ser lixados e envernizados várias vezes, ficando como novos a cada manutenção.

Se você tem um piso de madeira maciça que estão desgastados pelo tempo, você pode restaura-lo, lixando e aplicando verniz com brilho, acetinado ou fosco. Ou pintá-los com uma nova cor, utilizando esmalte sintético ou tinta epóxi.

  • Ponto fraco

Custo muito alto.

Porcelanato que imita madeira

Mesmo materiais como piso laminado e vinílico não sendo 100% madeira maciça, eles ainda trazem uma sensação térmica similar ao da madeira. O porcelanato imitando madeira, ainda é um piso frio.

Se você deseja uma textura de madeira em áreas molhadas, como banheiros e cozinhas, este tipo de material pode ser uma boa solução.

Conclusão

Se você está pensando em mudar o seu piso para renovar a sua casa, ou não gosta do piso do apartamento alugado, a melhor escolha para ter um bom custo-benefício é o piso vinílico.

Mas se você for construir uma casa, que vai morar por anos, recomendo fazer um investimento maior e utilizar a madeira maciça. Sua durabilidade é maior e permite fazer várias alterações ao longo dos anos.

 

 

Junte-se ao
Uma vez por semana lhe enviaremos nossa seleção de insights, tendências e tudo o que você precisa saber para que o grande dia seja inesquecível!