Lifestyle

Como controlar o estresse durante a organização do casamento?

É difícil lidar com trabalho e planejamento de uma festa de casamento ao mesmo tempo. Chega um momento em que o estresse bate, com tantas coisas pra fazer, tempo e orçamento apertados. Acaba misturando trabalho com fotos de casamentos; sente que o dia precisaria ter horas pra dar conta de tudo.

Os benefícios de cuidar de você; ser você; são incontáveis: reduz o estresse, aumenta a produtividade, seus relacionamentos têm mais qualidade. Porém, algo que parece tão simples é realmente difícil de colocar em prática. Principalmente se você sabe que tem muitas coisas na listinha de pendências para fazer.

Uma coisa de cada vez…

É lindo falar que está ocupada; que é multitarefas. Mas será que isso é bom?

Na verdade, o ideal mesmo é façamos uma coisa de cada vez, e com a mente atenta na tarefa. Porém, na correria de tantas providencias a serem tomadas, o mais comum é que fazermos tudo ao mesmo tempo, e muitas vezes com a mente totalmente desconectada da tarefa atual, já pensando na seguinte.

Preste atenção se este é o seu caso. Certas decisões precisam de tempo e de mais análise para serem mais assertivas. Vá com calma! Fazer por fazer, sem prazer e discernimento nenhum, depois pode dar mais trabalho e talvez você  nem se lembre do que afinal decidiu.

Use seus sentidos

Sexto sentido? Não! Os cinco normais mesmo. Seria assim: quando for almoçar, sinta o cheiro da comida, o gosto e as sensações que aquele momento oferece. Quantas vezes você almoçou e nem sentiu o gosto do que estava comendo? Quantas vezes passou ao lado de um conhecido e nem o enxergou?

Este modo de ser, totalmente presente no agora, é um processo de relaxamento também. Quando prestamos atenção no minuto que estamos vivendo, desaceleramos e percebemos uma série de coisas ao redor. Faça o teste, aproveite a hora do almoço para praticar a mente concentrada e veja como dá resultado!

Fique cinco minutos sem fazer nada

Pelo menos cinco minutinhos! Dez seria melhor; uma hora, melhor ainda! Já ouviu falar em ócio criativo? Ficar assim de vez em quando, sem fazer nada, só curtindo os pensamentos que vierem, o ritmo da sua respiração, os barulhinhos do entorno, etc… dá uma calmaria na tensão e um momento de descanso. É só um tempo pra desconectar da preocupação com o comentário indelicado do chefe ou as mil tarefas da listinha de pendências.

Quando a mente descansa, trabalha melhor. E se não conseguir, faça uma caminhada, se inscreva na academia. Para noivas isso é excelente, pois além de relaxar ainda queima calorias.

Faça conexões reais

Reconecte-se com as pessoas. Pessoas de verdade. Não via Whatsapp, Instagram ou Facebook.

Já percebeu quantas vezes você vai trabalhar e nem olha para as pessoas a sua volta. E quando está em casa e manda uma mensagem no celular da mãe, ao invés de ir até ela no outro comodo?

Tire um tempo pra se reunir com os amigos.

Tente ficar longe das tecnologias

Este é difícil. Seres humanos de nossa época são dependentes de artefatos tecnológicos desde que nascem, praticamente. Isso não é bom nem ruim, dependendo do modo como se usa. Notebook e tablet ajudam a trabalhar, aumentam produtividade, mas mantém a mente focada nisso e sem descanso. Se precisar realmente fazer algo depois do expediente, limite um tempo pra isso.

Deite na cama e leia um bom livro, veja um programa de que gosta e depois, durma bem!

De que adianta passar a madrugada salvando fotos para o casamento ou lendo um contrato para assinar, com a mente desgastada? Isso pode acarretar decisões erradas. Isso sem falar na culpa, por não dar conta do recado… Organize-se garota!

Se não se cuidar, as chances de ficar estressada são grandes. Isso pode afetar as relações de trabalho e familiares. Pense, se acalme e pise no freio!