fbpx
roupa para padrinhos de casamento
Madrinhas e Padrinhos

Como escolher a roupa para padrinho de casamento?

A roupa para padrinho de casamento também deve ser bem planejada, sabia? Veja dicas para usar no campo, na praia, casamento despojado ou na igreja.

Quando pensamos nos trajes de casamento, logo nos vem à mente o vestido da noiva e o que será usado pelas madrinhas. Porém, não podemos nos esquecer de que a roupa para padrinho de casamento é igualmente importante, afinal, ele também é peça de destaque neste evento. E acredite, uma bola fora compromete a beleza da cerimônia e das fotos.

Assim como o visual das madrinhas, é importante que a roupa para padrinho de casamento siga o estilo da festa e um padrão. A roupa não precisa ser igual a do noivo, mas deve se destacar dos demais convidados, seja em modelo ou elegância. Não existem regras e nem necessidade de todos os padrinhos usarem roupa igual.

O ideal é que o visual no altar e nas fotos seja harmonioso. Por isso, é interessante seguir um padrão de cor e/ou estilo.

Padrinhos podem usar terno completo, composto por paletó, calça e colete ou apenas o costume, que é formado pelo paletó e calça.

Para aqueles que querem um diferencial para os padrinhos, pode ser estabelecido um modelo ou cor de gravata únicos, uma camisa igual para todos ou até uma cor de meia exclusiva.

padrinhos de casamento de suspensório

Roupa para padrinho de casamento: Qual o tipo de cerimônia?

Assim como a roupa da noiva e madrinhas, os padrinhos também devem estar vestidos de acordo com o estilo da festa. Diante disso, separei algumas dicas sobre o que usar em cada tipo de festa:

Casamento no campo ou praia

Nestes ambientes, normalmente, o casamento ocorre durante o dia e permite um traje mais informal. No caso da roupa para padrinho de casamento, pode ser composta por paletó e gravata tradicional, e, se quiser dar um charme, acrescente o suspensório. As cores podem ser claras em tons crus, caqui ou cinza claro.

Casamento despojado

Se o casamento for pra lá de informal, bem despojado, o traje pode se tornar mais fácil. Mesmo assim, a roupa para padrinho de casamento ainda exige cuidado, porque o conceito de “despojado” também tem limites. Não é um vale tudo!

O ideal é apostar na bermuda, suspensório e gravata borboleta, em tons pastel. Esse tipo de traje combina muito bem com casamento na praia, por exemplo. Já se for à noite, esse despojamento pode ficar por conta de uma gravata mais estilosa, em tecido e cor diferentes dos tradicionais. O uso do suspensório também pode ser bem-vindo.

Noivo e padrinhos com traje vintage

Casamento na Igreja:

Aqui, já entramos em um estilo mais tradicional e que acontece à noite. Portanto, exige algo mais clássico, também, em relação à roupa para padrinho de casamento.

Os ternos para casamento à noite, geralmente, são em cores mais escuras. A tendência do momento é o cinza, o azul marinho e as listras finas. Ficam bem elegantes!

O modelo do traje também pode seguir tendência ou se adequar ao tipo físico dos padrinhos. Entre os modelos mais usados, está o slim fit, mais ajustado ao corpo, que está bastante em alta.

O italiano também tem aparecido bastante. É um modelo mais acinturado com mangas estreitas, cós baixo e mais ajustado nas coxas. Você pode optar pelo estilo inglês, que é solto e com duas fendas atrás ou o clássico: mais reto, ligeiramente acinturado e com uma fenda nas costas.

Normalmente, nos casamentos mais formais, a roupa para padrinho de casamento é combinada, ou seja, todos usam ternos na mesma cor e o mesmo estilo de gravata.

Casamento geek

Se os noivos não forem nada tradicionais e preferirem um casamento divertido, no estilo geek, existe uma infinidade de opções de trajes. Dependendo do tema escolhido, podem ser usadas camisetas de super-heróis ou da trilogia de Guerra nas Estrelas, por exemplo.

Aí vai muito da temática escolhida pelos noivos, o importante é que os padrinhos entrem no clima para não quebrar o estilo da festa.

padrinhos com terno e gravata azul marinho

Saiba mais sobre o uso de acessórios

O look e a roupa para padrinho de casamento podem, ainda, ser diferenciados dos demais convidados se for acrescentado algum detalhe ou acessório. É comum o uso de:

  • Flor na lapela;

  • Lencinho e gravata borboleta da mesma cor;

  • Gravata ou prendedor de gravata personalizado que os identifique;

  • Ou até mesmo o uso de abotoaduras e botões de camisa diferenciados.

São pequenos detalhes, mas que fazem toda a diferença no conjunto da roupa para padrinho de casamento.

padrinhos sem terno casamento informal

O noivo e os padrinhos devem estar iguais?

Assim como a noiva, o traje do noivo também deve se destacar dentro do estilo proposto para o casamento, é claro. Os padrinhos não devem estar mais elegantes que o noivo. No máximo, usar o mesmo estilo de traje que ele.

Vou explicar melhor: se o noivo estiver usando um terno completo, bem formal, a roupa para padrinho de casamento deve seguir na mesma linha, mas sem usar o colete, por exemplo. Assim, todos ficam um pouco mais simples que o noivo.

Não é porque as madrinhas vão junto com a noiva ao salão para se arrumar que os padrinhos precisam fazer o mesmo com o noivo. Porém, nada impede de se reunirem antes do grande momento.

Lembrancinha para padrinhos

Até um tempo atrás, o convite para padrinho ou madrinha de casamento era feito só de boca, mesmo. No momento da entrega do convite do casamento, já se perguntava se aceitavam ser madrinha ou padrinho.

Hoje, esse padrão mudou. Os padrinhos recebem um convite personalizado que poderá ser guardado como lembrança do casamento. Geralmente, são caixinhas contendo algum mimo, a gravata que deverá ser usada ou uma amostra do tecido e cor que os padrinhos e madrinhas usarão.

Essa forma de lembrancinha é uma maneira de agradecer e mostrar o quanto os padrinhos (aqui se incluem as madrinhas), são importantes neste grande passo e especialmente escolhidos para testemunhar essa união.

Sugestões de presentes para padrinhos

Caso a lembrancinha não seja o convite, pode ser entregue na semana do casamento, demonstrando agradecimento pela amizade e companheirismo durante toda a preparação para o casamento, ou mesmo no dia do casamento, agradecendo a presença.

Como lembrancinha, podem ser entregues desde bombons ou docinhos, até a gravata do padrinho, como já mencionei, minigarrafas de espumante ou vinho, ou algum outro mimo que possa ser guardado como lembrança dessa missão tão especial que é ser padrinho de casamento.

Viu só como os padrinhos também são personagens importantes no casamento? Eles também merecem cuidado, atenção e planejamento para seus trajes, porque precisam e querem fazer bonito no altar e nas fotos.

Tem alguma dica ou fato interessante sobre roupa para padrinho de casamento? Comente aqui e compartilhe nossas dicas com seus contatos!

GUIA PARA
NOIVAS SEM TEMPO
O “GUIA PARA NOIVAS SEM TEMPO” irá ajudá-la, de um modo muito fácil, a planejar sua festa de casamento durante o horário de trabalho sem perder em produtividade e, o mais importante, sem perder o emprego!
Promoção Salve a Noiva e JPlay