fbpx
madrinhas de casamento com vestido lilás
Madrinhas e Padrinhos

Combinar os vestidos das madrinhas é uma boa ideia?

A noiva pode decidir os vestidos das madrinhas e elas precisam respeitar, mas será que combinar as roupas é uma boa ideia?

Antes que você pense que não, saiba que esta é uma tendência que se vê muito nos filmes americanos, e que agora está desembarcando aqui no Brasil, com a adesão de várias noivas: a padronização dos vestidos das madrinhas de casamento.

Como ainda é novidade, o assunto é meio polêmico entre noivas e madrinhas: têm aquelas que são favoráveis e as que são contra. Mas, o que levar em consideração na hora de padronizar os vestidos das madrinhas?

Antes mesmo de se tornar comum nos casamentos americanos, madrinhas com vestidos iguais já era uma tradição medieval. Na idade média, as amigas da noiva se vestiam de forma parecida com ela e entravam antes no cortejo. Isso servia para confundir os maus espíritos e afastar da noiva as energias negativas.

No decorrer do tempo, essa combinação caiu um pouco em desuso e os vestidos das madrinhas passaram a ser diferentes do da noiva, que virou destaque entre todos os vestidos.

combinar vestidos madrinhas de casamento em tons de azul

Hoje, essa tendência está voltando e sendo adotada nos casamentos aqui no Brasil.

Porém, é um pouco polêmica. Primeiro porque toda mulher quer estar linda em uma festa tão importante como a celebração de um casamento. Depois, porque normalmente uma quer estar mais linda do que a outra e geralmente isso inclui não estar parecida com as outras… Mas, afinal, quais são os prós e contras desta tendência de padronizar os vestidos das madrinhas?

Ideias para madrinhas de casamento com vestido vermelho

Prós e Contras em combinar os vestidos das madrinhas

Prós

  • Simetria: mesmas cores e modelos formarão uma simetria. Todas terão a mesma aparência e o mesmo gasto, uma vez que os vestidos terão o mesmo preço.

  • Aspecto descomplicado: quando os vestidos são todos iguais, a preocupação não está em reparar no vestido de cada madrinha, os olhares se voltam para os rostos e não para as roupas.

  • Estilo clássico: a noiva pode sonhar com o casamento desde a infância e idealizar como ela quer ver suas madrinhas.

Contras

  • Preferências: cada madrinha tem um formato de corpo diferente da outra. O mesmo ocorre com estilo e gosto pessoal. Nem sempre o modelo escolhido pela noiva favorece todas as madrinhas, além do que, a escolha pode não atender à preferência das amigas, o que pode gerar algum conflito.

  • Uniforme: fazer uma pessoa vestir o que não gosta ou não combina pode causar desconforto e até tirar o brilho da festa para ela. Nenhuma mulher quer se sentir no altar como uma boneca usando um uniforme que nada tem a ver com seu estilo.

  • Orçamento: não se deixe enganar pela ideia de que vestidos iguais, preços iguais e ninguém terá problema para pagar. O que uma madrinha pode considerar barato, a outra pode não ter condições de arcar. Quando há liberdade de escolha do modelo, cada uma se adapta ao seu próprio bolso.

Resumindo, deixar a escolha dos vestidos das madrinhas com elas permite que invistam em um modelo que gostem e que valorize seu corpo, além de livrá-las de despesas com a compra ou aluguel de um vestido novo por não ter o que a noiva está solicitando.

Por outro lado, se é um sonho da noiva, o ideal é reunir as madrinhas e conversar sobre o desejo de padronização – talvez, a simples flexibilização no tom da cor já seja suficiente para agradar as madrinhas.

vestidos madrinhas de casamento floridos

Como escolher o modelo dos vestidos das madrinhas de casamento?

Uma questão que deve levar em conta é que os vestidos das madrinhas devem estar adequados ao estilo, local e horário da festa. Selecione um modelo que favoreça todas as madrinhas, identificando o tipo físico e estilo de cada uma. Para ajudar, algumas dicas:

Casamento durante o dia

Os vestidos das madrinhas para casamento pela manhã ou ao ar livre devem ser leves, com tecidos mais fluidos, detalhes delicados e cores mais claras. Podem ser estampados, se a noiva permitir. Os bordados pedem moderação, devem ser discretos e usados em apenas uma parte do vestido.

Casamento à tarde

Caso a cerimônia seja por volta do horário do pôr do sol e tenha um clima mais romântico e intimista, as opções podem ser as mesmas do casamento durante o dia, porém, ligeiramente mais elegantes e sofisticados.

Casamento à noite

A hora do glamour! Os vestidos para a noite podem ser feitos em tecidos mais encorpados, trabalhados com brilhos, pedrarias, bordados e cores fortes. Mas cuidado com a pequena diferença que existe entre casamento clássico e luxuoso. O primeiro pede vestidos mais elegantes e clean, já o luxuoso, pode ir com tudo: muito brilho!

Para evitar uma imposição, pode escolher a cor e o comprimento dos vestidos das madrinhas, deixando que cada uma escolha o modelo que mais gosta. O importante é que haja harmonia entre todos os vestidos.

vestidos madrinhas de casamento em cores claras

Qual a melhor cor para os vestidos das madrinhas?

Não existe uma cor que pode ser apontada como a melhor. Você precisa escolher uma que combine com você e com o que deseja ver em suas madrinhas. Uma dica é cuidar para não vesti-las com a mesma cor da decoração, pois corre o risco de elas sumirem em meio às flores.

Outro ponto que deve ser levado em conta é o horário do casamento. Cores neutras sempre são uma boa opção, já que um conjunto de mulheres vestidas de vermelho, por exemplo, pode chamar mais atenção do que a noiva, principalmente se for em local fechado e pequeno.

Uma opção é escolher uma cor e permitir que as madrinhas definam o tom conforme a preferência de cada uma.

O que evitar? Preto, nude, branco e off white. O preto, embora muito elegante, pode transmitir certa tristeza. Já essas demais cores são muito próximas ao vestido da noiva e, além disso, podem apagar as madrinhas.

Então, nem tanto ao céu, nem tanto à terra. Essa tendência pode ser muito bacana, mas vale sempre prevalecer a conversa e o bom senso quanto aos vestidos das madrinhas. Afinal é um casamento, uma festa de alegria em que todos querem se sentir bem e felizes.

Você, noiva, tem o direito de ver seu desejo realizado, mas sem perder a amiga porque ela não quer ou não pode se vestir de acordo com o que você idealizou.

O que acha dessa tendência? Já foi madrinha em um casamento com os vestidos padronizados? Compartilhe sua experiência!

GUIA PARA
NOIVAS SEM TEMPO
O “GUIA PARA NOIVAS SEM TEMPO” irá ajudá-la, de um modo muito fácil, a planejar sua festa de casamento durante o horário de trabalho sem perder em produtividade e, o mais importante, sem perder o emprego!
Promoção Salve a Noiva e JPlay