Viagem

Tudo o que você precisa saber para planejar a lua de mel

Planejar a lua de mel pode ficar em segundo plano quando se tem um casamento para organizar, mas é preciso ficar atento ao cronograma para que tudo dê certo.

Sei que você deve estar muito envolvida com as questões do casamento, que não são poucas, mas nada de se esquecer de planejar a lua de mel, hein? Se você acha que é muita coisa para resolver em pouco tempo, fique tranquila. Eu preparei algumas dicas pra você planejar tudo de forma fácil e organizada!

Por experiência própria, te garanto: para ter uma lua de mel relaxante, sem nenhuma surpresa desagradável, precisa existir um planejamento bem detalhado, e quanto antes vocês começarem, melhor! Chame seu noivo e mãos à obra!

Minha recomendação é que vocês comecem com mais ou menos 10 meses de antecedência. Então, fiz uma linha do tempo mostrando o que é preciso fazer em cada período que antecede o casamento. Assim, fica tudo mais prático. Papel e lápis na mão e vamos às minhas dicas!

8 a 10 meses antes: acredite, não é muito cedo para planejar a lua de mel

Nesse momento, vocês devem conversar sobre as ideias básicas como orçamento disponível e quais destinos poderão ser escolhidos. A partir disso já podem até pensar quais passeios farão, e, aí sim, começa o planejamento.

Quando vocês definirem um orçamento para a lua de mel, isso já vai reduzir as opções dos destinos… Ah! Não se esqueçam dos gastos com o casamento, ok? Depois disso, pensem se a viagem será nacional ou internacional. Existem opções para todos os bolsos.

No Brasil, os destinos mais procurados para lua de mel são:

  • Praias do Nordeste: com suas pousadas simples ou lindos resorts;

  • Fernando de Noronha: se destaca pelas belas praias, diversidade de atividades que vão do agito à calmaria e preços razoavelmente acessíveis;

  • Angra dos Reis: destino rodeado pela mata atlântica. Seus destaques são a tranquilidade, o silêncio e as belas paisagens;

  • Serra Gaúcha: esse é o destino mais indicado para quem casa no inverno! Conforto, tranquilidade e comida boa não faltam, assim como atividades variadas e lindos parques.

Já no exterior, as opções para lua de mel são mais amplas:

  • Querem diversão? Orlando e Miami são boas pedidas!

  • Querem lugares exóticos? Que tal Tailândia, Tanzânia, Indonésia, Nova Zelândia ou Quênia?

  • Querem praias lindas e relaxantes? Minha sugestão são Havaí, Cancún, Punta Cana, Caribe e Bahamas;

  • Querem romantismo? Paris, é claro, e também a Itália, com cidades incríveis como Veneza, Florença e Roma. E não dá pra deixar de sugerir a Grécia, principalmente Santorini, com suas casinhas brancas e pôr do sol sensacionais!

Compartilhem suas ideias e sonhos de viagem – isso é essencial para chegarem a um consenso ao planejar a lua de mel. Já pensou você sonhando com Paris e seu noivo fazendo planos sobre safáris e praias na Tanzânia? Não dá…

Escolhido? Ótimo, agora é hora de pesquisar mais sobre o destino e conversar com os amigos e familiares que já estiveram lá, que podem dar dicas legais.  Pensem se terão disponibilidade para fazer tudo sozinhos ou se não é melhor contratar um agente de viagens. Afinal, planejar a lua de mel é pra ser gostoso, e não mais um fator de estresse.

Quanto mais cedo reservarem suas passagens, a probabilidade de conseguir voos diretos e mais baratos será maior, especialmente se forem usar as milhas acumuladas. Não se esqueçam de usar os aplicativos que dão alertas quando a passagem para o destino desejado ficar mais barata  – eles podem também indicar hotéis!

Outro item importante é reservar o hotel. Existem aplicativos que comparam os preços doas diárias, e vou dar mais uma dica: deixem claro que é lua de mel, porque vários hotéis têm ofertas ou pacotes exclusivos que deixarão tudo mais romântico.

Ah, e se for precisar de carro de aluguel, essa também é a hora de fazer a reserva.

6 meses antes: vamos aos detalhes da lua de mel?

Para garantir que tudo corra bem, ainda existem itens a serem verificados ao planejar a lua de mel:

  • A viagem é internacional? É preciso providenciar ou renovar os passaportes e verificar a necessidade de vistos para os destinos escolhidos;

  • Alguns países exigem vacinação. Então, verifiquem se isso será necessário e quais vacinas devem ser tomadas! Tenho uma amiga que ia para mais de um roteiro, incluindo o Caribe, e o noivo achou que já tivesse tomado a vacina da gripe amarela, que tem duração de 10 anos. Aí, no meio da viagem, eles não puderam ir, pois a vacina já tinha vencido!

  • Vocês não vão acreditar, mas esse mesmo casal precisou alugar um carro na lua de mel, já que não iriam mais para o Caribe. Foi quando ele percebeu que não tinha levado sua carteira de habilitação! Portanto, atenção a esse detalhe, também;

  • É hora de fazer o Seguro de Viagem. Infelizmente, surpresas e acidentes podem acontecer, então, ao planejar a lua de mel, nada de deixar esse detalhe de lado;

  • Tenho certeza que os amigos, ao planejar a lua de mel, lhes indicaram restaurantes especiais e passeios diversos. Então, façam as reservas necessárias para que não se frustrem com lotações inesperadas.

2-3 meses antes da lua de mel: agora, falta pouco!

Já verificaram se suas malas estão em ordem? E a câmera fotográfica? Ou vão ficar apenas com os registros do celular?

Comecem a fazer planos, conheçam a variedade de atividades daquele local e façam uma lista do que desejam visitar, fazer e onde querem comer.

1 mês antes: ai, que friozinho na barriga!

O trabalho de planejar a lua de mel está acabando, e é hora de começar a lista das bagagens e fazer as compras dos itens que estão faltando. Avaliem não somente as roupas, mas acessórios, remédios de uso contínuo, itens de perfumaria e documentos pessoais de ambos.

Não se esqueçam de finalizar e confirmar as reservas que fizeram: aluguel de carro, hotéis e passagens de avião.

Se vocês têm um ou mais bichinhos de estimação, pensem com quem eles ficarão e lembrem-se de que existem diversos serviços de hotel, cuidadores e passeadores para ajudar. Mas tudo isso tem que ser planejado nesta época.

2 semanas antes: tá chegando a hora

Todos os documentos de vocês estão em ordem? Lembrem-se: cópias dos documentos pessoais, passagens de avião, permissão de habilitação internacional, passaportes e vistos.

Definam como pagarão as despesas nos destinos escolhidos. Vocês podem usar o cartão de crédito, mas verifiquem se ele pode ser usado internacionalmente, se a viagem for para o exterior. Em caso positivo, liguem para a operadora do cartão de crédito e avisem que estarão viajando e em que período, para que eles não bloqueiem os cartões por transações suspeitas.

De qualquer forma, é sempre bom ter algum dinheiro em espécie, tanto em reais quanto na moeda local do país visitado. E aqui vai outra dica importante: não deixem para fazer isso em casas de câmbio que ficam nos aeroportos, porque as taxas cobradas são bem mais altas.

Comecem a fazer as malas, assim, vocês evitam o estresse dos dias que antecedem o casamento e a viagem. Aproveitem o tempo para revisar as malas e pesá-las, levando em conta a carga aceita pela companhia aérea.

2-3 dias antes: emoção pura!

Verifiquem a previsão de tempo do destino da viagem. Ainda dá tempo de fazer mudanças ou acréscimos nas malas. Mais uma vez, confirmem reservas de voos e hotéis, afinal, o seguro morreu de velho!

Vejam como farão para ir ao aeroporto e, se for táxi, já deixem reservado. Além disso, caprichem na mala de mão! Não se esqueçam dos itens essenciais e algumas roupas básicas para poder aproveitar mesmo se alguma bagagem for extraviada.

1 dia antes: coração acelerado

  • Vejam se embalaram tudo e não se esqueceram de nada ao planejar a lua de mel;

  • Verifiquem se houve alguma mudança nos voos;

  • Preparem-se mentalmente para o início da vida a dois!

Gostaram das minhas dicas? Tenho certeza que, com esse passo a passo de como planejar a lua de mel, vocês estarão preparados uma viagem dos sonhos, sem nenhum contratempo! Minha última dica: aproveitem a viagem para relaxar, se divertir, namorar muito, iniciando, assim, uma linda vida de casados, cheia de boas lembranças.

Se tiverem alguma dúvida ou sugestão sobre como planejar a lua de mel, escrevam para mim pelos comentários e até a próxima. 

Junte-se ao
Uma vez por semana lhe enviaremos nossa seleção de insights, tendências e tudo o que você precisa saber para que o grande dia seja inesquecível!