Madrinhas e Padrinhos

Como usar vestido curto em um casamento? Para noiva e convidadas!

Foi-se o tempo em que o universo da moda para casamentos se restringia a vestidos longos. Ainda que eu seja apaixonada por eles (e imagino que você também!), são poucas as cerimônias que pedem trajes extremamente formais nos dias de hoje. Por isso, é importante se manter informada sobre as tendências, se não quiser destoar da proposta de cada evento.

Para ajudar você – seja noiva ou convidada –, no post de hoje, resolvi compartilhar alguns modelos de vestido curto para casamento que combinam com os mais diferentes estilos de festa, e, também, responder a algumas dúvidas comuns sobre o assunto para que a sua escolha seja feita com a confiança necessária para arrasar no dia cerimônia. Vamos lá?

Modelos de vestido curto para casamento que você precisa conhecer

A grife espanhola Rosa Clará conta com poucas opções de vestidos de noiva curtos em sua coleção mais recente, mas os poucos modelos disponíveis abusam de algumas tendências, como mangas compridas e saias rodadas.

Já para as convidadas, a Rosa Clará oferece grande variedade de opções! Destaque para esse modelo estampado, que é absolutamente perfeito para casamentos realizados durante o dia.

Outra grife espanhola que me deixa suspirando é a Pronovias. Gostei do modelo da foto porque ele não é branco! Sem dúvidas, uma boa pedida para casamentos no civil ou em estilo vintage.

Caso a noiva não resolva se casar com o vestido rosa da foto anterior, as convidadas podem apostar nesse Pronovias sem medo. O comprimento e a modelagem são bem discretos, destacando o maravilhoso decote nas costas.

Não dá para falar de moda festa no Brasil sem citar Sandro Barros, não é mesmo? A renda do vestido de noiva acima forma desenhos grandes, proporcionando um ar rústico e que combina com casamentos no campo.

Com um pouco de brilho, as convidadas podem arrasar com vestidos curtos em casamentos noturnos. Um bom exemplo é o modelo da foto, também assinado por Sandro Barros.

As três décadas de sucesso da Arrazo são frutos da proposta de oferecer o melhor em moda festa a preços acessíveis. No e-commerce da marca, é possível encontrar vestidos curtos com a principal cor do ano: o vermelho!

Outra razão para salvar a loja online Arrazo nos favoritos do navegador é a oferta de vestidos plus size extremamente bonitos. Tem como não se apaixonar pela mistura de tecido, cor e caimento do modelo aí de cima? Sem dúvidas, é um curinga para casamentos.

Já conhece o Mango? Se você também adora um outlet, vai gostar da proposta desse, que é espanhol e vende roupas de festa incrivelmente baratas. Garimpando na loja virtual, encontrei esse vestido marsala que cairia muito bem no corpo de uma convidada em início de gestação, por exemplo – sim, as gravidinhas de plantão têm uma grande dificuldade para escolher roupa para casamentos, mas isso é assunto para outro post.

Esse vestido rosa também é outro achado no e-commerce do Mango. O fato de ele não abraçar as curvas do corpo dá uma leveza e fluidez que tem tudo a ver com casamentos na praia.

Oscar de La Renta

As principais dúvidas sobre o uso do vestido para casamento

Em que ocasiões a noiva pode usar o modelo?

Basicamente, o que deve definir a escolha entre um ou outro vestido de noiva é o estilo do seu casamento. Se você é uma mulher tradicional e organiza uma cerimônia clássica, talvez não seja uma boa ideia optar por esse tipo de peça. Mas isso não quer dizer que você não pode usá-la em outras situações que estão ligadas ao casamento. Na união civil ou no ensaio pré-wedding, os vestidos curtos são mais do quem bem-vindos.

Por outro lado, se você é uma mulher moderna e planeja uma cerimônia fora do comum, o vestido curto para casamento pode ser uma ótima opção para se destacar! Esse comprimento também é adequado para celebrações simples e pequenas, como o mini wedding. Em casamentos diurnos, ele é praticamente obrigatório atualmente.

Está liberado usar na igreja?

Igrejas são bem exigentes quando o assunto é cerimônia de casamento, como você já deve saber. Não é qualquer tipo de decoração e música que elas liberam. Lógica semelhante se aplica aos trajes dos noivos: o recomendado é não ousar. Portanto, evite constrangimentos no dia mais importante da sua vida e suba ao altar de vestido longo.

Noivas que querem casar na igreja e usar um vestido curto podem pensar em algumas estratégias para realizar esses dois desejos, aparentemente conflitantes. A solução mais simples é escolher um modelo para a festa e outro para a cerimônia. Também dá para buscar por uma peça com saia removível, que oferece a elegância necessária para a cerimônia, mas o conforto e descontração na hora da festa.

As convidadas podem usar vestido curto para casamento? 

Sim! Na verdade, por muito tempo, a convenção era de que as convidadas deixassem os vestidos longos para as mulheres mais importantes em um casamento: a noiva, sua mãe, sua sogra e madrinhas. Ainda que o comprimento não fosse proibido para as demais convidadas, a ideia era deixar que as participantes do cortejo brilhassem.

Pouca coisa muda na vida de uma convidada que já tenha alguma “experiência” em comparecer a casamentos. Basta se atentar para alguns detalhes antes de sair em busca de um vestido curto para não correr o risco de escolher um modelo que não tenha nada a ver com a cerimônia em questão – o que nos leva à próxima pergunta…

Como saber se esse tipo de traje é indicado?

O ideal é conversar com a noiva a respeito do assunto para ter 100% de certeza – aliás, isso serve para qualquer dúvida relacionada ao casamento. Mas o convite também dá uma série de pistas a respeito: se tiver um ar moderno ou rústico, provavelmente, a etiqueta do casamento permite que as convidadas usem vestidos curtos. Data, horário e local também ajudam a determinar se o traje é adequado.

Em eventos diurnos, o vestido curto para casamento é uma aposta relativamente segura! Nesse caso, aposte em tecidos fluídos, cores pastel e detalhes românticos. Já as cerimônias noturnas podem ser um pouco mais difíceis de decifrar. De qualquer forma, dê preferência a materiais estruturados, tons fechados e adereços glamourosos. Em geral, casamentos ao ar livre pedem trajes mais leves.

Quais são os modelos mais indicados?

Os casamentos diurnos, definitivamente, estão em alta, mas exigem uma forma muito particular de se vestir e acabam causando dúvidas em grande parte das convidadas. Nesses casos, quem aposta em rendas ou estampas florais costuma acertar em cheio!

Por sua vez, os casamentos noturnos pedem mais ousadia. Decotes são muito bem-vindos, desde que sem exageros. Também vale se jogar no brilho dos paetês e de outras aplicações.

Se quiser aproveitar a festa ao máximo – independentemente de dia, hora e lugar –, lembre-se que o comprimento ideal fica no máximo um palmo acima dos joelhos – mais do que isso pode prejudicar seus movimentos.

E você, tem o sonho de usar um vestido curto para casamento no seu grande dia? Faz questão da peça na “hora do sim”? Se você ficou com alguma dúvida sobre essas regrinhas básicas de etiqueta relacionadas aos modelos curtos, escreva pra mim pelos comentários, combinado? Até a próxima! 

Junte-se ao
Uma vez por semana lhe enviaremos nossa seleção de insights, tendências e tudo o que você precisa saber para que o grande dia seja inesquecível!