Madrinhas e Padrinhos

Qual o tipo ideal de roupa para a mãe da noiva?

Escolher a roupa para mãe da noiva não é uma tarefa simples, e, para não errar no vestido, é preciso considerar alguns aspectos da festa.

O casamento é um evento pra lá de especial! Mas não pense que é importante só para os noivos não… para os pais dos noivos então, casar os filhos, com uma baita festa de casamento, é simplesmente uma glória!

Se você achava que somente a noiva fica naquele estado de nervos para escolher o vestido, enganou-se completamente! As mães e sogras também querem ficar impecáveis neste grande dia! Afinal, elas têm um papel de destaque na cerimônia e na festa. Você pode imaginar como fica o coração da sua mãe ao pensar na filha casando? Por isso, mesmo que já esteja preocupada com o que você irá vestir, dê uma mãozinha para sua mãe e sua sogrinha querida, sugerindo alguns modelitos que podem ser a solução para este dilema.

Qual a roupa ideal para a mãe da noiva?

O importante é levar em conta algumas dicas, para que ela fique bem vestida e confortável.

12 Vestidos de casamento para mãe e sogra

Pense nisso ao escolher a roupa para mãe da noiva!

  • O vestido da noiva;

  • O local da festa;

  • O horário do casamento;

  • A estação do ano (e o clima mais provável na data);

  • O estilo da festa e da mãe;

  • Idade, peso, altura (e eventuais restrições).

O vestido da noiva!

O modelito da mãe da noiva deve seguir a mesma linha (estilo) que o vestido de noiva, para que ela não fuja muito do padrão. Não pode aparecer mais que a noiva, e nem ficar muito apagada no altar. Ela deve ter seu brilho, mas não ofuscar o seu, certo!

Local da festa!

Quanto ao local da festa, claro que os trajes devem estar adequados. Será num sítio, salão de festas, ao ar livre ou na praia? A festa e a cerimônia serão no mesmo local? Esses fatores devem ser analisados para que a roupa esteja de acordo com o ambiente.

Cheque ainda como será o sistema de climatização do local. Ficar suando demais ou passar frio não será nada legal bem no dia do casamento da filhota querida!

Horário do casório!

O horário do casamento também determina qual modelo escolher para ela. A noite exige mais requinte, vestido longo com brilhos, pedras, miçangas e tons mais escuros, enquanto o dia pede tecidos mais fluidos, luminosos e claros, além de permitir comprimentos mais curtos.

A estação do ano também influencia na escolha da roupa. Se a festa for no inverno, vale usar tecidos mais encorpados e mangas longas, que deixam qualquer vestido muito elegante, combinando com uma estola ou casaco, principalmente nos locais externos.

Estilo da festa!

Ajude-a a escolher o vestido ideal somente quando já tiver em mente qual estilo de festa de casamento será o seu. Afinal, tudo precisa estar em harmonia e se ela estiver no clima da festa, certamente se sentirá muito mais a vontade para curtir!

Estilo da mãe!

Além do estilo da festa, é fundamental entender bem qual o estilo da sua mãe, claro! Se ela é do estilo toda sensual, pois que seja uma sensualidade elegante e discreta. Se for do estilo glamourosa, ótimo! Deixe que ela fique de acordo com a personalidade dela, mas tome cuidado para evitar exageros. Afinal, ela estará bem exposta, lá no altar!

Idade!

Hum, chegamos ao quesito idade. Cuidado quando abordar este aspecto! Não queremos uma mãe (e muito menos uma sogra!) de mau humor com você nesta fase!

Se sua mãe for jovem, ela poderá usar uma roupa um pouco mais ousada, mas sem ser muito provocante. Pensem na imagem que ela quer transmitir. Ela pode ser jovem e ter um corpo bonito para ser mostrado, porém, nesta ocasião, o que deverá aparecer é o papel dela como mãe, ok!

E se ela já tiver uma certa idade, o mais recomendável é usar um vestido mais discreto. Passa uma imagem mais elegante!

O que a mãe da noiva NÃO deve usar?

Algumas dicas sobre o que ela NÃO deve usar são, também, muito úteis! Hoje em dia, algumas regras de etiquetas já caíram em desuso, porém, para garantir o garbo e a elegância, é importante saber o que evitar.

Vestido branco, ou da mesma cor da noiva, nem pensar. Ok, mas já vimos muitos casamentos em que todas as madrinhas usaram branco, lembram? Então, na verdade isso depende da sua escolha. Porém, não é usual… Preto também dizem que deve ser evitado, porque, apesar de elegante, a cor é relacionada a muitas superstições negativas. Mas vai da crença de cada um!

Pense, também, no decote. Como ela estará no altar durante a cerimônia, com todos os convidados ali, olhando, melhor não exagerar. E mesmo durante a festa, se ela for mais moderninha, pode querer se arriscar na pista de dança, e um decotão daqueles pode ficar bem deselegante.

Costas peladas demais também merecem ser evitadas. O menos, é mais.

Brilhos? Pode, claro, desde que seja na medida certa, e não fique mais em evidência do que a noiva.

Preste atenção nestes detalhes!

Conforto da cabeça aos pés

Não se esqueça de levar em conta que, além da elegância, o conforto é fundamental para que sua mãe possa aproveitar, ao máximo, um momento tão importante da vida de vocês duas. Quer ver um exemplo? Já imaginou sua mãe usando um vestido estilo tomara que caia? Pode ser que ela fique mais preocupada em puxar o vestido pra cima, do que aproveitar a festa. Desconfortável e desnecessário passar por isso, né!

Além da roupa, uma franja do penteado mal colocada no rosto, ou um modelo de sapato muito alto, também podem atrapalhar.

Importante: seja lá em que ambiente o casamento for feito, além de o sapato ser apropriado para o local da festa, pensem no tempo em que sua mãe ficará em pé e no quanto ela terá que caminhar, para que o modelo não incomode.

Penteado e maquiagem

Na hora de escolher o penteado e a maquiagem da mãe da noiva, saiba que ambos devem ser chiques e bem trabalhados. Os cabelos compridos, preferencialmente, devem ser presos, para conferir um ar mais elegante e arrumado, sem contar que, dessa forma, não incomoda durante a festa. A maquiagem pode ser bem marcada, mas nada de exageros!

Acessórios são liberados

Os acessórios devem valorizar a roupa. Mas atenção: liberados não quer dizer exagerados! Se sua mãe puder usar joias, melhor, mas se forem bijuterias finas, também não vai fazer feio. Uma bolsa compacta e discreta complementa o look e diminui o risco de errar!

Coisas que a mãe da noiva não deve fazer!

Por que devo me preocupar tanto com a roupa da mãe da noiva?

Ambas as mães – a da noiva e a do noivo – são importantes! As duas devem estar em sintonia na hora de escolher o que usar no casamento e se sentirem bem com o que estiverem usando. E, por favor, nada de mesma cor e modelo hein! Cada uma merece o seu destaque e deve considerar seu próprio estilo e perfil.

Converse com elas, indique as melhores opções, mas sempre respeite o gosto e desejo das duas.

Considere também o estilo das famílias. Por exemplo, se vocês são mais formais e querem seguir protocolos, é bom que as duas mães sigam o mesmo estilo de roupa!

Gostou das dicas? Então compartilhe e comente aqui quais são suas dúvidas sobre o vestido para mãe da noiva. Até o nosso próximo post!

Junte-se ao
Uma vez por semana lhe enviaremos nossa seleção de insights, tendências e tudo o que você precisa saber para que o grande dia seja inesquecível!